Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Tipos de rejunte

Conheça as diferenças entre os tipos de rejunte e saiba qual escolher

Revestimentos
Autor: Pointer - Data:

Conhecer os tipos de rejuntes existentes no mercado permite fazer a escolha correta para atender as necessidades dos diferentes ambientes da sua casa, levando em consideração alguns critérios, como áreas secas ou molhadas, internas ou externas. Essa argamassa específica aplicada entre as placas de revestimento cerâmico é responsável por preencher as juntas, impermeabilizando os espaços. A escolha do rejunte similar ao revestimento cerâmico produz um efeito de continuidade e harmonia.

Rejuntes são compostos por agregados minerais, cimentos, polímeros e outros aditivos que, ao receber água, transformam-se em uma massa maleável e homogênea. O produto tem o objetivo inicial de vedar o revestimento e, desta maneira, evitar fissuras, infiltrações e também o mofo. Mas sua capacidade vai muito além. Outra função bem importante é compensar as pequenas diferenças de tamanho entre as placas cerâmicas, fazendo com que o rejuntamento facilite o alinhamento entre elas. Como é um produto mais maleável que o revestimento cerâmico, o rejunte facilita a troca das peças no caso de reforma ou manutenção.

Rejunte grafite
Cantábria Azul, da linha Clássica, vai bem com rejunte Grafite da Portokoll ou Marrom-Tabaco da Quartzolit

Atualmente, há diversas opções de rejunte no mercado, incluindo cores distintas, propriedades impermeabilizantes, formas variadas de aplicação, entre outras características. Para ajudar você, preparamos um material especial explicando as diferenças entre os tipos de rejunte e como escolher o melhor para as diferentes situações. Se estiver sem tempo, consulte a tabela com o resumo a seguir. Se quiser entender mais detalhadamente, siga a leitura. A tabela completa com as cores de rejuntes mais indicadas para os produtos Pointer também se encontram mais para frente nesse conteúdo.

Rejunte Cimentício AcrílicoEpóxi
$$$$$$
Acabamento áspero e rústicoAcabamento mais liso e impermeávelÉ o rejunte mais resistente, durável e apresenta acabamento de excelente qualidade
Não resistente à formação de fungos (alguns rejuntes cimentícios especiais podem ter aditivo resistente à formação de fungos)É o melhor custo-benefício, porque tem bom desempenho, por um preço mais em conta na comparação com o epóxiÉ preciso cuidado com sua aplicação, que exige um trabalho minucioso. Se houver excesso de rejunte em cima da peça, é necessário retirá-lo com o removedor de rejunte epóxi
Para ambientes secos, como quartos, corredores, salas e closetsPara áreas levemente molhadas, como cozinhas, lavanderias e garagens cobertasPara espaços muito molhados, como varandas abertas e áreas externas
Junta de 1 a 10 mm (cerâmica BOLD ou RET) Junta de 1 a 5 mm (cerâmica BOLD ou RET)Junta de 2 a 8 mm (cerâmica BOLD)
Difícil de limpar, favorece acúmulo de sujeiraFácil de limparNão acumula impurezas, muito fácil de limpar

Tipos de rejunte

Rejunte Bege
Bege é a cor de rejunte ideal para combinar com Ibérica Design. Pode ser o rejunte da Quartzolit ou da Portokoll

Basicamente, existem três tipos de rejunte: cimentício, acrílico e epóxi. Com ingredientes diferentes na composição, cada um possui indicações de uso específicas. Por isso, não adianta apenas se basear pelo preço ou pela cor no momento da compra. É necessário verificar as especificações técnicas.

O cimentício é feito de cimento, areia fina, pigmentos, polímeros e aditivos. É o mais acessível e popular. Oferece um visual rústico, já que normalmente é áspero e rugoso. Entretanto, atualmente existem rejuntes cimentícios especiais, cujo acabamento é liso. Porém, esse modelo costuma sujar com mais facilidade, o que exige um cuidado especial com a limpeza.

O acrílico tem em sua composição a resina e outros ingredientes de aditivação que conferem alto desempenho, textura fina, resistência à formação de fungos e acabamento extremamente liso. Prático, o acrílico é impermeável e sutilmente mais caro que o cimentício. O seu efeito é liso e o material é indicado para rejuntar cerâmicas, mármores, porcelanatos e granitos tanto de áreas internas, quanto externas.

Já o epóxi, como o nome sugere, conta com essa resina específica e catalisador para deixar a massa firme e tornar o rejunte completamente impermeável. O epóxi tem o valor mais elevado de todos. Entretanto, fornece um acabamento sofisticado. Além disso, tem alta impermeabilidade, o que evita a penetração de sujeira e umidade. 

