Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Umidade e vazamento: 5 dicas para resolver de vez o problema

Dicas técnicas
Autor: Pointer - Data:

Umidade e vazamento são duas palavras que deixam qualquer proprietário ou morador de casa preocupado. O excesso de água circulando pelas paredes pode causar a indesejada infiltração, que, por sua vez, prejudica a estética do lar e pode trazer mofos e fungos, afetando também a saúde dos moradores.

Para evitar essa dor de cabeça, o ideal é identificar a origem do problema logo que um ponto de umidade de qualquer ambiente seja localizado.

Se você está passando por isso, continue a leitura deste post. A seguir, vamos dar dicas de como detectar e acabar com esse problema, além de impedir que ele volte no futuro.

A importância de neutralizar a umidade antes de tudo

Antes de repintar a parede ou colocar um revestimento para esconder a umidade (ou até a infiltração já fixada), é imprescindível identificar a origem do problema.

Se você optar por apenas escondê-lo, pode acontecer de o vazamento atingir o revestimento e a pintura novamente, ou seja, mais prejuízo para refazer a parte danificada.

O ideal é que o local passe por um processo especial de neutralização, que vai impedir que a água chegue até ali de novo.

Nas paredes, por exemplo, normalmente o reboco é raspado e, depois que o local estiver seco, passa por um tratamento com um impermeabilizante. Depois, um novo reboco é feito com uma massa de cimento reforçada.

Porém, existem muitos pontos da casa que podem sofrer com esse problema e é preciso saber quais são as características que cada um apresenta quando está nessa situação.

Cinco dicas para detectar e resolver umidade e vazamentos nos locais mais comuns em que eles aparecem

1. Rodapé em paredes externas: fique atento às épocas de chuva

Esse local merece muita atenção, já que ele é exposto constantemente ao clima e, em épocas de chuvas, é ali que se concentram os respingos que ajudam a manter o local sempre úmido. Dependendo de como a estrutura foi montada, essa umidade constante pode ocasionar uma infiltração futura na parede externa.

A dica aqui é sempre ficar de olho se há rachaduras ou trincas no local, assim como verificar se existe algum ponto do rodapé em que a água fica acumulada ou se seu escoamento está fluindo bem.

É importante olhar parede e piso, já que a umidade pode se instalar em ambos. A colocação da calha no final do telhado também pode ajudar bastante a evitar a goteira e garantir a saída da água de forma correta.

2. Calhas: trincas podem sugerir problema

Em casos de residências que tenham telhados irregulares ou embutidos na parede, o uso de calhas se faz necessário.

Porém, qualquer vazamento que ocorra nelas já é o suficiente para que o local permaneça úmido e uma futura infiltração se instale ali. Por isso, o ideal é atentar à instalação correta dessas calhas para evitar que elas deixem espaço para a água sair.

Em geral, as calhas são soldadas, e essa solda pode trincar ao longo dos anos. A partir daí, pode surgir uma brecha para que a água saia.

Por esse motivo é preciso ficar atento e realizar uma manutenção periódica nessa parte da casa. O mesmo problema costuma ocorrer na laje, portanto, fique atento também a esse ponto para evitar surpresas.

3. Telhas: observe se elas estão quebradas

Quando algum prestador de serviço vai realizar algum reparo ou instalação, é normal que ele suba no telhado. O problema é que pode acontecer de quebrar alguma telha durante o reparo.

Se ele perceber e avisar, ótimo. Se isso não acontecer, essa telha quebrada pode facilitar a penetração da água e a consequente umidade nas paredes e na laje.

Por ser uma parte da casa de difícil acesso, a atenção ao telhado tem que ser constante. A água da chuva cai diretamente ali, portanto não há como evitar seu contato com ela. Tenha sempre algumas telhas de reserva e, sempre que houver a necessidade de alguém subir no telhado, acompanhe o serviço e verifique se está tudo certo.

4. Divisa das paredes: analise trincas e rachaduras

Muitas pessoas escolhem construir logo na divisa com o terreno vizinho, a fim de ganhar mais espaço e aproveitá-lo da melhor forma possível. Porém, é impossível saber como o imóvel ao lado foi construído, se as paredes foram preparadas com impermeabilizante para evitar a umidade, entre outros detalhes.

O ideal é evitar construções desse tipo. Mas, se você já mora em uma casa que tem uma divisa com o terreno vizinho, fique bem atento à condição das paredes e observe se a cor da tinta está alterada em algum lugar ou se há trincas e rachaduras.

Observe também o gesso: se ali ficar concentrada uma quantidade considerável de água circulando, ele pode se tornar perigoso e cair, portanto é sempre bom ficar de olho.

5. Vazamentos em canos: fique atento quando for usar furadeiras

Infiltração, umidade e vazamento não acontecem só por conta da chuva ou por problemas hidráulicos ocorridos durante a construção do imóvel.

Em alguns casos, essa situação pode ocorrer em função da instalação de móveis e até de eletrodomésticos, quando não são tomados os cuidados necessários.

Às vezes, o instalador não verifica a planta da casa e pode furar um cano ou até mesmo apertar demais uma conexão da lavadora, por exemplo, gerando vazamento.

Caso o problema seja nos canos, é preciso quebrar a parede e substituí-los. Para evitar esse trabalho, é importante saber em quais paredes o cano passa e onde não se deve furar, para avisar os prestadores de serviço previamente.

Umidade e vazamento são problemas comuns de uma casa, mas nem sempre são fáceis de resolver. Por isso, é sempre ideal deixar a manutenção em dia, observar os pontos em que pode haver esse problema e, se detectar algum, procurar resolvê-lo o quanto antes para que ele não fique maior e cause infiltração.

Agora que você já conhece algumas causas de umidade e vazamento, que tal entender um pouco mais sobre infiltração na parede para cuidar ainda melhor da sua casa?

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida