Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Entenda as diferenças entre os tipos de revestimento para muro

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

O muro é um elemento importante para a segurança de qualquer propriedade, mas sua altura pode acabar cobrindo a bela fachada de uma residência. Tal condição faz com que cada vez mais pessoas pensem em revesti-lo com materiais de qualidade a fim de trazer harmonia ao conjunto.

Quer ver exemplos? Então acompanhe os principais tipos de revestimento para muro, as diferenças entre eles e dicas de como usar cada opção!

Tipos de revestimento e suas diferenças

Existem inúmeros tipos de revestimento no mercado e os principais fatores que os diferenciam são a origem e a forma de aplicação. Quanto à origem, podemos dividi-los em três grandes categorias:

1. Materiais naturais

São revestimentos trabalhados com elementos encontrados naturalmente no ambiente. Alguns exemplos são as pedras, nos mais variados formatos e composições, bem como as plantas de diferentes espécies.

2. Materiais fabricados

Esses revestimentos são criados a partir da transformação de matérias-primas na indústria, por exemplo as peças de cerâmica e de concreto. Costumam ser fabricados especialmente para cobrir e decorar superfícies, incluindo muros.

3. Materiais reciclados

Os revestimentos também podem ser feitos a partir de elementos reciclados, ou seja, os fabricados que já perderam sua utilidade. É uma ótima opção para quem preza a economia e a sustentabilidade.

Seis opções de revestimento para muro

Quem pretende revestir o muro de casa deve conciliar a boa estética com resistência e durabilidade. Afinal, trata-se de uma superfície de área externa que fica exposta à ação das intempéries.

Veja seis opções que atendem a esses requisitos:

1. Ardósia

O aspecto dessa pedra mole deixa qualquer muro com uma aparência rústica e é ideal para casas de estilo clássico.

Se você gosta de variedade, saiba que a ardósia pode ser encontrada nas cores cinza, preto, verde e rosa. Outro destaque é o acabamento simples e de fácil execução, que torna essa opção de revestimento tão econômica.

2. Canjiquinha

A Pedra São Tomé ou Canjiquinha já foi bastante utilizada em composições arquitetônicas e hoje volta com tudo.

É interessante utilizá-la como revestimento para muro porque ela cria um efeito 3D na superfície, além de possuir uma cor neutra que garante um visual moderno à residência.

As pedrinhas podem ser encontradas nos mais variados cortes, desde o formato arredondado até pequenos palitos.

3. Tijolinho

Quem não tem um muro de tijolinho maciço pode revesti-lo com tijolo de demolição e obter um misto de estilo moderno com industrial.

Além de uma opção sustentável e econômica, o revestimento com tijolo reaproveitado não precisa de rejunte na aplicação. O resultado é uma superfície cheia de charme marcada por formas irregulares!

4. Plantas

O revestimento com plantas é chamado de muro verde e pode atender ao desejo de quem sempre quis um jardim vertical diferenciado.

Para garantir que toda a área seja coberta, é fundamental instalar treliças e outras estruturas sobre o muro a fim de que as plantas (trepadeiras ou arbustos) se desenvolvam e enfeitem o acesso da casa.

5. Cerâmica

Por aliar resistência e baixa absorção de água, a cerâmica também se torna uma ótima opção de revestimento para muro. Assim como as pedras naturais, é um material que pode ser encontrado em diversas cores, cortes e modelos, que permitem personalizar o estilo da composição.

6. Porcelanato

Já há algum tempo o porcelanato tem se consolidado como uma opção vantajosa para a decoração. Ele confere muita sofisticação ao ambiente com um preço acessível.

A grande novidade é a sua utilização no revestimento de muros — uma tendência cada vez mais forte no mercado. Entre os principais benefícios de utilizá-lo em ambientes externos, está sua baixa absorção de água, que garante durabilidade e manutenção fácil.

E como as novidades merecem destaque, selecionamos quatro dicas para aplicar essa ideia no seu muro, garantindo charme à decoração. Confira:

6.1 Use o porcelanato para substituir outros materiais

Com certeza você já viu fachadas com detalhes em madeira, e percebeu o quanto esse revestimento confere elegância ao imóvel. Porém, o alto custo e as desvantagens da exposição às mudanças de temperatura estão entre os motivos que inibem o uso desse acabamento.

O porcelanato resolve esse problema, já que alguns fabricantes já comercializam produtos de modelos variados que reproduzem a madeira. Eles garantem um visual aconchegante e moderno, com a durabilidade e resistência desse revestimento.

Para quem deseja outra opção, o mercado também oferece porcelanatos que reproduzem pedra.

6.2 Crie composições interessantes

Como você já percebeu ao longo deste post, o muro não precisa ser uma parede sem vida. Ele pode e deve se integrar ao ambiente de forma harmônica, — e por que não? — ousada e alegre.

Uma maneira de fazer isso é brincar com cores e formas. Ao combinar as peças e formar padrões geométricos, por exemplo, é possível ter um ambiente estiloso, agregando valor ao espaço.

6.3 Apele para o visual arrojado do concreto

O concreto é símbolo de modernidade e urbanismo, e por isso sua utilização estratégica pode valorizar um ambiente e se tornar o destaque da decoração.

Agora imagine se um produto conseguisse reunir esse arrojamento do concreto com pigmentos coloridos, em um acabamento sofisticado, contemporâneo e durável. Seria perfeito, não é mesmo?

Pois isso também já é possível por meio do porcelanato, em linhas que combinam toda a modernidade urbana com o aconchego típico desse revestimento.

6.4 Abuse do charme sempre atual das pastilhas

Se formos falar de um produto que sempre se reinventa e continua valorizando os ambientes, não devemos nos esquecer das pastilhas. Elas podem ser utilizadas tanto em espaços extensos quanto em detalhes, criando composições exclusivas com outros materiais.

Pois esse formato consagrado também foi reinventado. O mercado oferece opções de pastilhas de porcelana em formato quadrado e retangular, elaboradas em superfície mate e cores neutras, perfeitas para composições sofisticadas.

Sempre devemos lembrar que, ao escolher os materiais que serão utilizados, o proprietário faz um investimento. Por isso, mais importante do que adquirir um produto barato é analisar as alternativas e optar por aquele que garante o melhor custo-benefício, valorizando o imóvel.

Gostou das ideias de como escolher seu revestimento para muro? Quer ler mais conteúdos como este e receber outras dicas? Então siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as postagens. Estamos no Facebook e no Instagram!

Fazenda Cotto