Rejunte para cada tipo de área

Rejuntes nas cores bege ou camurça
Da coleção Match!, Zeppelin Fall faz uma ótima composição com rejuntes nas cores Bege da Quartzolit ou Camurça da Portokoll

Agora que você já sabe as características dos rejuntes, chegou a hora do próximo passo: o melhor ambiente para cada produto. Em ambientes secos, como quartos, corredores, salas e closets, o cimentício é suficiente. Em áreas com nenhum ou pouco contato com a água, esse material é uma alternativa econômica e eficaz para preencher os espaços, conquistando também um resultado visual muito agradável. Existem no mercado seladores que impermeabilizam o material. O produto é eficiente, mas precisa ser reaplicado anualmente.

Já nas áreas levemente molhadas, em contato moderado com água e umidade, o rejunte acrílico é suficiente para impedir a formação de bolor e descolamento das peças. Essa é a melhor opção para ambientes como cozinhas, lavanderias e garagens cobertas. 

Por fim, em espaços muito molhados, como varandas abertas e áreas externas, o rejunte deve ser poderoso. Sendo assim, é recomendado investir no epóxi. Apesar de mais caro, ele garante a resistência necessária e, consequentemente, gera economia ao eliminar possíveis complicações futuras.

Preste também atenção nos aditivos que cada área demanda. Além de possuir um rejunte específico, o azulejo das piscinas, por exemplo, precisa ser aditivado com esses componentes específicos para garantir a resistência necessária à ação de produtos químicos. Já em ambientes muito úmidos, como no caso das saunas, é indicado dar preferência às versões com aditivos impermeabilizantes e antifungos. Não é difícil encontrar essas opções no mercado. Vale destacar que o rejunte acrílico não é recomendado para saunas. O epóxi flexível é mais indicado para esse espaço. O acrílico e o epóxi não devem ser aplicados em fachadas.

Limpeza dos rejuntes

Rejunte na cor cinza platina
Zeppelin Grayvai bem com rejunte na cor Cinza Platina, da Quartzolit ou da Portokoll. Nas paredes, é possível substituir o rejunte por filetes metálicos, como na composição com Grid Sky e Filete Sky

Com acabamento áspero, o cimentício favorece o acúmulo de sujeira e é mais difícil limpar. O acrílico, por outro lado, apresenta um acabamento um pouco mais liso e, consequentemente, facilita a remoção das sujeiras e manchas. Entretanto, o mais fácil de se higienizar é o epóxi, pois seu acabamento não acumula impurezas.

Aliás, os rejuntes acrílico e epóxi possuem componentes antibactericidas e são indicados para regiões úmidas, onde a proliferação de fungos e bactérias é bem mais frequente. Com isso, esses rejuntes se unem aos revestimentos cerâmicos na criação de ambientes lindos e também mais seguros para a saúde.

A dica é fazer a limpeza constante nos rejuntes e deixar o espaço aberto, para que a circulação de ar seja constante. Contar com produtos apropriados também facilita muito o trabalho. Parceira da Pointer, a Quartzolit possui um limpador específico eficiente. Prático, ele pode ser utilizado diariamente. Acesse o link para conhecer todos os detalhes.

Cor de rejunte

Rejunte na cor cinza platina

Vendome combina com rejunte na cor Cinza Platina, da Quartzolit ou Portokoll

Quando se trata de decoração, a cor do rejunte é tão importante quanto a dos revestimentos cerâmicos. Afinal, ambos estão intimamente ligados. As tonalidades são muitas e as possibilidades decorativas também. Por isso, o indicado é buscar a harmonia estética na combinação.

Para criar o efeito de uniformidade e amplitude, sem recortes no espaço, a melhor estratégia é apostar em cores de rejunte que se aproximam dos tons dos revestimentos. Então, se o piso for claro, o preenchimento das juntas também deve seguir a mesma linha, de preferência.

Mas se o objetivo é destacar as peças individualmente, chamando a atenção para a cor, textura e padronagem do revestimento, é recomendável escolher uma tonalidade contrastante. Vale compor o piso preto com revestimento branco, por exemplo.

Claro, a combinação ideal é aquela que combina com o seu gosto e estilo. Para facilitar a decisão, porém, a Pointer criou uma tabela destacando qual a cor mais indicada para cada um dos produtos da nossa coleção:

ProdutoRejunte
Zeppelin NavyQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Artico
Zeppelin FallQuartzolit cor Bege ou Portokoll cor Camurça
Zeppelin BeigeQuartzolit ou Portokoll cor Marfim
Zeppelin GrayQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Zeppelin NudeQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Quasar SolQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Cantabria GrisQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Cantabria AzulQuartzolit cor Marrom-Tabaco ou Portokoll cor Grafite
VendomeQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
StatuariettoQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Vitoria Gris OmbreQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Vitoria GrisQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Iberica NaturalQuartzolit ou Portokoll cor Palha
Iberica DesignQuartzolit ou Portokoll cor Bege
Iberica PlatinaQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Iberica RubiaQuartzolit ou Portokoll cor Ambar
Iberica PopQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Grafite
Origami OxideQuartzolit cor Marrom Tabaco ou Portokoll cor Camurça
TrastevereQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Pietra Di Basalto PlatinaQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Grid GrayQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Grid BeigeQuartzolit ou Portokoll cor Marfim
Grid NavyQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Grid FallQuartzolit cor Bege ou Portokoll cor Camurça
Grid CamelQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Grid SkyQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Grid BlushQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Magic PlatinumQuartzolit ou Portokoll cor Branco
Blossom VioletQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Blossom BeachQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Ancestral WhiteQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Madeira Mineira Pátina NaturalQuartzolit ou Portokoll cor Palha
Pastilha Tom BordadoQuartzolit cor Branco ou Portokoll cor Branco Brilhante
Pastilha Bossa MarQuartzolit cor Branco ou Portokoll cor Branco Brilhante
Mos ÔnixQuartzolit ou Portokoll cor Palha
Parquet MarfimQuartzolit ou Portokoll cor Marfim
Parquet AcáciaQuartzolit ou Portokoll cor Palha
Parquet JequitibáQuartzolit ou Portokoll cor Bege
Jardim MixQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Jardim GrafiteQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Mos OlariaQuartzolit ou Portokoll cor Bege
Bico De Jaca AzulQuartzolit cor Branco ou Portokoll cor Branco Brilhante
Bico De Jaca PrataQuartzolit cor Branco ou Portokoll cor Branco Brilhante
Artesanal MesclaQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Cimento BrancoQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Mosaico BiancoQuartzolit cor Branco ou Portokoll cor Branco Brilhante
Varanda CanelaQuartzolit cor Bege ou Portokoll cor Palha
BarbaraQuartzolit cor Branco ou Portokoll cor Branco Brilhante
VintageQuartzolit ou Portokoll cor Bege
Ônix OuroQuartzolit cor Bege ou Portokoll cor Palha
RenascençaQuartzolit ou Portokoll cor Bege
BossaQuartzolit cor Branco ou Portokoll cor Branco Brilhante
Pipa BrancoQuartzolit cor Branco ou Portokoll cor Branco Brilhante
Refloresta BegeQuartzolit ou Portokoll cor Palha
Lenho RipaQuartzolit ou Portokoll cor Bege
Deck CanelaQuartzolit cor Marrom-Tabaco ou Portokoll cor Bege
Deck SucupiraQuartzolit cor Marrom-Tabaco ou Portokoll cor Bege
ArtesanalQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Cimento CinzaQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Mos Cocal LenhoQuartzolit ou Portokoll cor Bege
Mos Cocal PedraQuartzolit ou Portokoll cor Palha
Travertino Roma BegeQuartzolit ou Portokoll cor Bege
Travertino Roma BrancoQuartzolit ou Portokoll cor Palha
Carrara StatuárioQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Clássico BrancoQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Clássico CruQuartzolit ou Portokoll cor Palha
Urbana CinzaQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Urbana BrancoQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Nativa ImbuiaQuartzolit ou Portokoll cor Bege
Nativa PatinaQuartzolit ou Portokoll cor Marfim
Nativa AroeiraQuartzolit ou Portokoll cor Palha
Deck MarfimQuartzolit ou Portokoll cor Marfim
Piasentina CinzaQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Piasentina BrancoQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Riacho DoceQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Diamante MulticolorQuartzolit cor Branco ou Portokoll cor Branco Brilhante
Diamante PuroQuartzolit cor Branco ou Portokoll cor Branco Brilhante
LençoisQuartzolit cor Branco ou Portokoll cor Branco Brilhante
Mos Pulpis MixQuartzolit ou Portokoll cor Palha
Pulpis BegeQuartzolit ou Portokoll cor Palha
Cardume AzulQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Bellini NeroQuartzolit cor Preto-Grafite ou Portokoll cor Preto
Bellini GrigioQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Metropolitan CinzaQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Infinita BegeQuartzolit ou Portokoll cor Palha
Infinita BrancoQuartzolit ou Portokoll cor Branco
Bianco GioiaQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Calacata ApuanoQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Crema ImperialQuartzolit cor Bege ou Portokoll cor Champagne
Grigio ClassicoQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Mos Bianco GioiaQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Summer GoldQuartzolit ou Portokoll cor Palha
Summer NudeQuartzolit ou Portokoll cor Marfim
Summer SilverQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Pietra Di Basalto CremaQuartzolit ou Portokoll cor Palha
Pietra Di Basalto GrigiaQuartzolit cor Cinza Ártico ou Portokoll cor Grafite
Pietra Di Basalto OilQuartzolit cor Marrom-Café ou Portokoll cor Grafite
Duomo BiancoQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
San Marco GrigioQuartzolit cor Cinza Outono ou Portokoll cor Cinza Claro
Avelana AmbarQuartzolit cor Caramelo ou Portokoll cor Creme
Avelana ChampagneQuartzolit ou Portokoll cor Bege
Avelana CastanhoQuartzolit cor Marrom-Café ou Portokoll cor Castanho
Parquet Natural MixQuartzolit ou Portokoll cor Palha
Ilhéus CanelaQuartzolit cor Bege ou Portokoll cor Cinza
Tijuca MixQuartzolit cor Marrom-Café ou Portokoll cor Castanho
Deck Ilhéus CedroQuartzolit cor Marrom-Café ou Portokoll cor Castanho
Deck Ilhéus GrigioQuartzolit cor Corda ou Portokoll cor Cinza
Mos NeroQuartzolit cor Preto Grafite ou Portokoll cor Preto
Mos Metro Calacata ApuanoQuartzolit ou Portokoll cor Cinza Platina
Tom Bordado CinzaQuartzolit ou Portokoll cor Branco
Tom Bordado AzulQuartzolit ou Portokoll cor Branco
Tom Bordado CobreQuartzolit ou Portokoll cor Branco

Tamanho da junta

Rejunte cinza grafite
Cinza Grafite, da Quartzolit ou Portokoll, é a cor ideal para combinar o rejunte com o Ibérica Pop

Com os rejuntes cimentícios, a distância entre as peças de cerâmica deve ser de 1mm a 10mm. No caso dos acrílicos, recomenda-se uma junta entre 1mm e 3mm. Já nas juntas epóxi, a distância mínima é de 2mm. Menor do que isso, o produto não consegue penetrar no espaço. Neste último tipo, o limite deve ser de, no máximo, 5mm. Por ser mais rígido, uma distância maior dificultaria a aplicação correta. Principalmente para trabalhar com o rejunte epóxi, é indispensável contar com um profissional experiente, pois o trabalho é mais complexo e minucioso.

É importante lembrar também que a borda do revestimento cerâmico define as medidas mínimas das linhas de rejunte. As juntas da Pointer são de 3 mm para produtos BOLD, aqueles com o contorno levemente arredondado, e 1,5 mm para retificados (RET). Assim, para produtos BOLD é possível trabalhar com rejuntes cimentícios, acrílicos ou epóxi. Já para produtos RET, apenas rejuntes cimentícios ou acrílicos. 

Aplicação de rejunte

Zeppelin Nude e Gride Camel combinam com Rejunte cinza platina
Zeppelin Nude e Grid Camel combinam com rejunte Cinza Platina, da Quartzolit ou Portokoll

Independentemente do tipo escolhido, o rejunte deve ser aplicado 72 horas após o revestimento ser assentado. No entanto, há no mercado as argamassas de secagem rápida, que ficam secas por completo em aproximadamente quatro horas. Isso permite que o rejuntamento seja realizado mais cedo, eliminando a necessidade de esperar por três dias para realizar a tarefa.

Na hora de aplicar, é importante usar a quantidade de água recomendada pelo fabricante. Se for diluído demais, o produto pode acabar retraindo e, ao invés de vedar, ficará mais propenso à formação de infiltrações e sulcos. Ao colocar menos água do que a quantidade indicada, a massa fica dura, o que dificulta a execução do trabalho. Nos rejuntes acrílico e epóxi, lembre-se: não há adição de água.

Custo-benefício do rejunte

Na hora de escolher, não foque apenas na economia. Prefira pagar um preço justo por produtos de qualidade. Mais importante do que comprar um rejunte barato é encontrar um material durável, com bom rendimento e que proporcione um belo efeito estético. Além disso, é preciso considerar a adequação ao tipo de espaço, uma vez que determinados rejuntamentos não são aconselháveis para todas as áreas. 
Antes de tomar a sua decisão, pesquise e compare preços, considere as opiniões de outros consumidores, esclareça as dúvidas com os vendedores e procure conhecer mais sobre as marcas e fabricantes. Também vale a pena conversar com os profissionais envolvidos na sua obra. Conte também sempre com a Pointer. Em caso de dúvida, mande o seu comentário. E continue acompanhando as principais novidades em nosso blog.