Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
O revestimento retificado traz sensação de amplitude aos ambientes e é uma das principais apostas no décor contemporâneo, como o Zeppelin Steel, da linha Zeppelin, da Pointer

Você sabe as diferenças entre revestimento bold e retificado?

Dicas técnicas
Autor: Pointer - Data:

É comum surgirem dúvidas na hora da compra do revestimento para a casa. Além das questões estéticas, como escolher cores e estampas, ainda é preciso considerar critérios técnicos, como optar entre o revestimento bold e o revestimento retificado.

Ambos os termos se relacionam ao tipo de borda da cerâmica. Um é mais tradicional e outro permite diminuir a aparência do rejunte. Quer entender melhor e descobrir o ideal para a sua reforma ou construção? Siga com a gente!

O que é o revestimento bold?

O revestimento bold é aquele em que as bordas das cerâmicas são levemente arredondadas. É assim que as cerâmicas saem do forno. Pela leve irregularidade, no assentamento, a distância entre as peças deve ser de 3 a 8 mm. Isso significa que o rejunte ficará mais aparente.

As cerâmicas mais básicas disponíveis no mercado têm acabamento bold. Essa borda é comum nos formatos 30×60 e 60×60, por exemplo. De forma geral, esses produtos têm um custo menor. A instalação também costuma ser simples e, por isso, acessível.

O revestimento bold pode trazer uma sensação mais rústica e urbana aos ambientes, como o Bellini Nero, da Pointer

O revestimento bold pode trazer uma sensação mais rústica aos ambientes, como Bellini Nero

Esse tipo de borda traz um ar mais rústico; por isso, pode ser o ideal, caso esse seja o estilo da sua decoração.

O que é o revestimento retificado?

O revestimento retificado é aquele que tem a borda reta. Isso acontece porque as bordas dessa cerâmica são cortadas com discos de diamante. O espaçamento entre as peças pode ser de apenas 1,5 mm.

O revestimento retificado é uma exclusividade dos Supercerâmicos, como o Heritage Blanc, da linha Clássica, da Pointer

Na Pointer, o acabamento retificado é uma exclusividade dos Supercerâmicos, como o Heritage Blanc, da linha Clássica

Esse tipo de acabamento é uma exclusividade dos Supercerâmicos da Pointer, a evolução da cerâmica. Em nossos catálogos, você pode identificar os produtos retificados pela sigla RET. Essa é a borda presente nos formatos 59×59, 45×90, 80×80 e 15×90, por exemplo.

A grande vantagem de utilizar o revestimento retificado é a sensação de continuidade que ele oferece. Como o rejunte necessário é bem pouco, as superfícies parecem únicas, o que favorece a amplitude visual. Isso é excelente para ambientes pequenos e/ou sofisticados.

Outro ponto positivo é que, ao usar pouco rejunte, a obra acaba causando menos sujeira. No dia a dia, o ambiente também tende a ser mais higiênico e fácil de limpar, já que a espessura do rejunte é reduzida.

São muitas as vantagens que o acabamento retificado oferece, como um ambiente mais amplo e uniforme. Na foto, Zebra Cinza, da linha Clássica, da Pointer

São muitas as vantagens que o acabamento retificado oferece, como um ambiente mais amplo e uniforme. Na foto, Zebra Cinza, da linha Clássica

Porém, é muito importante que você conte com mão de obra especializada para a instalação do revestimento, garantindo, assim, o resultado esperado. Os profissionais precisarão usar niveladores ou espaçadores de piso. 

Outra dica é jamais assentar as peças sem rejunte (junta seca). Nenhum revestimento cerâmico Pointer tem essa indicação.

Revestimento bold ou revestimento retificado: qual usar na sua casa?

Escolher entre o revestimento bold e o revestimento retificado depende muito de preferências pessoais e estilos decorativos.

Se você precisa de uma cerâmica com custo acessível, assentamento simplificado e ar rústico para a sua casa, então vale a pena investir no revestimento bold.

Se você deseja um ambiente moderno, invista em cerâmicas com borda retificada, como a Heritage Beige, da linha Clássica, da Pointer

Se você deseja um ambiente moderno, invista em cerâmicas com borda retificada, como a Heritage Beige, da linha Clássica

Por outro lado, se você busca uma cerâmica que ofereça modernidade, durabilidade e amplitude, certamente o revestimento retificado é o mais indicado.

A Pointer oferece ambos em seu catálogo, que reúne as cerâmicas ideais para transformar o seu lar, deixando-o do jeitinho que você sempre sonhou. E muito cuidado na hora da compra! Na emoção do momento, é comum se confundir com as siglas BOLD e RET, além de outras especificações. Nossa dica é pesquisar antes e levar tudo anotado para a loja. 

Gostou de conhecer as diferenças entre as bordas bold e retificada? Aproveite para conferir as dicas infalíveis que reunimos para escolher o revestimento ideal para a sua cozinha!