Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Banheiro aconchegante

Produtos
Autor: Pointer - Data:

Houve um tempo em que banheiro era sinônimo de brancura. Não mais! A madeira é o material tendência para o ambiente mais íntimo da casa.

A cor branca, realmente, passa a sensação de limpeza, além de ajudar a iluminar e ampliar visualmente. Porém, o visual criado pela dupla branco + aço inox pode transmitir uma certa frieza, além de cair na monotonia.

Já a madeira é sinônimo de aconchego. O material oferece calor e conforto a qualquer ambiente que seja aplicado, inclusive no banheiro. “A textura da madeira traz naturalmente a sensação de bem-estar”, acredita o arquiteto Aldi Fiosi, consultor de estilo do escritório Yamagata Arquitetura e Design, que fez um banheiro amadeirado na última Casa Cor São Paulo. “Para mim, a madeira desperta o sentimento de relação com a terra”, completa Otto Felix, arquiteto que projetou para si mesmo um banheiro todo de madeira. O projeto venceu a última edição do prêmio Deca Um Sonho de Banheiro.

Para Aldi, a busca por uma estética diferenciada para o banheiro está relacionada a uma mudança de status do ambiente em casa. Se antes era um espaço apenas funcional, hoje se tornou uma área de permanência. “Pode ser uma sala de banho, um estúdio de maquiagem e até canto de leitura. Já fizemos banheiros com poltronas, inclusive”, relembra o arquiteto. Devido a estes novos usos, vale a pena investir mais em revestimentos, decoração e iluminação diferenciados.

A madeira é uma ótima opção para trazer capricho, porém pode apresentar limitações técnicas para áreas molhadas, dependendo da espécie e tratamento. O assoalho de madeira dilata com a presença de água, podendo levantar. São poucas as madeiras resistentes à umidade e mesmo as mais duras, como itaúba, cumaru e ipê, podem sofrer com a má instalação.

Por sorte, há uma gama de outros revestimentos indicados para áreas molhadas que, graças à tecnologia, reproduzem com perfeição a cor e textura da madeira. No projeto do Yamagata, de madeira de verdade há apenas o painel exterior, feito de caixeta impermeabilizada. Nas paredes, trata-se de um papel de parede emborrachado e, no piso, um revestimento vinílico, que pode molhar.

A cerâmica, no entanto, é o material mais indicado para o banheiro e outras áreas molhadas, por sua resistência a fungos e bolor. Além disso, é a opção mais econômica, tem fácil instalação e exige pouca manutenção. É, ainda, campeã no quesito durabilidade. E as reproduções das cores, texturas e aplicações da madeira são praticamente perfeitas.

A Pointer tem uma linha completa dedicada à madeira, a Lenho. Entre as espécies, estão canela, sucupira, acácia e jequitibá. Para quem quer uma opção mais clara, o produto Refloresta reproduz madeira de reflorestamento nos tons bege e branco. Há também versões mais trabalhadas de madeira, como o Chevron, a Ripa e o Mix.

A linha Raízes, por sua vez, traz reproduções de materiais importantes na história da arquitetura brasileira, com curadoria de Marcelo Rosenbaum. Entre eles, a madeira mineira com pátina. Ela aparece em duas versões: mais branca e mais natural. Perfeito para trazer emoção e aconchego ao banheiro, sempre aliando a praticidade da cerâmica.

Por Bamboo

imagem1-1

No projeto do Yamagata na Casa Cor São Paulo 2016, painel exterior de caixeta impermeabilizada, um papel de parede emborrachado e piso vinílico

imagem3

Segundo Aldi, a busca por uma estética diferenciada para o banheiro está relacionada a uma mudança de status do ambiente em casa. Vale a pena investir em revestimentos mais sofisticados, decoração e iluminação

imagem5

Otto Felix criou para si mesmo um banheiro todo de madeira. O projeto venceu a última edição do prêmio Deca Um Sonho de Banheiro

imagem4

Otto utilizou deque de madeira natural. Porém, é preciso ter cuidado com a qualidade deste material

Imagens: divulgação Yamagata Arquitetura e Design, Otto Felix e Pointer