Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Decoração de mesa de jantar: quais itens não podem faltar?

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

A decoração de mesa de jantar complementa o ambiente doméstico e torna a recepção dos convidados muito mais agradável. Essa ornamentação exige criatividade e contém elementos básicos que não podem ficar de fora!

Quer saber quais são eles e como usá-los? Então continue lendo este post!

113200-decoracao-de-mesa-de-jantar-quais-itens-nao-podem-faltar

1. Arranjo de flores

Não há quem resista a um belo conjunto de flores, seja ele composto de espécies naturais ou de modelos artificiais. A vantagem é que esse tipo de enfeite pode ser encontrado em diversas cores, combinações e formatos para compor qualquer estilo de mesa de jantar.

Para um efeito elegante, coloque os arranjos em jarros ou vasilhas de vidro e mantenha-os sobre o centro da mesa. Você também pode transformar taças, potes de compota e garrafas em suportes para as plantas.

113207-decoracao-de-mesa-de-jantar-quais-itens-nao-podem-faltar

2. Enfeites comestíveis

Qual visita não gosta de encontrar muitos mimos e comidas gostosas? E não pense que estamos falando da refeição em si: a ideia aqui é criar enfeites comestíveis para agradar os convidados e deixar a mesa mais atraente.

Você pode criar opções doces e salgadas de acordo com o tipo de refeição ou evento que será realizado em casa. Uma forma de acertar é pensar se os enfeites servirão de aperitivo ou de sobremesa. Veja exemplos que satisfazem os olhos e o paladar:

  • potes com balas, bombons e trufas;
  • torres de bolachinhas ou sanduíches;
  • vasilhas com castanhas e frutas secas;
  • tábuas de frios e legumes picadinhos.

3. Toalhas e jogo americano

Uma bela toalha já faz muito pela decoração de mesa de jantar. E com tantos modelos disponíveis no mercado, não há desculpas para deixar o visual monótono e sem graça.

A internet é uma boa fonte de pesquisa de composições de mesa com toalhas de diferentes cores e formatos. Tecidos mais trabalhados, com detalhes em renda ou estampas, são ótimos para momentos especiais e deixam o ambiente bonito para fotografias.

Não deixe de investir também em um bom jogo americano e conjunto de sousplats. Além de adicionarem novas cores e texturas à mesa, essas peças também protegem a toalha dos respingos dos alimentos e bebidas servidas durante as refeições.

113206-decoracao-de-mesa-de-jantar-quais-itens-nao-podem-faltar

4. Velas para decoração de mesa de jantar

Nada é mais elegante do que um evento à luz de velas, certo? Pois você pode trazer esse efeito para a mesa de jantar sempre que quiser surpreender a família ou os visitantes.

Para uma decoração mais requintada, aposte nas velas brancas e combine-as com materiais orgânicos, como pinhas, ramos e folhas secas. Outra dica é posicionar as velas dentro de potes de vidro e preenchê-los com grãos de café ou com pedaços de canela em pau.

Uma decoração jovial e divertida pede modelos coloridos e estampados, que são fabricados em diferentes formatos. Só tome cuidado com os que trazem fragrâncias, afinal, um perfume forte pode gerar incômodo na hora de comer.

113208-decoracao-de-mesa-de-jantar-quais-itens-nao-podem-faltar

5. Louças e acessórios

As louças são elementos cruciais na decoração de mesa de jantar. Ao mesmo tempo que dão apoio às refeições, essas peças também trazem um efeito decorativo que deve ser considerado por quem planeja os arranjos.

Quem não tem um belo jogo de pratos, travessas, copos e talheres e não faz questão de investir, pode alugar esses itens sempre que quiser montar uma mesa diferenciada. Esse tipo de serviço já existe e é uma opção mais prática e acessível em dias de festa.

Se quiser complementar as louças, não deixe de dispor sobre a mesa guardanapos de pano e kits personalizados para servir molhos, temperos e condimentos.

Viu como é simples fazer a sua própria decoração de mesa de jantar? Agora que sabe por onde começar, aproveite para testar as dicas e encontrar novas ideias. Ainda tem dúvidas ou quer dar uma sugestão? Deixe um comentário no post!