Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Quais são as principais causas da eflorescência?

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

A manutenção de uma residência envolve dedicação. Para que sua casa seja sempre um ambiente seguro e confortável, é preciso conhecer os problemas que podem surgir e os fatores que contribuem para isso. Portanto, é essencial saber quais são as causas da eflorescência, patologia comum em paredes e pisos.

Este post traz várias informações úteis sobre o que é esse fenômeno, as razões pelas quais ele aparece e como evitá-lo. Quer ficar por dentro? Então vamos lá!

O que é a eflorescência?

A eflorescência é uma das chamadas patologias que se dá na construção civil e se apresenta como manchas brancas em revestimentos cerâmicos, alvenaria e concreto.

Ela é o produto de reações químicas que acontecem da seguinte maneira: alguns materiais, como a cal, podem ter alto teor de hidróxido de cálcio.

Esse hidróxido, em presença de água, é dissolvido. Quando a água evapora, ele vai para a superfície do material e reage com o dióxido de carbono do ar. Com essa reação, surgem as manchas.

Quais fatores contribuem para o surgimento da eflorescência?

Materiais com alto teor de sais solúveis e/ou excesso de água

Sabe-se que, dentro da química, a quantidade de produtos é proporcional à quantidade de reagentes. Então, o uso de materiais com alto teor de sais solúveis propicia o aparecimento de manchas — bem como o excesso de água, que facilita o transporte dos sais até a superfície.

Uma boa saída nesse caso é utilizar cimentos do tipo CPIII e CPIV. Eles têm pouco hidróxido de cálcio em sua composição, o que dificulta o aparecimento da eflorescência.

Ambiente quente e úmido

A umidade em um ambiente pode fazer com que os vapores de água penetrem na superfície. Ela solubiliza os sais internos e evapora junto com eles.

Além disso, a temperatura funciona como um catalisador, fornecendo energia em forma de calor. Isso faz com que as reações aconteçam de maneira mais rápida.

Impurezas na areia

Caso a areia usada para o preparo do concreto contenha impurezas, pode ser que a mistura não seja densa o suficiente. Com isso, têm-se um material poroso, o que facilita o transporte dos sais dissolvidos na água.

Quanto mais fechado for o caminho até o revestimento, mais difícil será o surgimento desse fenômeno.

Fissuras no rejunte

Assim como o caso da areia, as fissuras no rejunte fazem com que existam vários espaços vazios, pelos quais a água pode entrar, reagir e então sair, trazendo consigo as manchas.

Por isso, é importante cobrir qualquer fresta o mais rápido o possível.

Conhecer as causas da eflorescência é fundamental, não só por fatores estéticos, mas também por segurança — já que ela pode trazer consigo o mofo, que é danoso à saúde.

Portanto, é preciso investir em bons materiais, como peças de cerâmica esmaltada de qualidade. Assim, é possível garantir o seu conforto e bem-estar.

E então, o que achou sobre o nosso post sobre as causas da eflorescência? Se ele foi útil, que tal dividir o conhecimento com seus amigos compartilhando o texto nas redes sociais?

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida