Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
tendências de decoração copa com cadeira branca e revestimento

Tendências de decoração em 2020

Novidades
Autor: Pointer - Data:

É importante ficar de olho nas tendências de decoração antes de iniciar uma reforma ou, até mesmo, mudar alguns elementos para dar uma nova cara a um ambiente. A Pointer está sempre acompanhando as tendências nacionais e internacionais, participando de feiras e conversando com arquitetos e outros profissionais da área, para criar para você produtos alinhados com o que está na moda.

Em 2020, garantimos que você pode apostar suas fichas de decoração em madeiras com veios desenhados, no granilite, no degradê, no metal, na azulejaria tradicional e na ilusão de óptica, entre outras tendências.  

Para ajudar você nessa jornada divertida, preparamos um guia completo que explica com detalhes cada tendência. Mas o que você encontrará nesse texto?


– Por que essas são as tendências?
– Traduzindo os termos
– Madeiras com veios desenhados
– Nova versão do Terrazzo Veneziano
– Degradê com toque contemporâneo
– Metais e o estilo industrial
– A volta da azulejaria tradicional
– Ilusão de óptica com um detalhe especial

tendências de decoração com revestimento ibérica natural

Com veios bem desenhados e tons contrastantes, Ibérica Natural é aposta certa para um ambiente confortável e acolhedor


Por que essas são as tendências

Principal vitrine internacional de revestimentos, a feira italiana Cersaie é uma das maiores referências quando o assunto são as tendências de superfícies. Certamente, a exposição é uma das fontes de inspirações para designers, arquitetos e decoradores, ano após ano. 

Outros dois eventos grandiosos também servem como referência, já que reúnem os principais players de design do mundo. Grande atração para arquitetos e designers, a Semana de Design de Milão transforma a cidade em um grande palco das principais tendências do setor. Realizada no Estados Unidos, a Coverings é a maior exposição da América do Norte direcionada a revestimentos.  

Claro, por se tratar de um trabalho criativo, os profissionais exploram outras referências e, assim, dão um toque especial para os produtos. É por isso que a qualidade dos designers envolvidos no projeto de criação das coleções faz a diferença, assim como a tecnologia disponível nas fábricas. 

No Brasil, as tendências de decoração se confirmaram na Expo Revestir, maior evento de revestimentos e acabamentos da América Latina, realizado em março, em São Paulo. Na feira, a Pointer apresentou a nova coleção Match!. As linhas que mais trazem tendências são Ibérica, Quasar, Decora Design e Oxide.

 


Traduzindo os termos

tendência de decoração com Sala com piso Ibérica Rúbia e parede com Intársia, da linha Tropicália

Sala com piso Ibérica Rúbia e parede com Intársia, da linha Tropicália, ambos no formato 15×90, uma composição que mistura com criatividade diferentes reproduções de madeira

Para arquitetos e designers pode parecer simples essa sopa de palavras do mundo da decoração. Caso você não esteja familiarizado com todos os termos utilizados quando se fala em tendências, fique tranquilo, pois vamos traduzi-los.  

Rústicos são elementos encontrados na natureza, como as pedras e a madeira. Mas engana-se quem imagina que são grotescos. Muito pelo contrário. Com suas variações, eles podem ser usados em ambientes de diversos estilos, como aconchegantes, elegantes e modernos.  

tendência de decoração com ibérica design

Detalhe do Supercerâmico Ibérica Design, no formato 15×90, com seus veios desenhados

Já a assimetria trabalha com formas e disposições fora do padrão, desiguais. Nos revestimentos cerâmicos, por exemplo, está presente em algumas peças com texturas que conseguem até mesmo promover uma ilusão de óptica. Em complemento, a padronagem disruptiva explora elementos geométricos em estampas diferenciadas e criativas.

Os ambientes monocromáticos trabalham com uma cor principal para promover um ar de sofisticação ao ambiente. O princípio serve tanto para a construção de espaços discretos, quanto marcantes. Normalmente, os contrastes são feitos por meio de elementos decorativos, como uma poltrona ou um abajur. 

Muito mais arrojado, o maximalismo utiliza muitos itens para preencher os espaços, contrapondo a ideia de minimalismo. Esse conceito fica evidente no tamanho das peças e também na quantidade de objetos decorativos.  


Madeiras com veios desenhados

tendências de decoração no quarto com piso Ibérica Natural e cabeceira com Intársia, da linha Tropicália

Mais uma proposta criativa combinando diferentes reproduções de madeira: piso Ibérica Natural e cabeceira com Intársia, da linha Tropicália

Madeira é material consagrado na elaboração de espaços confortáveis e aconchegantes. Nos revestimentos cerâmicos, essa matéria-prima ganha grande variedade de representações. Retratar com perfeição todos os detalhes do elemento natural segue como tendência. 

Esse ano, os lançamentos da Pointer receberam veios bem desenhados e com tons contrastantes, características predominantes das árvores de oliva, por exemplo. Esse tipo de tábua é tendência em todo o mundo, podendo ser usado em decorações maximalistas e rústicas. Definitivamente uma madeira de personalidade forte. A tendência se revela na linha Ibérica. Trata-se de um Supercerâmico, com tábuas 15X90. 

O tom claro de Ibérica Natural é ideal tanto para uma decoração mais suave, quanto para ambientes que usam cores marcantes em móveis ou objetos decorativos. Com uma perfeita variação de tons e detalhes, Ibérica Design promove elegância ao espaço. Para evitar o excesso de informações, o ideal é trabalhar com elementos com cores neutras, como o branco. Mais escuro, Ibérica Rúbia deixa o ambiente aconchegante em um estilo clássico. Com tom claro, a versão Ibérica Platina é ideal para deixar o local mais iluminado e amplo. Marcante, o revestimento Ibérica Pop é versátil e arrojado. 

tendências de decoração em um quarto com cores clara Piso Ibérica Platina e cabeceira com Grid Navy, da linha Zeppelin

Piso Ibérica Platina e cabeceira com Grid Navy, da linha Zeppelin. Prova que a reprodução de madeira é uma peça coringa em qualquer decoração

Atemporal, a madeira pode ser considerada um curinga na decoração, já que nunca sai de moda. O material é utilizado em projetos de diferentes estilos. Antigamente, era aplicado apenas em pisos. Atualmente, propostas mais criativas exploram a diversidade desse revestimento na parede e também na formação de painéis e cabeceiras, mesclando ou não as tonalidades. Dá para apostar sem medo de errar.

A reprodução de madeira em cerâmica é mais acessível e sustentável, pois evita a derrubada de árvores. Com as tecnologias atuais, a cerâmica fica idêntica à madeira natural, principalmente nas grandes tábuas do Supercerâmico. E é a chance de usar madeira também em ambientes molhados, algo que exigiria muito mais cuidado e manutenção com o elemento natural. 

tendências de decoração na Cozinha diferenciada com o piso Ibérica Design

Cozinha diferenciada com o piso Ibérica Design

Na imagem, o piso Ibérica Design traz elegância a essa cozinha, que explora elementos com tons neutros, como a cadeira e as prateleiras. Perceba como a beleza dos veios bem desenhados do revestimento se destaca nessa proposta de decoração. O estilo despojado do ambiente trabalha com peças básicas, reforçando o contato com a natureza e o campo, uma característica da madeira.

tendências de decoração com quarto escuro, cadeira amarela e quadros

Ibérica Pop com veios coloridos e mais intensos

Já nesse quarto é possível ver como o Supercerâmico Ibérica Pop tem uma personalidade marcante. Aqui, a régua foi assentada no piso e também na cabeceira da cama, servindo de apoio para os quadros decorativos. Esse piso permite construir uma decoração mais jovial e com elementos simples, explorando um destaque com cores vibrantes que chamam a atenção, como o amarelo da cadeira. 

Confira também: formas criativas para utilizar o revestimento cerâmico na casa, com outras opções para trabalhar com madeira. 


Nova versão do Terrazzo Veneziano

Já ouviu falar em Terrazzo Veneziano? Criada na Grécia antiga, essa técnica arquitetônica artesanal provavelmente foi desenvolvida para reaproveitar com bom gosto e estilo materiais como granito e mármore. O resultado era alcançado incluindo restos de pedras vitrificadas em uma mistura composta por cimento e cal. 

No Brasil, com o nome de granilite, ganhou espaço entre as décadas de 1940 e 1970, principalmente em pisos e escadarias de prédios modernistas. Além da beleza, o revestimento se destacava pela manutenção fácil e resistência. Aos poucos, porém, saiu de moda e foi substituído por outros materiais mais tecnológicos, como a cerâmica. 

Em 2017, o granilite foi resgatado por designers em todo o mundo, estampando com criatividade e sofisticação objetos decorativos e também detalhes em móveis, além do revestimento. Essa tendência se encaixou perfeitamente no trabalho de profissionais brasileiros, que buscam recuperar o valor das belezas nacionais na arquitetura. Com a ajuda da tecnologia, foi possível repaginar os terrazzos venezianos, seja na versão tradicional ou na reprodução de cerâmica, muito mais prática e segura. 

Alguns anos depois, o granilite segue em alta na decoração. Nova linha da coleção Match!, Quasar trabalha esse conceito para se transformar em protagonista em todos os ambientes. É uma versão artística dos terrazzos venezianos, no formato 80×80, criada para brilhar em pisos e paredes.

Um dos objetos mais luminosos do universo, os quasares são como um tapete de estrelas ao olhar de um observador distante. Essa estética de pontos de luz, com diferentes cores, é a inspiração para Quasar, cerâmica que reproduz o granilite colorido da moda.   

Tendências de decoração com o revestimento Quasar, 80x80, da nova coleção Match!

Quasar, 80×80, da nova coleção Match!

Por representar a junção de alguns elementos, o granilite pede por tons mais neutros no resto da decoração, evitando o excesso de informação. Em resumo, a ideia é não carregar o ambiente com muitos detalhes. Uma proposta interessante é combinar o piso Quasar em uma sala com paredes pintadas com tons claros. Aqui, o contraste pode ficar para uma cadeira ou um tapete preto. O sofá com uma cor mais clara pode receber um detalhe com almofadas escuras. O importante é evitar outros itens estampados. 

A Pointer possui, ainda, outras linhas para os apaixonados pela tendência do granilite. Logo após o material voltar com tudo à moda, lançamos Bellini, em 2018. Com tons neutros de branco, cinza e preto, é um material moderno, que transita bem tanto em ambientes mais comportados, quanto em propostas que querem ousar com a onda do granilite.

tendências de decoração em uma cozinha com o supercerâmico Bellini Scala Bianco

Supercerâmico Bellini Scala Bianco, com o formato 80×80

Já a linha Infinita, também de 2018, resgata com muito estilo a tradição de utilizar o granilite em áreas coletivas e com grande tráfego, como a recepção de prédios comerciais, por exemplo. O revestimento com agregados finíssimos está disponível tanto com o formato 80×80 (Supercerâmico) quanto 60×60 (cerâmica).

tendências de decoração no hall com revestimento cerâmico Infinita bege

Cerâmica Infinita Bege, 60X60


Degradê com toque contemporâneo

Degradê também faz parte das tendências de decoração para 2020. A transição sutil de tons consegue decorar uma parede de forma elegante, sem abusar da mistura de cores, promovendo diferentes sensações, dependendo da posição do observador e também da colocação das peças. 

É o caso do revestimento cerâmico Vitória, da linha Decora Design. As peças com o grande formato são inspiradas nos capitonês franceses da Era Vitoriana, aqueles pontos tradicionais em sofás e poltronas semelhantes a uma colmeia de abelhas. Com relevo, o degradê do Vitória Gris Ombre combina com Vitória Gris, que é liso. Com a junção das duas peças é possível construir o efeito degradê em uma parede. Uma ideia é, por exemplo, utilizar o Vitória Gris Ombre nas extremidades, completando a superfície com o Vitória Gris.

tendências de decoração no banheiro com banheira, cadeira e abajur pretos e com piso Zeppelin Gray e Vitória Gris Ombre e Vitória Gris na parede 

Ambiente sofisticado com o piso Zeppelin Gray e Vitória Gris Ombre e Vitória Gris na parede

Os revestimentos Vitória permitem várias possibilidades de efeitos. Por exemplo, as peças assentadas na horizontal promovem a sensação de amplitude do ambiente. Já na vertical aumentam o pé direito. As mudanças de percepção ocorrem também com a posição do degradê. A transição do tom escuro para o claro pode ficar da direita para a esquerda, de cima para baixo ou vice-versa.  


Metais e o estilo industrial

Vale destacar também que as representações do aço estão em alta em decorações que seguem o estilo industrial. Essa é a aposta de arquitetos e designers para pessoas que desejam um local com um clima mais urbano. A proposta tem como inspiração antigos galpões e fábricas, trabalhando com estruturas aparentes, como tubulações e tijolos, sempre com muita personalidade.

tendências de decoração com revestimento em relevo marrom na parede

O novo Origami Oxide traz relevo sobre a superfície do aço corten

A linha Oxide é específica para quem deseja decorar a casa com esse estilo. Novidade da coleção Match!, o revestimento Origami Oxide pode tanto decorar uma parede, quanto ser utilizado para construir detalhes diferenciados. Na imagem, a peça forma um painel para decorar um móvel de alvenaria multifuncional e moderno, que serve como sofá e também como apoio para livros e objetos.  


