Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Modernize a casa com um toque industrial

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Uma das maiores tendências da decoração nos últimos anos é o estilo “industrial”, que leva para as casas uma decoração recheada de muito cimento batido, fiação e encanamentos à mostra, bancos de ferro e elementos retrô e rústicos.

A moda remete aos anos 1970, quando antigas instalações viraram lofts em Nova York, e chegou com força aos estabelecimentos brasileiros a partir de 2010.  A inspiração norte-americana ganhou não apenas os empreendimentos imobiliários modernos e sem divisórias, mas também restaurantes e cafeterias.

Em 2017, a tendência promete entrar com mais força nas casas e apartamentos residenciais. Se você preza pela praticidade na decoração, essa pode ser uma boa pedida.

Conheça mais sobre o estilo:

  • Cimento batido e concreto

Esqueça as tintas! Pelo menos nas paredes. Uma das características mais fortes da tendência industrial é o uso exagerado do cimento batido e do concreto, em variações de cinza claro e escuro.

industrial-1

Germany, White coloured wallpaper and sofa

Cimento Cinza

  • Parede de tijolos

Tendência para o próximo ano, a parede de tijolos também pode ser um charme em ambientes internos e ajuda a dar um toque ‘inacabado’ ao local. Mas atente principalmente para os detalhes da decoração no restante do espaço. De outro modo, o estilo ‘inacabado’ pode passar por ‘desleixado’.

industrial-2

  • Estruturas aparentes e fios à mostra

Esqueça de esconder os fios. Eles agora fazem parte do ambiente e dão novo ar ao espaço da casa. Isso vale para outras estruturas, como encanamentos, fios de lâmpadas ou apoios de estantes. Tudo para parecer que o local um dia já foi uma fábrica.

industrial-3

  • Metal, muito metal

Não somente na encanação ou para cobrir os fios, como já dissemos, mas também nas escadas e móveis. Neste ambiente, as peças metalizadas nunca são demais.

industrial-4

  • Ambientes amplos e com poucas divisórias

Como a tendência industrial veio dos estúdios e lofts nova-iorquinos, a ideia aqui é ter uma casa ampla e aberta. Cozinha americana, escritório que se mistura com a sala e o quarto, jardim integrado aos demais espaços da casa e por aí vai… Veja algumas ideias:

industrial-5

 industrial-6

industrial-9

Carrara Statuário

  • Decoração rústica e retrô

Falei semana passada sobre o toque de vida e cor que a decoração retrô pode dar ao ambiente. Somado à tendência industrial, objetos coloridos equilibram perfeitamente com o cinza do cimento e com móveis rústicos de cores fortes, arrematando a decoração para não deixar o ambiente sisudo e sem graça.

industrial-7

industrialll-8

 

*Bianca Bibiano é jornalista, paulista e sempre à procura de boas tendências e ideias práticas para decorar com bom gosto.

Imagens: Divulgação Pinterest/ Pointer