Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Balcão de cozinha: saiba como montar em 5 passos

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Já parou para pensar que uma das peças mais importantes de uma casa é o balcão de cozinha? Ele pode fazer toda a diferença, transformando o ambiente e o tornando muitas vezes o centro do lar. Por isso, é essencial saber como escolher o tipo certo de bancada para sua cozinha.

Já podemos adiantar que a escolha ideal é aquela que melhor conjuga as particularidades do cômodo e a praticidade, a organização e, claro, a beleza do ambiente. Mas como escolher a opção certa para sua casa? Pois é justamente o que você vai aprender no post de hoje. Continue lendo!

Quais são os tipos de balcão de cozinha existentes?

Se você deseja ter um balcão de cozinha em casa, precisa entender inicialmente que existem diferentes tipos de bancadas, cada um com uma função e uma série de requerimentos para ser instalado no seu espaço. Para escolher a melhor opção para você, conheça agora as principais possibilidades!

Ilha

balcão de cozinha

Cozinha moderna decorada com balcão ilha

O balcão no estilo ilha é um dos mais desejados atualmente. O que caracteriza um balcão ilha é seu posicionamento: no meio da cozinha, com espaço de circulação em todos os lados e a presença de um cooktop para cozinhar ali.

O que esse tipo de bancada faz é transformar a cozinha em um ambiente gostoso, integrado com o resto da casa. Amigos, casais, pais e filhos: todos se reúnem ao redor da ilha para cozinhar, jogar conversa fora, tomar alguns drinks.

O balcão em ilha deixa a cozinha mais organizada e facilita muito a vida de quem vai cozinhar. A desvantagem é que esse formato exige uma cozinha muito grande, pois é necessário ter espaço para circulação por todos os lados. Você gostaria de ter um balcão assim, mas não tem tanta amplitude em casa? Então a solução vem a seguir!

Península

 

Por definição geográfica, uma ilha é um espaço de terra cercado por água de todos os lados. Quando cercado por água em apenas 3 lados, é chamado de península. Logo, um balcão com espaço de circulação em 3 lados, com o quarto colado à parede, é chamado de balcão península.

Dentre suas vantagens estão praticamente todas as do balcão ilha: também atrai as pessoas para conversar enquanto a comida é preparada, ajuda a cozinhar melhor e organiza o ambiente. E mais: o balcão península exige menos espaço que o balcão ilha.

Como desvantagem, porém, esse formato não tem o mesmo apelo estético de um balcão ilha, sem falar que a bancada dá um aspecto apertado demais ao ambiente se a cozinha for muito pequena.

Integrado

O tipo de balcão de cozinha mais comum nas casas brasileiras é o integrado com a pia. Basicamente, a bancada se estende pela largura da parede da cozinha (ou algo próximo disso) e vem com a pia embutida, poupando espaço.

Além da pia, normalmente esse tipo de balcão também abriga alguns armários, característica considerada como uma de suas principais vantagens, já que aproveita melhor os espaços. Para um apartamento ou uma casa pequena, é uma ótima pedida para ter onde guardar pratos, panelas, potes e outros objetos.

Americano

balcão de cozinha

Cozinha americana rustica

Tendência dos últimos anos, o balcão de cozinha americana se tornou um dos favoritos dos brasileiros, especialmente de quem mora em apartamentos. Sua característica básica é que ele funciona como um divisor entre a cozinha e a sala. Em vez de uma parede, portanto, é o balcão que separa esses 2 ambientes, integrando os cômodos. Assim, quem está cozinhando não fica isolado do resto da família ou dos amigos no almoço de domingo.

Via de regra, o balcão de cozinha americana não é integrado com a pia. Por causa disso, oferece mais espaço para quem prepara as refeições. Por outro lado, ele tem algumas desvantagens. Normalmente, ele não vem com armários embaixo, impossibilitando o aproveitamento máximo do espaço disponível na cozinha. Outra desvantagem é a gordura, a fumaça e outros resíduos da comida que podem chegar até a sala por não haver uma separação mais eficiente dos cômodos.

Como escolher o balcão de cozinha ideal para a casa?

Como deu para ver, cada tipo de bancada para a cozinha tem seus pontos positivos e negativos. Isso significa que não existe uma escolha única para todas as pessoas, mas sim aquela opção ideal para suas condições.

O primeiro ponto a avaliar diz respeito ao espaço disponível na cozinha. Se ela for grande o suficiente, a ilha pode ser a melhor opção, pois traz mais organização e facilidade na hora de cozinhar. Já se não houver espaço disponível (o que é mais comum), devemos pesar os prós e contras de cada balcão.

Para quem prioriza a organização do ambiente e gosta de ter espaço livre para circular, o balcão integrado com a pia é a melhor opção. Já se você quer ter os benefícios da ilha, mas tem pouco espaço, optar pela península pode ser a melhor saída. Por fim, quem não se incomoda de limpar a casa regularmente ou tem uma boa coifa pode optar pela cozinha americana sem problemas.

