Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
área externa com piscina e revestimento equivalente a umPEI alto

PEI alto é sinônimo de qualidade?

Revestimentos
Autor: Pointer - Data:

Existem diversos critérios que são utilizados para avaliar a qualidade e a durabilidade de um revestimento cerâmico. Será que o PEI alto é um deles? 

PEI é a sigla de Porcelain Enamel Institute, que é o nome do instituto norte-americano autor dessa classificação de resistência à abrasão superficial dos revestimentos esmaltados. A partir dela você descobre qual o grau de resistência da superfície de um revestimento cerâmico e, portanto, sua indicação de uso.

No entanto, por mais que esse critério seja importante, ter um PEI alto não é sinônimo de cerâmica de alta qualidade, como muitas pessoas pensam. Acompanhe esse conteúdo e descubra o porquê!

O que é PEI e como funciona o teste?

O PEI é uma indicação que permite classificar um revestimento e, assim, determinar o seu melhor uso. Isso porque, para obter essa classificação, são realizados testes que simulam ações do cotidiano, como o atrito entre sapatos e equipamentos diversos com o piso.

A escolha adequada irá fazer com que as placas cerâmicas durem mais – sendo benéfico tanto pela estética quanto pela segurança.

O teste consiste em dispor pequenas esferas de aço em cima do esmalte do revestimento, garantindo que elas não irão se movimentar. Em seguida, o conjunto é disposto dentro de uma máquina que gira em círculos. Quanto mais giros o esmalte suportar, sem que os riscos fiquem visíveis, maior será a sua classificação PEI.

Os revestimentos cerâmicos esmaltados podem ser classificados da seguinte forma:

  • PEI 1: É o tipo mais frágil, com baixa resistência ao atrito e, portanto, indicado especialmente para uso em paredes;
  • PEI 2 – Apesar de um pouco mais resistente, ainda não oferece alto desempenho. Pode ser utilizado em pisos de ambientes com baixo fluxo de pessoas, como residências com poucos moradores;
  • PEI 3 – É um índice de resistência mediano, cuja cerâmica pode ser utilizada tranquilamente dentro de casa. Locais como garagem e áreas externas devem ser evitados – sob risco de manchar ou mesmo quebrar;
  • PEI 4 – Esse tipo de revestimento já pode ser utilizado em áreas com trânsito moderado a alto, incluindo ambientes comerciais;
  • PEI 5 – É o tipo mais resistente e, portanto, é indicado para ambientes com altíssimo fluxo de pessoas e equipamentos, como shoppings e aeroportos, além das áreas externas residenciais, como uma garagem.

Por que PEI alto não é sinônimo de cerâmica de boa qualidade?

É interessante se basear na classificação PEI ao escolher o revestimento para seu projeto. Porém, ter um PEI alto não significa que o material é de qualidade. Ele apenas indica a aplicação mais adequada para cada tipo de cerâmica. 

Um revestimento com PEI 1, por exemplo, pode ter ótima qualidade, desde que aplicado na parede. Caso ele seja utilizado em um piso de alta circulação, irá perder o brilho do esmalte ou mesmo quebrar – afinal, ele não foi pensado para esse fim. Mas na parede, sobre a qual anda no máximo uma formiguinha, o PEI 1 dá conta tranquilamente.

Supercerâmico Grigio Clássico equivalente ao PEI 4
O Supercerâmico Grigio Clássico, da linha Clássica, tem indicações de uso RI, RE e CP. Ou seja, pode ser aplicado em paredes, pisos residenciais e pisos comerciais leves. É o equivalente ao PEI 4. Mais que adequado para o uso no banheiro residencial

Já a cerâmica com PEI 5, no papel, é ideal para ambientes externos, como garagens. Porém, caso ele tenha acabamento polido, ficará escorregadio. Logo, não será de fato bom para esse fim. É preciso garantir que o acabamento do produto é indicado para o ambiente desejado. Somente assim é possível determinar se a cerâmica em questão é adequada a sua necessidade. 