A volta da azulejaria tradicional

A azulejaria tradicional retorna como tendência de decoração. Palavra de origem árabe, azulejo significa pequena pedra polida. Existente desde antes de Cristo, na região da Mesopotâmia e do Egito, esse revestimento se transformou em elemento para a expressão artística em diferentes países, como a Espanha e Itália. 

Em Portugal, a peça ganhou relevância na arquitetura no início do século 16, decorando a fachada de igrejas, palácios e casas com muita criatividade. Nesse país europeu, os azulejos têm como característica marcante a coloração azul. Por causa da colonização, essa tradição seguiu para o Brasil, conquistando com o tempo características nacionais. Na Bahia, por exemplo, retrata o período imperial. Em Pernambuco, faz parte da arquitetura brasileira desde o século 17 apresentando características regionais.

Na decoração contemporânea, azulejos decorados são ideais para revestir paredes de banheiros e cozinhas. Por causa das ilustrações, o produto atua como um detalhe interessante em ambientes mais neutros. Podem ser utilizados, por exemplo, em um painel dentro do box do banheiro e sobre a bancada na cozinha. 

Além das soluções tradicionais, é possível explorar a criatividade e encontrar outras aplicações para a peça, como a construção de um painel decorativo no lavabo. Já em áreas externas serve para revestir uma bancada na varanda gourmet ou um detalhe na ducha da piscina, por exemplo. 

O azulejo original tem como característica o formato pequeno. Geralmente as peças são quadradas, com tamanhos como 10×10 e 15×15. As reproduções em cerâmica são mais indicadas, já que conseguem unir a beleza desse estilo em produtos mais resistentes. O formato maior dos revestimentos cerâmicos também facilita a colocação, evitando aqueles desníveis facilmente encontrados em paredes com azulejos antigos.

tendências de decoração com revestimento Ancestral White na parede da cozinha

Ancestral White, da linha Decora Design

Da linha Decora Design, o revestimento Ancestral White tem o formato 30×60. Essa cerâmica foi inspirada na azulejaria tradicional pernambucana. Na imagem, é possível ver como esse tipo de azulejo leva charme à cozinha. 

tendências de decoração na cozinha com piso Clássico Branco e parede Renascença

Cozinha com piso Clássico Branco e parede Renascença

A linha Decora Design possui outras ótimas reproduções de azulejos tradicionais, sempre com o formato 30×60. O Renascença, por exemplo, interpreta a renda renascença, tradicional do Nordeste. 

tendências de decoração na cozinha de cores claras e parede Artesanal mescla

Parede Artesanal Mescla e piso Cimento Cinza, cerâmicas da linha Cimento

Seguindo a mesma proposta, outra aposta certeira é a reprodução de azulejo Artesanal Mescla, da Pointer. No formato 60×60, a peça da linha Cimento é inspirada na literatura de cordel, outro ícone da cultura nordestina. 


A ilusão de óptica com um detalhe especial

De forma suave, mas também muito expressiva, os revestimentos que promovem uma ilusão de óptica também estão na lista das tendências de decoração para 2020. Com elegância, eles intensificam os relevos para paredes, com um efeito semelhante ao 3D. Em uma composição adequada, o produto consegue até mesmo promover a sensação de amplitude em ambientes pequenos. 

Um dos representantes da Pointer nessa tendência é Magic Platinum, da linha Decora Design, novidade da coleção Match!. Ao explorar linguagem mais contemporânea, promove um destaque importante em banheiros e cozinhas, como na imagem. Parece mágica, mas é puro design.

tendências de decoração na cozinha

Cozinha com Magic Platinum, da linha Decora Design, e sua ilusão de óptica

Nessa cozinha, o revestimento se destaca com elegância no espaço que promove o contraste com o gabinete azul mais escuro, combinando perfeitamente. Por causa desse efeito de ilusão de óptica, o ideal é trabalhar com piso em tons mais neutros, evitando que o excesso de informação comprometa o projeto. 

Apesar de tendências, as propostas para 2020 apresentam elementos que conseguem se sustentar com o tempo, mantendo a sua casa linda. As apostas permitem trabalhar com elementos decorativos de diferentes estilos, transformando facilmente os ambientes. 

Mas e você, o que achou das tendências de decoração para 2020? Qual a sua favorita? Com certeza, uma das indicações para esse ano se encaixa no seu estilo.