Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Saiba como evitar erros comuns em reformas e construções domésticas

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Reforma é uma palavra que pode tirar o sono de algumas pessoas, mas não é para tanto! Realmente existe aquela fase de quebra-quebra, poeira e entulho. Porém, esses eventuais transtornos são compensados pela alegria de ver seu imóvel ganhando a cara que você sonhava ou voltando a ser o que era.

Além disso, obras são necessárias em algum momento, seja para um reparo ou renovação da propriedade. E quando o assunto é esse, alguns erros costumam ameaçar o andamento do trabalho e colocar em risco o resultado final.

A boa notícia é que dá para evitar essas falhas e conduzir o serviço da melhor maneira possível, minimizando a dor de cabeça.

Continue lendo o nosso artigo para descobrir quais são os erros mais comuns nas reformas e construções e como evitá-los!

106937-saiba-como-evitar-erros-comuns-em-reformas-e-construcoes-domesticas

Falta de planejamento

Uma prática corriqueira entre os donos de imóveis é iniciar a obra sem um planejamento prévio. Esse é um erro grave, pois a organização é essencial para orientar a tomada de decisões.

Nessa etapa, é importante elaborar o projeto de reforma, tirar e anotar todas as medidas da propriedade, listar os materiais necessários e fazer um cronograma com os prazos de conclusão de cada etapa.

106938-saiba-como-evitar-erros-comuns-em-reformas-e-construcoes-domesticas

Não estabelecer um limite de gastos

Outra falha bastante comum é deixar de estabelecer uma meta para as despesas, antes mesmo que a obra comece. Se você não estipular um teto de investimento na reforma, o orçamento familiar pode ficar comprometido e perder o controle.

Por essas e outras, é indispensável conciliar as reais possibilidades financeiras com as prioridades da remodelação. Se não for possível fazer grandes mudanças de uma vez só, reforme a casa aos poucos, mas não dê um passo maior do que a perna. É melhor se precaver do que ser surpreendido por gastos excessivos e ter que parar a obra na metade.

106940-saiba-como-evitar-erros-comuns-em-reformas-e-construcoes-domesticas

Comprar materiais de baixa qualidade

Adquirir produtos de natureza duvidosa é um erro que pode custar muito caro na reforma.  Materiais ruins afetam negativamente o acabamento, podem causar problemas estruturais e ainda geram a necessidade de refazer o trabalho, atrasando o cronograma da reforma.

Quando for escolher as tintas, revestimentos e demais itens para sua obra, priorize as marcas confiáveis, que ofereçam alta durabilidade. Estar dentro do prazo de validade, ter boa aparência e proporcionar rendimento satisfatório também são pontos a considerar. Em outras palavras, valorize mais o custo-benefício do que o preço baixo.

106943-saiba-como-evitar-erros-comuns-em-reformas-e-construcoes-domesticas

Contratar mão de obra sem buscar referências

Contar com bons profissionais é meio caminho andado para o sucesso da reforma. Sendo assim, na etapa de contratação, é crucial ser muito criterioso a fim de não errar nas escolhas.

Não cometa a falha de escolher profissionais sem buscar referências. Peça indicação de amigos e familiares, pesquise opiniões na internet e procure saber um pouco mais sobre a reputação dos pedreiros, pintores, arquitetos, eletricistas etc.

106944-saiba-como-evitar-erros-comuns-em-reformas-e-construcoes-domesticas

Não comparar informações

Para ganhar tempo na reforma, muitas pessoas erram em decidir tudo de forma precipitada. Elas se contentam com um único orçamento, contratam os profissionais na primeira indicação, escolhem um piso qualquer que encontram na liquidação e assim por diante. Essa economia de tempo nem sempre compensa.

O ideal é analisar, comparar informações e pesar os prós e contras de cada opção para fazer escolhas conscientes. Dessa forma, as chances de arrependimento diminuem, bem como a possibilidade de uma futura dor de cabeça.

Agora que você já conhece os erros mais comuns em reformas e construções e como evitá-los, que tal ficar sempre por dentro de conteúdos interessantes? Siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram.