Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
revestimentos cerâmicos

Deciframos a sopa de letrinhas dos revestimentos cerâmicos

Dicas técnicas
Autor: Pointer - Data:

Assim como ocorre com diversos outros materiais, a caixa dos revestimentos cerâmicos parece uma sopa de letrinhas. Isso porque apresenta uma grande variedade de siglas que identificam detalhes importantes sobre o produto, como acabamento, borda, indicação de uso e, até mesmo, a variação de tonalidade e cor.

EXT, CP, RE e V1 são alguns dos códigos encontrados nas embalagens. A padronização facilita a vida, principalmente, dos profissionais acostumados a lidar diariamente com esses e outros termos da construção civil. Mas, para leigos, como conhecer esses detalhes? É fácil! A Pointer disponibiliza todas as siglas, com suas legendas, nas caixas, site e catálogo. Agora, vamos aprender cada um dos códigos e os seus significados. 

Acabamento

funcionário na fábrica da Pointer segurando revestimentos cerâmicos
Caixas dos revestimentos cerâmicos têm informações importantes sobre o produto

A Pointer possui 27 linhas de Supercerâmicos e cerâmicas. Alguns produtos são indicados para áreas internas. Já outros são específicas para as áreas externas. Além disso, existe o fator estético, pois algumas têm brilho e outras são foscas. 

Para conseguir acertar na escolha é necessário conhecer os tipos de acabamento existentes: BR, POL, MATE e EXT. Afinal, essa informação define como é a superfície do revestimento cerâmico, que recebe uma camada de esmalte na fase de finalização de produção para atuar como um impermeabilizante. 

sala de estar com Staturietto
Da linha Clássica, o Supercerâmico Statuarietto tem acabamento polido (POL)

As letras BR escritas em algumas caixas não significam que o produto foi feito no Brasil. A sigla indica que o acabamento é brilhante. Também tem brilho o acabamento polido, representado pelas letras POL. Mas é um outro tipo de brilho, mais intenso e natural, que chamamos de Brilho Cristal. O acabamento POL é o mesmo do porcelanato e só é possível no Supercerâmico – a cerâmica comum quebraria no processo de polimento. 

Tanto BR, quanto POL ajudam a refletir a luz, deixando o ambiente mais iluminado. Como a superfície da cerâmica é muito lisa, esses produtos são indicados apenas para pisos de áreas internas secas, como salas e quartos. No banheiro, podem ficar escorregadios demais. Na cozinha, depende se é uma área mais social, ou mais funcional. Para quem cozinha muito, melhor evitar. 

sala de estar com revestimento Nero Basco
O Supercerâmico Nero Basco, da linha Clássica, é um ótimo exemplo de piso com acabamento BR

Já nas paredes, os acabamentos POL e BR podem ser usados sem problemas, em qualquer ambiente, inclusive para revestir fachadas e paredes externas. O POL, inclusive, é o acabamento mais fácil de limpar, por isso indicado para fachadas que sofrem com pichações. Não absorve a tinta spray e outras sujeiras. 

Entre os exemplos de produtos Pointer com acabamento BR e POL estão diversas representações de mármore da linha Clássica.

Cachorro no chão com piso Zeppelin Gray
Os pisos da linha Zeppelin tem acabamento MATE. Aqui, o concreto Zeppelin Gray

Por sua vez, as cerâmicas MATE são foscas. Portanto, ideais para representar superfícies como pedra, madeira e cimento. Os concretos da nova linha Zeppelin, por exemplo, são MATE. Como é um acabamento menos escorregadio, é indicado para pisos de ambientes molhados, como banheiro e área de serviço. Porém nada impede que você use o acabamento MATE também no piso de áreas internas secas e em qualquer parede. É uma questão de gosto.

área externa com cadeiras amarelas e revestimento Trastevere
A linha Lazer é dedicada à áreas externas. Aqui, o lançamento Trastevere, com acabamento EXT

Antiderrapantes, os revestimentos cerâmicos exclusivos para pisos de áreas externas recebem a sigla EXT. Essas peças têm maior resistência ao escorregamento e às variações climáticas. Por isso, são indicadas para decks de piscinas, calçadas e terraços, por exemplo. 

