Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
temporada de chuva

6 dicas para proteger sua casa durante a temporada de chuva

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Já reparou que a temporada de chuvas sempre traz muitas preocupações? E não é para menos! A verdade é que a chuva pode causar diversos problemas para o nosso dia a dia, indo desde os mais simples, como pequenas goteiras e infiltrações em casa, até os mais graves, como alagamentos e desabamentos.

Por essas e outras é que é preciso ter bastante cautela e estar sempre atento a detalhes para evitar complicações nesse período.

Você sabe, por exemplo, quais são os períodos mais chuvosos? Que problemas são mais comuns nessa época e como evitar que eles aconteçam na sua casa?

Para responder a essas e tantas outras perguntas, separamos aqui algumas informações valiosas. Também daremos dicas para que você consiga atravessar a temporada de chuva da forma mais tranquila e segura possível. Confira!

Quando exatamente é o período chuvoso no Brasil?

temporada de chuva

Fechando janela em um dia chuvoso

Pela enorme extensão territorial do nosso país, o período chuvoso por aqui não é uniforme. A verdade é que, apesar da incidência de chuvas ser maior entre os meses de outubro e janeiro, a temporada varia de acordo com a região. De forma geral, a distribuição fica assim:

  • sudeste: verão;
  • centro-oeste: verão;
  • nordeste: inverno;
  • norte: inverno e verão;
  • sul: parte do inverno.

Que problemas as chuvas podem causar em casa?

Vazamento no telhado

Telhas posicionadas de forma inadequada, quebradas, trincadas ou com fissuras são muito comuns, já que os telhados ficam expostos às intempéries do tempo — sol, chuva, vento e mudança de temperatura. Essas falhas possibilitam a infiltração da água para o interior das casas, gerando as incômodas goteiras, que podem ser fontes de problemas mais sérios.

No caso de telhados que cobrem lajes sem nenhum tipo de impermeabilização, por exemplo, os vazamentos representam risco estrutural. Isso porque podem causar patologias no concreto e no aço da sustentação, alterando a capacidade de resistência da estrutura como um todo.

Umidade nas paredes

A umidade elevada das paredes pode gerar problemas com mofo, bolor, descascamento e estufamento da pintura, afetando drasticamente a estética de casas e apartamentos. Em casos mais graves, a umidade excessiva pode levar até mesmo ao rompimento da superfície.

De forma geral, a umidade aparece devido a infiltrações que acontecem por meio de outros elementos construtivos — caso dos vazamentos pelo telhado citados anteriormente. Além disso, a infiltração pode se dar pelo rodapé das paredes externas e pelas divisas entre as esquadrias e as paredes, causando umidade na alvenaria.

Desabamento de contenções

Outro problema recorrente nos períodos chuvosos é o rompimento de contenções, como muros de arrimo. Como o próprio nome já diz, as contenções são feitas para conter e segurar a terra, isolando determinadas áreas de declive que podem ceder ou desmoronar.

Quando chove, a água que infiltra pelo solo causa a desestabilização dessa região contida, provocando movimentos no solo. Esses movimentos geram um aumento de pressão nas contenções, o que quer dizer que os muros de arrimo terão que suportar um peso maior que apenas o peso próprio da terra.

Caso essas contenções não tenham sido dimensionadas de maneira correta e as forças sobre elas superem sua capacidade de resistência, surge o risco de desmoronamento. É nesse cenário que surgem aquelas situações mais graves que geralmente vemos em jornais durante a temporada de chuvas.

Entrada de água em casa

Além das complicações já citadas até aqui, que estão relacionadas às características das construções, é interessante lembrar dos problemas mais recorrentes e mais simples de resolver. Estamos falando daqueles incômodos geralmente causados pela entrada de água por frestas de janelas e portas esquecidas abertas em períodos chuvosos.

Devemos ressaltar aqui que, apesar de parecer muito simples, essa situação pode acabar causando estragos maiores em casa. Imagine se uma chuva de vento danifica seu mobiliário ou seus aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos! E se o chão molhado torna a entrada escorregadia, causando a queda de alguém da família? Melhor não correr esse risco, certo?

Como proteger a casa na temporada de chuva?

1. Comece antes do período chuvoso

Em muitos casos, a temporada de chuva anterior já pode ter deixado alguns sinais nas paredes, evidenciado pontos de vazamento, criado regiões de mofo e bolor, entre outras possibilidades. É o seu caso? Então nada de esperar que a próxima chuva venha para só aí se preocupar!

Conte com ajuda profissional para fazer os devidos reparos em sua casa com antecedência. Dessa forma, aqueles problemas mais simples não se agravarão, não gerando riscos maiores para você e sua família.

2. Faça a manutenção do telhado

Não tem mistério: é preciso manter os telhados sempre em bom estado. As telhas devem estar em condições perfeitas, sem fissuras ou rachaduras, além de muito bem encaixadas umas nas outras, evitando pontos de abertura.

Uma das formas de identificar se é ou não hora de realizar pequenas manutenções é observando os telhados de baixo para cima. Encontrou pontos de entrada de luz? Então fique atento, porque por onde passa luz também passa água!

3. Tenha atenção às calhas

temporada de chuva

Chuva caindo na calha

A água que escoa pelos telhados é direcionada para as calhas. Das calhas, por sua vez, a água desce pelo tubo de queda até atingir o sistema de drenagem das ruas. Para tudo correr como o esperado, é extremamente importante manter esse sistema sempre limpo, sem obstruções e bem fixado.

Se você notar que as calhas não estão conseguindo suportar a água no período de chuva, chame um profissional especializado para verificar se elas foram dimensionadas da maneira correta. Se preciso, realize a troca por elementos maiores, ok?

4. Aposte em um sistema de impermeabilização e drenagem

A impermeabilização das paredes externas, dos pisos e da laje é uma das medidas mais eficazes de segurança contra a chuva. Hoje em dia existem mantas, tintas, revestimentos cerâmicos e diversos outros materiais impermeáveis capazes de proteger sua casa. Como tais materiais têm indicações diferentes, a impermeabilização deve ser feita por um profissional.

Outra medida bastante eficaz (principalmente no caso de contenções) é a instalação de um sistema de drenagem de água pluvial. Mais uma vez, o processo deve ser feito por um profissional, combinado? Você pode optar por usar tubos de água para drenar a água do solo e suavizar a pressão exercida sobre os muros.

E atenção: em ambientes externos, jardins e áreas verdes são muito bem-vindos para ajudar na drenagem! Caso existam locais pavimentados e revestidos, lembre-se de que eles precisam ter uma certa declividade para conduzir a água até a saída para a rua.

5. Desconecte os eletrônicos das tomadas

Sabia que o Brasil é um dos países que mais sofre com a incidência de raios? Pensando nisso, trate de proteger seus eletrônicos dos efeitos das descargas elétricas! Se o tempo estiver fechado, indicando que temporais podem aparecer, retire tudo da tomada.

Mas cuidado, porque isso só deve ser feito antes dos raios começarem. Se a tempestade já estiver em curso, evite tocar em qualquer fonte de energia, pois a descarga elétrica pode te atingir. Precaução é palavra de ordem!

6. Foque na simplicidade

Nossa última dica de hoje, a mais simples, é também uma das mais importantes. Não se esqueça: o simples pode ser muito efetivo! Quando o céu começar a escurecer, feche as janelas. Se for sair de casa, mesmo que não esteja chovendo, confira se todas as janelas e demais vãos estão devidamente fechados.

Agora que você já sabe se proteger (e proteger sua casa) durante a temporada de chuva, ajude seus amigos! Compartilhe nosso post em suas redes sociais!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida