Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
cinza na decoração

Use e abuse do cinza, o queridinho da vez na decoração

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

O cinza é o tom intermediário entre dois clássicos na decoração: o preto e o branco. Trata-se de um tom que não perde seu valor com o passar do tempo, o que explica por que sempre está sempre na moda, presente em diversas composições de residências, espaços comerciais e ambientes corporativos.

Assim como outras tonalidades, o cinza também é capaz de transmitir sensações e remeter a valores específicos. Ele está associado à elegância, à estabilidade e à solidez. Neutro e básico, cai bem com praticamente tudo, desde cores chamativas até opções mais sóbrias, como o marrom e suas variações.

Que tal adotar o queridinho da vez na decoração dos ambientes da sua casa? Separamos ideias e soluções práticas para você descobrir várias maneiras de usá-lo. Veja!

Nos pisos e nas paredes

cinza na decoração

Quarto moderno com parede cinza deixando o ambiente neutro

O cinza é perfeito para compor um fundo discreto na decoração. Você pode incluí-lo nos muros e nas paredes com um trabalho de pintura, com a aplicação de adesivos ou a instalação de revestimentos.

Vale apostar no tom cobrindo uma superfície inteira ou compondo detalhes, seja na forma de listras, figuras geométricas ou desenhos. A cor também fica interessante nos pisos das áreas internas ou até nas calçadas externas.

Em itens do mobiliário

cinza na decoração

Cozinha decorada com detalhes em cinza

Mesas, cadeiras, prateleiras, estantes e o que mais você imaginar: tudo pode ficar incrível com um acabamento cinza.

A cor é a escolha certa para quem deseja incluir um novo móvel em um ambiente que já contém muitas peças coloridas, por exemplo, visto que sua neutralidade não causará impacto na composição.

Além de adquirir mobiliário pronto nas lojas, você tem a possibilidade de repaginar uma peça antiga que está desbotada ou que apresenta um tom ultrapassado. Nesse caso, a dica é cobrir com tinta ou revestir com materiais acinzentados — preferencialmente em superfícies retas, como tampos, assentos e encostos.

Nas principais esquadrias

É cada vez mais comum encontrar portões, portas e janelas com cores chamativas tanto na parte de dentro quanto na parte de fora das propriedades. Essa é uma ideia simples para mudar a aparência dos ambientes, sem contar que agrega personalidade a partir da escolha de um tom que agrade aos moradores.

Você pode se inspirar na solução para trabalhar com o cinza, limitando a cor apenas às aberturas da casa. Essa é uma boa pedida especialmente se o objetivo é se acostumar com o tom antes de aplicá-lo em superfícies maiores. Independentemente da intensidade da cor (mais forte ou suave), é importante procurar manter as paredes neutras para não deixar o visual pesado.

Nos tecidos e estofados

Naturais ou sintéticas, as texturas de diferentes fibras fazem parte da composição de qualquer residência. Pensando nisso, outra dica simples para trabalhar com o cinza é incluí-lo nos principais tecidos presentes nos recintos — cortinas, mantas, tapetes, cobertores, redes, toalhas, roupa de cama, jogo de banheiro e assim por diante.

Todas essas peças são fáceis de trocar, o que traz mais possibilidades na hora de atualizar a aparência dos ambientes.

Sempre que quiser quebrar a monotonia, experimente brincar com a mistura de tecidos que trazem diferentes variações de cinza, do mais claro ao mais escuro.

Também é legal estender o uso do tom aos elementos estofados, como sofás, pufes, almofadas, assentos de bancos e encostos de cadeiras.

Existem até tecidos com estampas que simulam materiais acinzentados, como rochas, cimento e alguns mármores — releitura que está entre as principais tendências de decoração para 2019.

Nos metais e nas estruturas

Se você parar para pensar, verá que muitos elementos metálicos mantêm a cor cinza. Portanto, uma ótima maneira de fazer com que o tom predomine na decoração é investir em peças de inox, aço escovado ou alumínio.

Comece com itens grandes:

  • eletrodomésticos (geladeira, frigobar, micro-ondas),
  • divisórias ou box em vidro acinzentado (fumê),
  • componentes de escadas e mezaninos.

Depois, passe para objetos menores que tenham função decorativa, a exemplo de esculturas, luminárias e bandejas. Até molduras de espelhos, puxadores e trincos podem entrar nessa brincadeira, bem como partes do projeto hidráulico e elétrico — torneiras, ralos, registros, interruptores e tomadas. Priorize modelos com acabamento metálico, seja brilhante ou fosco.

Nos artigos decorativos

Essa dica é para quem ama cores alegres e não quer abusar do cinza, que tende a deixar os ambientes mais sérios. A proposta é simplesmente apostar em detalhes, pequenos objetos trabalhados com a tonalidade da vez.

Você pode preencher floreiras e vasos de concreto com folhagens, por exemplo, equilibrando verde e cinza. Abajures com cúpulas acinzentadas também são boas escolhas, já que transferem o tom para a luz emitida no ambiente de forma discreta.

Outros acessórios que ajudam a adicionar o cinza sem pesar são cestos, placas decorativas, elementos aramados e bibelôs em geral. O ideal é combiná-los com artigos de outras cores para trazer movimento e evitar que o espaço fique sem graça.

Nos revestimentos

cinza na decoração

Banheiro clean decorado com revestimentos em tons de cinza

Você já deve ter se deparado com vários revestimentos incríveis nas principais lojas de construção por aí, certo? O que talvez não tenha percebido é que muitos modelos são inspirados na aparência e na textura de materiais específicos.

É possível encontrar porcelanatos e cerâmicas que reproduzem pedras, madeiras, mármores e outras superfícies. Isso é ótimo, pois permite que encontre um estilo bem próximo do que deseja.

Nesse caso, para valorizar a cor da vez, invista em peças que simulam rochas acinzentadas, acabamentos em concreto ou que tenham detalhes em grafite, cinza-claro ou cinza-escuro. Linhas como a Metropolitan, a Urbana e a Atacama representam muito bem esses exemplos e podem ser aplicadas em diversos ambientes.

Viu como é possível adequar o cinza a diferentes gostos e estilos de decoração? Com tantos produtos para transformar paredes, móveis, tecidos e objetos, será fácil compor a casa dos sonhos. Para isso, fique de olho nos materiais disponíveis e invista naqueles com maior qualidade!

Que tal começar sua busca pelas melhores soluções para seu cantinho? Aproveite o momento para conferir todos os revestimentos da Pointer que apresentam a tonalidade cinza!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida