Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Sala pequena: 4 ideias para otimizar o espaço

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

A tendência dos imóveis menores veio com tudo e aparece especialmente em novos empreendimentos de centros urbanos. Nesse cenário, decorar uma sala pequena pode parecer um grande desafio.

Afinal, é preciso ter um ambiente funcional, mas sem perder o aconchego. E com menos espaço de sobra, é preciso ficar de olho em alguns detalhes.

Por exemplo, se o ideal é aproveitar cada cantinho, o primeiro passo é tirar todas as medidas. Só assim você vai conseguir comprar móveis e objetos que precisa sem ocupar tanto espaço.

Também é importante não carregar a sala pequena com muita informação, como excesso de móveis ou itens de decoração chamativos ou grandes demais.

Nas linhas a seguir, você confere as 4 principais dicas para a decoração de uma sala pequena. Acompanhe!

1. Escolha os móveis da sala pequena com atenção

sala pequena

Móveis com menos profundidade ocupam menos espaço em uma sala pequena

Para não ocupar muito espaço, o ideal é preferir móveis que não tenham muita profundidade. No caso da televisão, por exemplo, é melhor que esteja fixada à parede ou a um painel.

Quanto ao rack, procure por um modelo mais estreito, que deixe um espaço maior de circulação.

Já na hora de escolher o sofá para sala pequena, há algumas dicas importantes. Um sofá em L pode comportar mais pessoas, aproveitando melhor o espaço.

Você também pode optar por um sofá retrátil, para abrir só quando for usar. Assim, ele não ocupa um espaço fixo.

2. Dê preferência a móveis multifuncionais

Quem tem uma sala pequena já sabe que precisa aproveitar todos os espaços. Por isso, também é interessante apostar em móveis que tenham mais de uma funcionalidade.

Por exemplo, o rack pode ter gavetas e portas que sirvam para guardar documentos e até louças, como uma espécie de buffet.

Há também modelos de rack que são vazados e comportam puffs na parte de baixo. Isso sem falar na opção de um sofá-baú, com espaço para armazenar livros, roupas de cama e o que mais você precisar.

3. Cores claras ajudam a ampliar a sala pequena

sala pequena

Revestimentos claros ajudam a ampliar espaços. Na sala em destaque, Stars White, da linha Decora Branco, e Urbana Grafite, da linha Urbana

A escolha das cores é fundamental para fazer uma sala pequena parecer maior. Enquanto os tons escuros podem fazer o ambiente encolher, os claros dão amplitude.

Isso vale tanto para revestimentos de piso e parede, quanto para a pintura e para itens que ocupam muito espaço, como cortinas.

Branco, cinza claro, bege e off-white estão entre as principais escolhas. Além disso, são fáceis de combinar com outros tons, caso você queira inserir cores em detalhes da decoração como poltronas, almofadas e quadros, por exemplo.

Quando o assunto é cerâmica, duas boas opções são Stars White, da linha Decora Branco, e e Urbana Grafite, da linha Urbana. 

4. Espelhos também podem dar amplitude

O uso de espelhos para ampliar os espaços é uma dica clássica, mas que nunca sai de moda. No caso de uma sala pequena, só é preciso tomar cuidado para não abusar desse recurso e tomar cuidado com o local em que eles vão ficar.

Afinal, se for uma sala com muitos móveis e objetos de decoração, o reflexo disso tudo pode fazer o ambiente parecer bagunçado.

Gostou dessas dicas? Temos muitas outras ideias para você transformar sua casa em um verdadeiro refúgio! Siga a Pointer no Instagram e acompanhe todas as novidades.