Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
revestimento cerâmico na área externa

Mitos e verdades sobre revestimento cerâmico na área externa

Revestimentos
Autor: Pointer - Data:

Apostar no revestimento cerâmico para a área externa é praticamente uma unanimidade entre arquitetos, designers e paisagistas, devido a benefícios estéticos e funcionais. Diferentemente de materiais naturais, os revestimentos cerâmicos são práticos de limpar e resistentes a água, sol e umidade. Isso sem falar da variedade de opções disponíveis para todos os estilos e gostos. 

Porém, muitos consumidores ainda têm dúvidas sobre qual a melhor opção para ambientes de lazer. Para desmistificar o assunto, confira mitos e verdades sobre o uso de revestimento cerâmico na área externa.  

1 – Cerâmica é indicada para área externa? 

revestimento cerâmico na área externa da linha Lazer, espaço com piscina
Reprodução de pedra da linha Lazer, Trek Silver tem o acabamento ideal para áreas externas

Verdade. Tanto que existem cerâmicas desenvolvidas exclusivamente para áreas externas, com acabamento EXT. Cerâmicas com outros acabamentos, no entanto, como mate, polido ou brilhante, não são indicadas para áreas externas. Basta respeitar a indicação de uso.

Arquiteta especialista em revestimentos do Portobello Grupo, Carol Werner explica que os produtos da Pointer se enquadram na categoria semiporosa, com uma absorção de água pelo verso entre 6 e 10%. Esmaltadas, as peças são praticamente impermeáveis, além de muito resistentes. 

A única preocupação é com relação à instalação certa do produto. De acordo com Carol, a superfície precisa ter a drenagem correta. Depois, basta assentar as peças com uma argamassa colante indicada para áreas externas e fazer a vedação das juntas corretamente.

Principalmente quando o assunto é piso, o revestimento cerâmico na área externa exige uma atenção especial para evitar acidentes e quedas. Nesse sentido, o acabamento EXT, antiderrapante, é fundamental. Carol destaca que os revestimentos cerâmicos com esse acabamento oferecem um atrito igual ou superior a 0,6. Com uma superfície mais rugosa, o produto garante mais segurança ao usuário.  

A Pointer possui cinco linhas com acabamento EXT: Tropicália, Lenho, Lazer, Pietra di Basalto e Ouro Preto. Há uma grande diversidade de estampas, materiais e formatos, com destaque para as reproduções de pedras e madeiras.

Aliás, temos um conteúdo especial que ensina como escolher o revestimento para áreas externas.

2 – Também preciso utilizar cerâmica EXT nas paredes das áreas externas?

revestimento cerâmico na área externa de lazer com sofás
Acompanhado do piso Summer Nude, Cardume Azul na parede da varanda tem acabamento mate

Mito. O símbolo EXT demonstra que a peça tem uma superfície com um atrito maior para evitar escorregamentos e, assim, promover uma maior segurança para as pessoas. Você anda sobre a parede? Como a resposta é não, ela não precisa ser antiderrapante. Peças com outros acabamentos oferecem resistência suficiente para paredes de áreas externas, o que abre um leque maior de opções para construir um ambiente com o seu estilo preferido.

Carol explica que um dos diferenciais da Pointer é indicar o local de uso para cada revestimento. Essa informação aparece em destaque tanto na caixa quanto no catálogo. Então sempre que o produto vier acompanhado da sigla RI, ele pode ser aplicado em qualquer parede, interna ou externa.

3 – Cerâmica mancha com incidência de sol? 

varanda gourmet com Coimbra bege
Da linha Ouro Petro, Coimbra Bege é um exemplo de revestimento com acabamento EXT utilizado também na parede

Mito. Carol afirma que essa é uma das principais preocupações dos clientes com relação à utilização de revestimento cerâmico na área externa. Os produtos da Pointer são estampados digitalmente e recebem uma camada de esmalte. Resistente, essa película não desgasta com o tempo. Além disso, protege a peça da ação da água. 

“O sol não vai desbotar ou fazer o produto perder a cor. Essa é uma das vantagens da cerâmica. Não precisa se preocupar”, afirma nossa especialista. O produto manterá suas características durante toda a sua via útil.

É preciso, porém, ficar atento com pisos muito claros em áreas expostas ao sol. Eles não vão desbotar ou danificar. Entretanto, como essas superfícies refletem mais a luz, podem incomodar os olhos e dificultar enxergar. 

4 – Cerâmica esquenta a ponto de queimar o pé? 

Área externa combina reproduções de pedra, com Varanda Canela, e de madeira, com Deck Canela, ambos com acabamento EXT

Mito. Mesmo exposto ao sol, o revestimento cerâmico na área externa não se transforma em uma chapa de aço capaz de fritar um ovo ou queimar os pés. Entretanto, é preciso destacar que a cerâmica esquenta como qualquer outro revestimento. 

“Não existe produto atérmico no mercado, mesmo aqueles que são comercializados com esse rótulo”. Para comprovar essa afirmação, Carol explica que foram realizados testes com diversos materiais e todos mudaram de temperatura quando expostos ao calor. “O comportamento da cerâmica é semelhante aos produtos naturais. A vantagem é que os revestimentos cerâmicos começam com uma temperatura mais baixa e terminam com uma menor”. 

Por isso, o aquecimento da superfície depende de diversos fatores, como o clima da região, o local utilizado, a existência ou não de árvores ou possíveis sombras, entre outras condições. Para facilitar o entendimento, é possível comparar os revestimentos cerâmicos com as roupas. As escuras absorvem mais o calor. Já as claras refletem a luz e esquentam menos. 

5 – É preciso utilizar algum produto especial para limpar a cerâmica em área externa?

revestimento cerâmico na área externa com mesa e cadeira
Novidade da coleção Match!, piso Trastevere, da linha Lazer, é uma das opções para áreas externas

Mito. Os produtos de limpeza indicados são os mesmos para ambientes internos e externos. Portanto, é possível utilizar detergente, saponáceo cremoso ou alvejantes comuns encontrados facilmente em casa. Acrescentar um pouco de água sanitária em um litro de água forma uma mistura prática e eficiente para a faxina. A composição deixará o local limpo e desinfetado.  

Claro que revestimentos cerâmicos com acabamento polido facilitam a limpeza, já que a superfície é extremamente lisa. Já os revestimentos com acabamento EXT são menos lisos. Portanto, a limpeza exige mais força e atrito. 

Ainda assim, é mais fácil do que materiais naturais como as pedras, que muitas vezes são irregulares. Exemplo: alguns pisos de ardósia comumente encontrados em garagens e até mesmo calçadas.

Por falar em faxina, é sempre importante fazer um alerta: jamais utilize produtos com ácido na composição para limpar revestimento cerâmico. Além do cuidado necessário para evitar problemas graves para a saúde, esses materiais danificam tanto a cerâmica quanto o Supercerâmico.

Com essas informações, agora você já consegue driblar os mitos sobre a utilização de revestimento cerâmico na área externa. A cerâmica é um material que pode ser escolhido com segurança e tranquilidade para a área externa, desde que tenha acabamento EXT. Caso tenha mais algumas dúvida é só nos enviar a sua pergunta. E lembre-se: confira o conteúdo especial com dicas que ajudam a escolher o produto ideal para a varanda, área da piscina, garagem, quintal e fachada da sua casa.