A Pointer possui cinco linhas com esse acabamento: Tropicália, Lenho, Lazer, Pietra di Basalto e Ouro Preto. Para aprender como escolher o revestimento para áreas externas basta conferir o conteúdo especial sobre o assunto. 

Bordas

Outra sigla encontrada nos produtos da Pointer é RET. Ela indica que a borda do revestimento cerâmico é retificada, o que promove diferenças estéticas e técnicas durante o assentamento. Para obter o resultado, a peça passa por rolos diamantados após os processos de queima e finalização. 

Essa técnica deixa a borda com um acabamento extremamente reto e uniforme. Com isso, é possível obter uma junta mínima de 1,5mm. Isso significa trabalhar com linhas de rejunte finíssimas, permitindo que as peças fiquem bem próximas e sem apresentar imperfeições. Resultado: a superfície fica extremamente plana, visualmente elegante e com uma sensação de amplitude, principalmente trabalhando com os grandes formatos dos Supercerâmicos.  

quarto de casal com revestimentos cerâmicos Duomo Bianco
O revestimento Duomo Bianco utilizado na parede tem borda bold, enquanto o Onix Ouro do piso tem borda retificada

Caso você não encontre a sigla RET na caixa, isso significa que a peça tem as bordas levemente arredondadas. Com características mais naturais, o acabamento bold exige linhas de rejuntes com espessura maior para compensar pequenas irregularidades.  

Sala de estar com revestimentos cerâmicos Cantabria Gris e sofá cinza
Novidade da coleção Match!, Cantabria Gris, da linha Clássica, tem borda retificada. O acabamento RET é comum a todos os Supercerâmicos

Todos os Supercerâmicos já têm borda RET. Com o avanço da qualidade nos revestimentos cerâmicos, é cada vez mais comum o acabamento retificado. Os produtos bold vêm diminuindo no mercado e têm preço inferior. Acabamento POL e borda RET são características que o Supercerâmico empresta do porcelanato, comprovando a qualidade superior da categoria.

Indicação de uso

Versátil, o revestimento cerâmico possui uma grande diversidade de aplicações. O produto pode ser colocado na parede ou no piso, em áreas internas ou externas, em locais secos ou molhados, com pouco ou grande tráfego. Por isso, a Pointer oferece mais um diferencial para facilitar a vida dos consumidores. As embalagens têm a indicação de uso. 

Essas recomendações são representadas pelas siglas RI, RE, CP e CL. Os revestimentos cerâmicos internos indicados apenas para paredes recebem a indicação RI. Já as demais abreviações estão relacionadas a uso da cerâmica no piso: residencial (RE), comercial pesado (CP) e comercial leve (CL).

sala de jantar com revestimentos cerâmicos Bianco Gioia
Bianco Gioia, da linha Clássica, pode ser tranquilamente aplicado no piso de uma sala residencial

Aliás, o site da Pointer oferece mais detalhes sobre a aplicação de cada um dos revestimentos, indicando os locais de uso. Por exemplo, o revestimento Bianco Gioia, da linha Clássica, com acabamento mate. Na parede, ele é indicado para: garagem coberta ou descoberta, borda de piscina, calçada externa, varanda, sala, sacada, quarto, muro, lavabo, escritório, cozinha, churrasqueira, banheiro e área de serviço. Já no piso é recomendado para: varanda, sala, sacada, quarto, lavabo, garagem coberta, escritório, cozinha, churrasqueira, banheiro e área de serviço.

Variações

Para finalizar, as siglas V1, V2, V3 e V4. Apesar de aparentarem um complexo vitamínico, elas indicam quantas variações existem naquele produto. Por exemplo, os mármores da linha Clássica costumam ter V3 ou V4, para garantir a naturalidade da reprodução do material natural. 

Pronto, com a tradução da sopa de letrinhas você consegue agora aproveitar todas as informações apresentadas nas caixas dos revestimentos cerâmicos da Pointer. Isso, aliás, facilita a sua escolha, permitindo explorar ainda mais a criatividade. Vale lembrar que as siglas estão tanto nas embalagens quanto no catálogo. Quer ainda mais informações? Então, é só acessar o nosso site e conferir o laudo técnico de cada uma das peças.