De que forma a Pointer facilitou a escolha dos revestimentos cerâmicos?

É comum confundir PEI com qualidade. Muitas lojas anunciam cerâmica PEI 5 como cerâmica de alta qualidade, induzindo o consumidor a gastar mais para um uso que talvez não seja o indicado para o caso dele.

Para evitar erros, em vez de falar em PEI, a Pointer informa o Local de Uso de todos os seus produtos. Nós fazemos vários testes com as cerâmicas para declarar os locais mais adequados para cada produto, garantindo o uso correto e a durabilidade.

Além disso, todas as cerâmicas da Pointer possuem boa qualidade, com destaque para o Supercerâmico, que é de qualidade superior. Logo, basta escolher a cerâmica adequada de acordo com o Local de Uso.

As definições de Local de Uso são:

1. Revestimento Interno (RI)

É equivalente ao PEI 1. São as cerâmicas que devem ser utilizadas exclusivamente em paredes.

Exemplos de produtos da Pointer RI são as linhas Decora Design e Decora Branco, ambas exclusivas para paredes, inclusive por trazerem muitas vezes relevo.

Lavabo com revestimento cerâmico Pastilha Bossa Mar, na parede, equivalente ao PEI 1. No chão. Classico Branco equivalente ao PEI 4
Pastilha Bossa Mar, da linha Decora Design, tem indicação de uso RI. Ou seja, só pode ser aplicada em paredes. É o equivalente ao PEI 1. Já Classico Branco, da linha Neutra, tem indicação de uso CL, RE e RI. Ou seja, pode ser aplicado em paredes, pisos residenciais e pisos comerciais leves. É o equivalente ao PEI 4. Mais que adequado para o uso no banheiro residencial

2. Residencial (RE)

Pode representar as classificações PEI 2 e PEI 3, para pisos de projetos residenciais. Como é resistente o bastante para pisos, também pode ser aplicado com tranquilidade em paredes.

A maior parte do portfólio Pointer (com exceção das linhas Decora Design e Decora Branco, exclusivas para paredes) tem indicação RE, para piso residencial.

Da linha Clássica, os Supercerâmicos Carrara Statuario 45×90, na parede, e Bianco Gioia 80×80, no piso, possuem indicação de uso CL, RE e RI. Ou seja, podem ser aplicados em paredes, pisos residenciais e pisos comerciais leves. É o equivalente ao PEI 4. Mais que adequado para o uso na cozinha residencial

3. Comercial Leve (CL)

Equivale ao PEI 4, onde há trânsito leve a moderado no ambiente. É indicada para pisos de ambientes comerciais de pequeno porte, como lojas de roupas, pequenos cafés e escritórios. Como é resistente o bastante para pisos, também pode ser aplicado com tranquilidade em paredes.

A maior parte do portfólio Pointer (com exceção das linhas Decora Design e Decora Branco, exclusivas para paredes) tem indicação CL, para piso de ambientes comerciais leves.

Bellini Scala Bianco tem indicação de uso CL, RE e RI. Ou seja, pode ser aplicado em paredes, pisos residenciais e pisos comerciais leves. É o equivalente ao PEI 4. Perfeito para o piso de uma sala de reuniões em um escritório ou escola

4. Comercial Pesado (CP)

Equivalente ao PEI 5, é a que mais resiste a grandes atritos. Na Pointer, destaca-se a linha Infinita, para áreas de alto tráfego, como recepções de prédios comerciais ou grandes escritórios.

Infinita Bege tem indicação de uso CP, RE e RI. Ou seja, pode ser aplicado em paredes, pisos residenciais e pisos comerciais pesados. É o equivalente ao PEI 5. Perfeito para o piso da recepção de um edifício comercial

Agora que você entendeu que PEI alto não é sinônimo de revestimento de qualidade e viu que a Pointer conta com a classificação “Local de Uso”, que é muito mais precisa, escolha uma cerâmica de qualidade para a sua residência ou empresa.

Acesse o nosso site e confira nossos modelos exclusivos e as principais tendências para 2020.