Sala de estar: 7 passos para decorar 

A sala de estar é um dos pontos mais importantes da casa. Afinal, é onde reunimos a família e recebemos os amigos. Por isso, decorar essa área é fundamental, tornando-a mais aconchegante e diferenciada.

Não sabe como decorar sua sala de estar? Veja as dicas que a Pointer separou!

O que compõe uma sala de estar?

Antes de começar a sua decoração, a principal dica é planejar. Pense no layout do espaço e saiba como dispor os principais móveis e equipamentos.

Entre os itens que não podem faltar estão:

  • Sofá ou poltronas (ou a combinação de ambos);
  • TV (caso a sala seja de estar e de TV) e um apoio para ela (pode ser um rack, estante ou o painel para TV);
  • Itens adicionais como mesa de centro, mesinha lateral, objetos decorativos;
  • Detalhes de conforto, como tapete, cortinas e almofadas.

Claro que esses são itens básicos. E tudo dependerá das suas necessidades. Por exemplo, se você adora assistir filmes e séries na sala, pode contar com um home theater, com caixas de som potentes.

Já quem ama plantas, pode adicionar vasos e até pendentes. E para quem tem muitos itens ou deseja deixar à mostra suas coleções, é possível pensar em estantes e outros móveis que ajudem a organizar e expor esses detalhes.

Como decorar a sala de estar?

Quer ter uma sala de estar aconchegante, mas não sabe por onde começar? Veja as dicas principais para decorar esse ambiente.

1. Defina um estilo

O primeiro ponto é pensar qual será o estilo da sua sala de estar. Pois é ele que definirá os demais detalhes, como as cores, o design dos móveis e até os revestimentos.

São muitos os estilos para uma sala de estar, dependendo das características do seu espaço, suas preferências e também o estilo dos outros cômodos. Os mais comuns são:

  • Minimalismo: preza por um ambiente clean, com poucos móveis e cores neutras e sóbrias;
  • Industrial: traz uma pegada urbana, com detalhes como parede de tijolinhos, cimento queimado e trilhos de iluminação. É uma decoração jovem e cosmopolita que abusa da mistura de materiais e texturas, além de cores mais escuras e fechadas;
  • Rústica contemporânea: mescla detalhes do campo com itens atuais, criando ambientes com muita personalidade e aconchego. Móveis de madeira e acabamentos mais rústicos, como o cimento queimado, são bem presentes;
  • Vintage ou retrô: é uma decoração delicada que se baseia no uso de móveis e objetos antigos ou com design que remetem a determinada época. Como móveis com pé palito, estampas florais e cores mais pálidas ou vibrantes.

2. Escolha as cores

Depois de definir o estilo, é hora de pensar na paleta de cores. Essa é uma etapa muito importante, porque as tonalidades ajudam a despertar sensações e também podem fazer com que o ambiente pareça mais amplo, bem iluminado e arejado.

Se você tem uma sala pequena, prefira tonalidades neutras e claras para a maior parte dela. A luz irá refletir nessas cores, fazendo com que o espaço pareça mais amplo e bem iluminado.

Escolha uma parede para criar destaque com uma cor diferente. Como nessa ideia, com revestimento cerâmico Ondina Terracota

Salas maiores podem abusar de tonalidades mais profundas para adicionar aconchego. Ou até mesmo mais vibrantes, caso queira criar uma decoração colorida e bem divertida.

Quem tem medo de errar na composição, pode usar as tonalidades neutras e claras nas paredes, piso e teto – e deixar as cores mais vivas e vibrantes para os detalhes. Como as capas de almofadas, a manta do sofá ou as poltronas.

Outra ideia para adicionar contraste em uma sala neutra é sofá colorido. Ele pode ser o ponto focal do ambiente, trazendo destaque a uma parede.

3. Pense nos móveis com cuidado

Os móveis são essenciais e devem ser escolhidos prezando pelo conforto, tamanho e adequação ao estilo que você definiu.

Por exemplo, se sua sala será mais contemporânea ou minimalista, prefira móveis com linhas retas e cores sóbrias. Já para uma sala vintage ou retrô, os móveis com pé palito são excelentes.

O sofá é o principal móvel desse cômodo e precisa de atenção na escolha. Os conjuntos de sofá de 2 e 3 lugares estão caindo em desuso. Atualmente, o mais usado é compor a sala com um sofá maior e um conjunto de poltronas ou puffs, dependendo do tamanho da sua sala.

Caso sua sala seja bem grande e você queira usar mais de um sofá, pode usar dois modelos idênticos, um de frente para o outro e mais duas poltronas.

A mistura de sofá e poltronas é uma forma moderna de melhorar o layout das salas. Na imagem, Oxide Corten no detalhe da parede e C-Motion off-white no piso

Finalize a sua composição com mesa de centro ou mesa lateral para apoiar objetos decorativos e trazer mais vida ao espaço.

O tipo de sofá depende dos usos que você fará do espaço. Caso vá montar uma sala de estar e de TV, as versões retráteis e reclináveis fazem muito sucesso, porque adicionam mais conforto.

Além dele, os modelos com chaise também são super confortáveis – e criam espaço extra para as pessoas se sentarem.

Já se a ideia é criar um ambiente impactante, que tal um sofá Chesterfield? Quem deseja um ar elegante, pode investir no sofá de couro, que adicionará textura à sua decoração.

A TV pode ser incluída em um rack, estante ou painel. Esse último tem a vantagem de ocupar menos espaço, sendo excelente para as salas pequenas. Além de trazer um ar mais moderno ao ambiente. Mas, novamente, tudo depende do estilo adotado. Uma sala vintage, por exemplo, combina perfeitamente com um rack pé palito.

4. Atenção aos revestimentos

Os revestimentos são essenciais para a decoração da sala de estar. É importante que eles adicionem aconchego, sejam fáceis de manter e estejam em sintonia com o estilo escolhido.

As cerâmicas são opções práticas e versáteis. Elas podem ser usadas em pisos e paredes e existem versões que recriam diferentes materiais, inclusive os amadeirados, que adicionam um toque de conforto, e os marmorizados, que trazem mais elegância.

Se quiser uma sala ousada, que tal ir além do básico? Você pode usar o revestimento cerâmico para compor o detalhe do painel da TV ou criar uma parede de destaque. Por exemplo, instalando o revestimento em meia parede, como um lambri.

Os revestimentos podem trazer um detalhe ousado para a sua decoração, como a meia parede que recria um lambri. Na ideia, Tramma faz esse contraponto criativo

5. Preze pelo conforto

O conforto é indispensável na sala de estar. Então, adicione itens que ajudem a trazer essa sensação de bem-estar.

O tapete pode ser um grande aliado para favorecer o conforto. Além de adicionar textura e você poder trabalhar criando um contraste visual ou suavizando o ambiente. A cortina também é outra ideia, porque ajuda a filtrar a luminosidade e o calor, deixando a sala mais fresquinha.

Pense nas texturas que compõem seu ambiente. Elas ajudam a trazer mais aconchego e a deixar sua sala de estar diferenciada. Você pode brincar com texturas no sofá e nos demais estofados, no tapete, na cortina, nos vasos de plantas e até nos revestimentos.

Caso tenha uma sala toda neutra, com cores claras, as texturas farão toda a diferença, evitando que o espaço fique sem graça.

Os revestimentos com textura podem trazer charme extra à sua sala de estar. Nessa sala minimalista, Ondina Cinza decora as paredes e Tear Branco compõe o piso

6. Use detalhes e objetos de decoração

Os detalhes e objetos de decoração transmitem a personalidade dos moradores e fazem com que o ambiente fique mais próximo de quem somos.

Você pode brincar com quadros, objetos decorativos, plantas, fotografias, livros e até artesanatos.

Uma ideia em alta é a decoração afetiva. Ela consiste em usar elementos que tragam boas lembranças. Como souvenir de viagem, itens artesanais produzidos por você ou alguém especial, um mobiliário de família, entre outros detalhes pessoais.

7. Lembre-se da iluminação

Para finalizar, não se esqueça de iluminar muito bem sua sala de estar. A iluminação natural deve ser valorizada, para o ambiente parecer mais amplo e aconchegante. Por isso, evite cobrir as janelas com móveis ou outros itens.

Na iluminação artificial, planeje muito bem. Além do lustre central, você pode usar outros pontos. Como os spots embutidos ou direcionáveis, com luzes de LED para você regular a intensidade da luz conforme o uso da sala.

A iluminação pode ser feita em locais pontuais, como no painel da TV, diferenciando sua decoração. Na ideia, Heritage Beige Mer compõe a parede e Heritage Beige polido, o piso

Traga aquele clima aconchegante com luminárias pendentes ou abajur (de mesa ou de chão). Use a luz amarela para o ambiente ficar ainda mais convidativo.

Caso queira, poderá usar a iluminação para destacar seus quadros ou revestimentos de uma parede de destaque. Outra ideia é investir nas fitas de LED que podem percorrer nichos, prateleiras e até o painel da TV.

Viu só como decorar a sala de estar não é nenhum desafio? Aproveite e veja nossas dicas de como usar cerâmica na parede da sala!