Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Área de churrasqueira

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

A montagem de área de churrasqueira está entre os sonhos de consumo de muita gente.

Afinal, essa é uma importante área de lazer e de descanso.Além disso, pode ser instalada em diferentes espaços da casa. Em um quiosque, uma varanda coberta, uma sacada ou terraço e, claro, também em um quintal ou espaço gourmet.

A regra é: quanto mais aberto e iluminado for o local escolhido, melhor. Pensando nisso, vamos ajudar quem quer construir e decorar uma área para churrasqueira. Confira todas as informações nas linhas a seguir!

Quais são as vantagens de uma área de churrasqueira?

Área de churrasqueira proporciona descanso e lazer. Na imagem, revestimentos Ilheus Canela, da linha Tropicalia, Duomo Troppo, da linha Lazer, e Ondina Bege, da linha Ondina

Com churrasqueiras de todos os tamanhos disponíveis no mercado, é possível transformar até um cantinho pequeno em uma área especialmente pensada para preparar os alimentos na brasa.Entre as principais vantagens de ter uma área de churrasqueira estão:

  • Mais segurança, já que a área de churrasqueira é um espaço pensado para essa finalidade, com todas as adaptações necessárias.
  • Possibilidade de escolher entre diferentes tipos de churrasqueira, como o modelo elétrico ou que usa carvão.
  • Ter um espaço reservado para fazer churrasco, sem se preocupar tanto com a sujeira ao redor.
  • Proporcionar uma área de lazer para aproveitar e receber.

E a churrasqueira elétrica? Vale a pena?

Área de churrasqueira elétrica pode ser até mesmo uma varanda. Neste caso, piso é Nativa Imbuia, da linha Lenho

Na hora de montar uma área de churrasqueira ou espaço gourmet, uma dúvida comum é sobre qual modelo escolher.

As mais tradicionais são aquelas que usam carvão. Geralmente, são de alvenaria. No entanto, também há modelos em metal, que são portáteis.

Contudo, as churrasqueiras elétricas contam com alguns benefícios. Sem falar que são as únicas permitidas em determinados condomínios. Sendo assim, confira as principais vantagens:

  • Diversidade de tamanhos, cabendo até em áreas bem pequenas.
  • Fácil de instalar, sem a necessidade de quebra-quebra.
  • Geralmente, são portáteis e pequenas.
  • Emitem pouca ou nenhuma fumaça.
  • Resistência esquenta rapidamente.
  • Praticidade na hora de acender.
  • Facilidade de limpeza.

Aprenda a montar uma área de churrasqueira

Apesar de parecer simples, um local de lazer com churrasqueira exige cuidados durante o desenvolvimento e execução do projeto. Veja abaixo as principais etapas a serem cumpridas:

Planejamento

Primeiro passo para ter uma área de churrasqueira é entender o tamanho do espaço. No projeto, piso Varanda Canela, da linha Lazer

Qual é o tamanho do seu quintal? Quantas pessoas costumam visitá-lo nos momentos de confraternização? O que você deseja encontrar naquele ambiente?

Todos esses questionamentos são importantes para planejar a estrutura e os detalhes do projeto.

Além da churrasqueira, pense na possibilidade de construir um banheiro, um cantinho para as refeições ou uma bancada integrada com pia, fogão, forno e armários.

A partir desses levantamentos, tire as medidas gerais do quintal para saber se tudo vai caber na área disponível.

Construção do local

O primeiro passo da montagem é definir os responsáveis pela construção. Se você não tem experiência nesse tipo de obra, contrate um time de profissionais especializados em reforma de casa.

A churrasqueira mais comum para quintais e áreas ventiladas é a de alvenaria. A definição do tamanho da churrasqueira também é importante para evitar o desperdício de carvão.

Quem quer uma opção compacta e econômica pode apostar nos modelos pré-moldados. Em geral, são fabricados com concreto puro e comercializados prontos para a instalação.

Independentemente da escolha, é fundamental garantir que a churrasqueira fique protegida da chuva e das correntes de vento.

Se o seu quintal não tem uma área coberta, considere construir um telhado comum ou até mesmo um pergolado de madeira.

Essa estrutura pode ter fechamento com placas transparentes de vidro ou policarbonato.

Acabamento da churrasqueira

O material usado no acabamento da churrasqueira deve suportar altas temperaturas e ser resistente às manchas de gordura e outros agentes.

Nesse sentido, placas de metal, pedras naturais e peças de revestimento para área externa são boas opções. Principalmente para modelos de alvenaria.

A churrasqueira pré-moldada também aceita diferentes tipos de acabamento, como pintura, textura e pastilhas.

A diferença dela para a de alvenaria é que, por não conter tijolo refratário no interior, não deve receber acabamento com porcelanato ou cerâmica.

Revestimentos das superfícies

Em áreas externas, revestimento precisa ter acabamento EXT, como Deck Marfim, da linha Lenho

Além da cobertura, uma área para churrasqueira traz novas superfícies de pisos e paredes. Na hora de revesti-las, você deve pensar em questões de segurança, conforto, durabilidade, aparência, manutenção e condições climáticas.

As paredes podem receber uma infinidade de peças, como cerâmicas, azulejos, pastilhas e também pintura inspirada nas principais tendências de cores.

Nos pisos, priorize revestimentos com resistência ao escorregamento para evitar acidentes com quedas. Sendo assim, prefira cerâmica com acabamento externo.

Essa característica é valiosa, principalmente nos dias mais úmidos e chuvosos, quando os pisos se tornam mais lisos e escorregadios.

Dicas de decoração para a área de churrasqueira

Após levantar a estrutura de base, é hora de escolher as peças que vão agregar beleza e praticidade à área de churrasqueira.

Nesse momento, considere seu estilo decorativo favorito e valorize os elementos naturais do quintal. Principais itens a pensar:

Móveis e eletrodomésticos

Confira as principais vantagens de uma área de churrasqueira, saiba se o modelo elétrico é melhor e descubra dicas para ter o seu espaço gourmet.
Móveis deixam área de churrasqueira mais completa. No piso, Deck Canela, da linha Lenho

A área de churrasqueira não precisa ser básica. Se o objetivo é usar para cozinhar e preparar bebidas, por que não incluir um fogão, uma pia e um frigobar no local?

Esses equipamentos podem ser encaixados em um armário planejado para que não prejudiquem o fluxo de circulação.

Os móveis podem ser inspirados em modelos que você tem na cozinha ou sala de jantar: uma mesa para refeições, cadeiras e um aparador para apoiar louças e quitutes.

Peças pequenas como pufes e banquinhos se tornam úteis naquelas festas com grande número de convidados.

Acessórios e itens decorativos

Áreas externas também exigem um toque de personalidade, e você atinge esse objetivo quando aposta nos acessórios decorativos. Portanto, sinta-se à vontade para exibir quadros, artesanatos e luminárias diferenciadas no ambiente.

Uma dica legal é usar utensílios próprios da cozinha. Seguindo essa ideia, você pode expor louças de cerâmica, jarros, copos e garrafas em nichos e prateleiras.

Outra solução simples é pendurar canecas, frigideiras, paninhos de prato, espátulas e conchas em ganchos na parede.

Flores e folhagens

Pense no paisagismo do quintal como um todo na hora de compor o novo ambiente.

Se você cultiva arbustos e gramíneas, procure levar o toque de verde também para as áreas construídas.

Nesse caso, a dica é investir em espécies pequenas, como suculentas, flores e folhagens em vasos.Estruturas verticais, como pergolados e biombos, ficam lindas quando rodeadas por plantas trepadeiras.

E, se você tem habilidade com técnicas de plantio e jardinagem, pode montar uma horta em casa, para colher temperos e verduras.

E então, acha que dá para colocar em prática a sua área de churrasqueira? Aproveitando o embalo do post, saiba quais são os principais erros em obras para você evitar!