Como montar e decorar um balcão de cozinha?

Escolher o balcão de cozinha ideal para sua residência é apenas o primeiro passo da jornada, viu? O próximo é saber como montá-lo, que tipo de material usar na bancada e como decorar para manter a beleza e a praticidade no dia a dia. Parece muita coisa? Não se preocupe, pois vamos ajudar. Confira nossas dicas!

Consulte um profissional

Qualquer trabalho que envolva uma reforma é mais bem conduzido na presença de um profissional especializado. Pensando nisso, não deixe de consultar um engenheiro ou arquiteto para orientar o projeto!

Quem tem uma cozinha fechada deve aguardar a avaliação estrutural para saber se paredes podem ser parcial ou totalmente removidas. Afinal, fatores como a posição de pilares, existência de encanamentos e fiações elétricas devem ser considerados a fim de evitar problemas no futuro.

Defina as medidas do balcão

O comprimento total da bancada vai depender do tamanho da sua cozinha. Lembre-se de que ainda é preciso deixar uma área livre para acessar o ambiente. A distância adequada para a passagem de uma pessoa é de 80 centímetros, mas quem tem espaço de sobra pode manter até 120 centímetros para melhorar a circulação.

Entre o balcão e os demais móveis e eletrodomésticos da cozinha, procure deixar cerca de 120 centímetros. Essa medida garante conforto para que 2 pessoas trabalhem no cômodo ao mesmo tempo. Enquanto isso, a altura deve ser adaptada às características físicas e às necessidades dos usuários. A orientação geral é manter o limite entre 90 e 110 centímetros a partir do nível do piso.

Pense na estrutura e configuração

O balcão de cozinha não precisa ter aquela configuração tradicional de meia parede e tampo. Em vez disso, ele pode ser estruturado como uma única peça de madeira ou outro material de sua preferência. Pesquise sobre as possibilidades disponíveis para encontrar uma que combine com o estilo da casa.

Você verá que, além das opções de alvenaria e parede de tijolinho maciço, é possível encontrar modelos vazados ou com gavetas e compartimentos embutidos. Lembrando que os balcões com nichos de armazenagem são ideais para espaços pequenos porque substituem grandes armários na hora de guardar louças e utensílios.

Escolha os revestimentos

Estruturas de alvenaria podem receber diversos tipos de revestimento. Antes de fazer sua escolha, avalie as tonalidades dos materiais presentes em outros pontos da cozinha para garantir uma combinação equilibrada. Azulejos, pastilhas, cerâmicas, pedras naturais e madeiras podem complementar muito bem seu balcão de cozinha.

Não se esqueça de pensar também no revestimento que será usado no tampo. Nessa superfície, tente dar preferência a cerâmicas com textura lisa ou pedras pouco porosas, devido ao contato maior com água e alimentos.

Invista nos complementos

Qualquer balcão de cozinha ganha um charme especial quando complementado com os elementos certos. Se for usado como mesa de refeições, precisa acomodar um jogo de banquetas com altura regulável, por exemplo. Já quem decide instalar um cooktop sobre o balcão não pode esquecer de investir em um exaustor ou uma coifa, sistema que impedirá que fumaça e odores da cozinha se espalhem para os outros cômodos da casa.

Além do mais, quando o balcão não estiver em uso, você pode transformá-lo em apoio para plantas e outros enfeites. Luminárias de mesa ou arranjos de velas também são boas opções para decorar e iluminar o momento do jantar.

Considere os 2 estágios do balcão

Todo balcão de cozinha tem 2 estágios: quando é efetivamente utilizado para cozinhar e quando fica em repouso. A principal dica de decoração para essas bancadas é considerar que precisamos fazer uma transição fluida entre esses estágios.

Pense bem: não é nada prático montar uma decoração com vários objetos se for preciso tirar tudo de cima para cozinhar, tendo que colocar tudo novamente quando terminar. O ideal, assim, é fazer de tudo para facilitar essa transição com a decoração.

Imagine que você queira incluir plantas para deixar o ambiente mais bonito. Em vez de usar uma suculenta ou uma samambaia, que tal decorar a bancada da cozinha com uma mini-horta de temperos? Nesse caso, como você provavelmente os usará na cozinha, não será necessário removê-los sempre!

Outra dica é apostar na beleza decorativa dos utensílios de cozinha, como facas, tábuas de corte, pratos e talheres. Ao mesmo tempo em que ajudam a deixar o ambiente bonito, não precisam ser reposicionados a todo momento já que serão usados na hora de cozinhar!

Agora que você já domina o assunto e provavelmente até já escolheu o balcão de cozinha ideal para a sua casa, é hora de começar a montar o projeto! Animado?

Para ficar de olho em mais dicas de decoração como as que demos aqui, siga a página da Pointer no Facebook e no Instagram!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida