Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
transpasse-de-piso

Transpasse de piso: o que é e como aplicar corretamente?

Dicas técnicas
Autor: Pointer - Data:

Pretende reformar ou construir e já começou a pesquisar tudo sobre esse universo tão complexo e, ao mesmo tempo, tão inspirador? Então, com certeza, você vai se deparar com termos que até então eram desconhecidos. O “transpasse de piso” costuma ser um desses casos.

Se você está curioso e quer saber mais sobre o assunto, não pode perder este post. Nele, contamos o que é o piso transpassado e damos dicas de como fazer o assentamento da melhor forma, dando mais beleza, requinte e personalidade aos ambientes. E o melhor: eliminando qualquer chance de empenamento. Siga a leitura e acompanhe!

transpasse-de-piso

Entenda o que é transpasse de piso

Qualquer revestimento pode ser assentado em diferentes combinações. Entretanto, quanto maior for o formato da peça, maiores serão as chances de acontecer um empenamento na hora da instalação. Para minimizar esse problema, é indicado o transpasse.

Pode parecer complexo à primeira vista, mas não é. O transpasse de piso consiste basicamente em colocar duas peças lado a lado, uma desencontrando o final da outra. Essa técnica pode ser utilizada em revestimentos de qualquer tamanho, mas é mais comum naqueles em formato de ripa.

Saiba como fazer o transpasse corretamente

Planejar a paginação e o transpasse de piso evita os principais erros de reformas e construções. Essa etapa inicial é indispensável para o sucesso da obra. Vale a pena prestar atenção a alguns detalhes antes de iniciar o processo. Veja, a seguir, quais são eles:

Considere o tamanho da peça

O transpasse de piso geralmente varia de 15% a 25% do tamanho total do revestimento, a depender do fabricante. Por isso, é preciso conferir e respeitar as dimensões do modelo. Nas réguas, o transpasse máximo é de 15% sem o uso do nivelador. Porém, com o nivelador, pode chegar a 50%.

Quanto menor o revestimento, mais transpasse dá para fazer, desde que seja respeitado o tamanho de junta indicado pelo fabricante. Esses tamanhos podem variar de 1,5 a 3 mm, dependendo do produto.

transpasse-de-piso

Planeje a paginação

Além do transpasse de piso, é preciso planejar a paginação. Ela nada mais é do que a maneira de encaixar as peças, formando diferentes desenhos. Ou seja, comprar um revestimento por impulso, sem pensar na paginação, é um tremendo erro. Isso porque, sem planejar o resultado final, a composição pode acabar gerando um efeito pouco harmonioso. E aí você já sabe: é prejuízo e desperdício na certa.

Em revestimentos estampados e decorados, por exemplo, esse cuidado é especialmente importante, pois, como as peças apresentam desenhos diferentes, é preciso organizar o painel antes de assentar. Essa prática evita que se formem padrões indesejados, como aquelas repetições exageradas.

Isso sem falar que, ao planejar adequadamente a paginação, você não corre o risco de faltar material. Por incrível que pareça, esse é um problema muito comum — e nem sempre será possível encontrar o mesmo lote do produto nos estoques.

Abaixo, você confere três modelos de paginação que são os verdadeiros must have do momento, com destaque, é claro, para os pisos transpassados. É só soltar a criatividade e se inspirar!

transpasse de piso

Espinha de peixe

Esse famoso desenho de zigue-zague em estilo europeu, originário de séculos passados, voltou com tudo nas tendências atuais do mercado de revestimentos. Ele é ideal para o assentamento de peças em formatos retangulares, resultando em um efeito cheio de personalidade e elegância.

Escama de peixe

A paginação em escama de peixe também é ideal para pisos retangulares e segue basicamente a mesma ideia da composição anterior. A diferença é que, nesse caso, as peças são dispostas horizontal e verticalmente, formando um ângulo de 90°, começando sempre pelas laterais.

Transpassada

Eis agora a tendência mais diferenciada e inovadora do mercado: as peças transpassadas. Como estamos vendo ao longo desta leitura, o transpasse de piso é capaz de transformar qualquer tipo de ambiente, sendo indicado para todos os tipos e formatos de revestimentos.

Isso porque essa técnica consegue trazer uma estética muito mais natural e aconchegante para o seu design, especialmente se utilizada em revestimentos que reproduzem a madeira.

Mas, para garantir esse efeito, é preciso contar com lojas reconhecidas na hora de comprar as peças. Marcas como a Pointer trabalham com rigoroso controle de qualidade na fabricação dos revestimentos, a partir de tecnologias avançadas que deixam o piso em perfeito estado de aplicação, o que permite o mais alto padrão de acabamento.

Conte com a ajuda de profissionais especializados

Até que é possível fazer esse trabalho sozinho, estudando e compreendendo como funciona o assentamento, a fim de garantir o transpasse de piso ideal e a qualidade do acabamento. No entanto, contar com profissionais especializados será sempre a melhor garantia de uma instalação bem-sucedida, que prioriza a estética e a durabilidade do material.

Além disso, um profissional do ramo tem todas as habilidades técnicas necessárias para indicar a argamassa correta, usar espaçadores e alinhadores de revestimento e entregar o serviço com o melhor acabamento possível.

Afinal, quando você investe em revestimentos nobres, não dá para correr o risco de colocar tudo a perder com um assentamento malfeito, não é mesmo? Por isso, o mais recomendado é sempre contar com mão de obra especializada.

Vale lembrar, ainda, que as peças de acabamento retificado costumam ser as mais indicadas pelos profissionais, já que elas possibilitam menor junta de assentamento. Assim, você sai ganhando tanto na praticidade de limpeza quanto na estética do revestimento, garantindo doses extras de leveza e uniformidade para todos os ambientes da sua casa.

Conheça o transpasse em pisos que reproduzem a madeira

Os revestimentos que reproduzem a madeira são uma enorme tendência do mercado da arquitetura e decoração. Por sua beleza e versatilidade, eles podem ir desde a cozinha até o quarto de bebê sem abrir mão do estilo e da praticidade no design de interiores.

O único cuidado é com os grandes formatos, como as cerâmicas de 15 cm × 90 cm, que exigem maior atenção na hora do assentamento para evitar empenamento. Nesses casos, contar com a ajuda de um profissional qualificado faz toda a diferença. E pode apostar: vale a pena o investimento, pois o resultado é belíssimo. E a naturalidade, a maior possível!

Com um pouquinho de paciência e dedicação para encontrar fornecedores especializados, você certamente vai ter a obra dos seus sonhos!

Agora que já sabe mais sobre o transpasse de piso, siga nossos perfis no Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as novidades!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida