Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Cerâmica na parede da sala: 5 inspirações para transformar o ambiente

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Cerâmica na parede da sala é capaz de transformar o ambiente, trazendo muito mais charme e sofisticação. Embora o revestimento cerâmico seja muito comum nas paredes de banheiros e cozinhas, com a evolução do design, ele também tem ganhado status nos ambientes sociais.

São muitas as possibilidades de uso, criando pontos focais, paredes de destaque e complementando seu décor. Se você quer entrar nessa tendência, mas não sabe como, veja as inspirações que separamos!

Como usar cerâmica na parede da sala?

Listamos alguns ideias incríveis de cerâmica na parede da sala para você transformar esse ambiente. Temos sugestões para salas de estar, de jantar e de espera. Confira:

1. Ponto de destaque

A cerâmica pode ser aplicada na parede principal da sala, criando um ponto focal de destaque. Em vez de usar papéis de parede ou pinturas, aposte na cerâmica estampada para revestir toda a parede.

Para equilibrar, sugerimos deixar o restante da decoração mais neutra, inclusive com uma cerâmica clara e discreta no piso.

cerâmica na parede da sala

Crie um ponto de destaque com uma parede inteira revestida. Aqui, o lançamento Catavento Pitanga e piso neutro Heritage Beige, da linha Clássica

Para esse efeito, nada melhor do que Catavento, lançamentos da Pointer. Uma proposta lúdica que ajuda a criar ambientes contemporâneos, com muita leveza. É a combinação perfeita da estética da fibra natural, harmonizada com uma paleta de cores suaves.

Na imagem acima, a parede se transformou em ponto de destaque com Catavento Pitanga. O piso, mais neutro, é Heritage Beige, da linha Clássica. Elementos naturais decoram o espaço, como a madeira dos móveis, a cerâmica dos vasos e as fibras naturais do pufe.

2. Meia parede de cerâmica

A meia parede é uma decoração que está muito em alta. É uma espécie de painel que reveste uma parte da parede. Além do efeito decorativo, evita que os móveis ou outros itens danifiquem a parede.

Antigamente, os chamados lambris também eram muito usados para trazer conforto térmico e acústico. Hoje, aparecem repaginados, transformando a decoração e adicionando um toque de personalidade.

E uma forte tendência é criar a meia parede com revestimentos cerâmicos. É possível brincar com jogo de contrastes, adicionando uma cor mais clara com o revestimento cerâmico e outra mais escura com pintura. Ainda, pode ter acabamento com filetes metálicos .

cerâmica na parede da sala

Reinvente o charme dos lambris com a cerâmica, como essa inspiração com Tramma e Filete Beige, na parede, e Zeppelin Steel, no piso

Uma ideia interessante é usar Tramma, lançamento da Pointer, para criar a meia parede de cerâmica. Como ele apresenta um ton sur ton de beges, é capaz de criar um visual elegante, ao mesmo tempo que apresenta textura despojada.

Por ser em uma tonalidade clara, ajuda a ampliar o olhar, fazendo com que a sala pareça maior horizontalmente. Você pode brincar com uma parede colorida, trazendo aconchego e modernidade ao seu ambiente.

3. Painel de cerâmica

Se você prefere algo mais requintado e discreto, e não deseja revestir a parede toda, que tal um belo painel de cerâmica? Essa é uma ideia incrível para criar um ponto focal na sua sala, mas que não seja muito exagerado.

cerâmica na parede da sala

As cerâmicas que recriam diferentes materiais são excelentes para usar nas paredes da sala, como Oxide Corten

Geralmente usamos o termo painel para descrever uma parede que não é inteiramente revestida – apenas uma área de destaque. Por exemplo, na sala acima temos parte da parede com a cerâmica Oxide Corten e metade com pintura e prateleiras.

Oxide Corten traz a superfície do aço corten, adicionando personalidade e um toque de rusticidade à decoração. Ao ser equilibrado com um ambiente neutro e em linhas retas, é possível criar uma sala moderna e com personalidade.

4. Efeito 3D

Outra tendência muito em alta para a decoração de paredes é o efeito 3D, com a sensação de que o objeto está saindo da parede. A maneira mais eficaz de atingir esse efeito é usando uma cerâmica com relevo 3D.

cerâmica na parede da sala

O efeito 3D ajuda a destacar uma parede de uma maneira mais suave, como Stars White, da linha Decora Branco

Um exemplo é Stars White, da linha Decora Branco. Embora tenha o efeito de relevo 3D, a cerâmica é em cor neutra, por isso não pesa visualmente e pode ser usada inclusive em salas pequenas, favorecendo a amplitude.

5. Relevos lineares

Se você deseja algo mais discreto, porém que adicione um pouco de textura, que tal investir nas cerâmicas com relevos lineares? São também revestimentos com relevo 3D, porém com desenhos que formam linhas, sendo menos proeminentes.

cerâmica na parede da sala

Os relevos lineares são discretos e muito elegantes, combinando com salas contemporâneas e minimalistas, como essa inspiração de sala de espera com Stellar Line Grey, na parede, e Stellar Grey, no piso

Essas cerâmicas trazem uma sensação de movimento muito interessante e um toque diferenciado ao ambiente. Um exemplo interessante é Stellar Line Grey, que pode ser combinada com Stellar Grey, no piso, sem relevo. Revestimentos para decorações clean, minimalistas e contemporâneas.

O que considerar na hora de escolher a cerâmica para a parede da sala?

Já deu para notar que a cerâmica na parede da sala é versátil, ousada e bem diferenciada, não é? Para garantir que você atinja o objetivo desejado, é muito importante considerar alguns pontos.

Decoração e estilo do ambiente

O que não faltam são opções de cerâmica na parede da sala (em linhas gerais, todo revestimento cerâmico pode ser aplicado na parede), por isso é importante optar por aquela que ajude a destacar o seu ambiente, complementando o estilo decorativo adotado.

Em salas pequenas, por exemplo, escolha uma parede apenas para destacar – e tente deixar o restante da decoração em tons mais claros e neutros. Se quiser uma decoração mais clean, pode usar cerâmicas claras também na parede, só se atentando para que ela tenha algo “a mais”, como uma textura ou um efeito 3D.

Quem deseja um visual mais descontraído, pode investir nas cerâmicas estampadas ou coloridas – e também pensar em uma paginação diferenciada, em meia parede, por exemplo. 

Formatos

As cerâmicas são encontradas em diferentes formatos – e esse deve ser um ponto de atenção na hora de escolher o revestimento para parede. Em geral, são escolhidos para paredes formatos retangulares, como 30×60 ou 45×90. 

Se posicionados verticalmente, dão a impressão de uma sala com pé-direito mais alto. Já se posicionadas na horizontal, dão a impressão de uma sala mais larga. Porém, nada impede de você utilizar também um formato quadrado, como 60×60 ou 80×80.

Valorização do ambiente

Por fim, não se esqueça de pensar como a cerâmica na parede da sala ajudará a valorizar o ambiente. Para isso, analise toda a composição da sua sala, também considerando os revestimentos dos pisos e os móveis.

Quem tem uma sala toda neutra, poderá criar um destaque na parede da TV, usando uma cerâmica estampada, por exemplo, ou mais colorida. Para uma sala mais sóbria, você pode investir em cerâmicas que recriam materiais, como pedras, concretos ou madeira.

Viu só como a cerâmica na parede da sala é capaz de transformar totalmente esse ambiente? Gostou das nossas ideias? Veja mais dicas no nosso post completo sobre revestimento para sala!