Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

8 dicas para decorar parede de cozinha

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Não é à toa que dizemos que a cozinha é o coração da casa. Afinal, é nesse cômodo que reunimos a família, recebemos os amigos e cozinhamos para quem amamos. Por isso, a decoração deve ser pensada com cuidado. E uma dúvida muito comum é sobre a parede de cozinha.

Escolher os revestimentos para essa área ajuda a melhorar a decoração e também a proteger a parede. Lembre-se que a cozinha é uma área sujeita a umidade, vapor de água, respingos de gordura e de outros líquidos. Por isso, ter um revestimento bonito, mas também que seja fácil de limpar e de manter faz toda a diferença no dia a dia.

Para lhe ajudar, separamos algumas ideias e inspirações para transformar a parede da sua cozinha. Confira!

Como revestir parede de cozinha?

A parede da cozinha pode ser revestida de diferentes formas. Você não precisa revestir toda a parede. Mas existem alguns locais em que isso é muito importante. Como atrás do fogão, próximo à janela e à pia.

Veja as ideias que separamos.

1. Usar revestimento em toda a cozinha

Embora não seja obrigatório, se você quiser revestir todas as paredes da cozinha, trará ainda mais proteção e facilidade no seu dia a dia. Especialmente caso use revestimentos cerâmicos, que são fáceis de manter.

Usar a parede toda revestida pode ser o destaque principal da sua cozinha. Você pode aplicar o mesmo revestimento em todas as paredes, ou brincar com diferentes opções.

Por exemplo, usar um revestimento que reproduz mármore na parte de trás da pia e do fogão e outro que reproduz madeira nas demais paredes. Ou criar uma faixa com revestimento estampado e aplicar revestimento que lembre madeira no restante.

2. Criar uma rodabanca contrastante

Rodabanca é o nome dado à faixa de revestimento sobre a bancada da cozinha, pegando a parede atrás da pia e fogão. Essa é a área mais crítica em uma cozinha e, portanto, que mais deve ser protegida.

Por isso, o mais recomendável é usar revestimento cerâmico na rodabanca, porque ele é capaz de suportar bem a umidade e a água, protegendo melhor a área, além de ser mais fácil de limpar e manter.

Se você tem uma cozinha bem neutra, com armários em cores claras, que tal usar a rodabanca para contrastar? Invista em revestimentos coloridos e alegres para essa área e dê um destaque especial à sua parede.

parede de cozinha

Crie contraste entre a rodabanca, o piso e os armários e deixe sua cozinha mais interessante. Nessa ideia, parede com Ondina Cinza e piso com Vizcaya

3. Deixar sua cozinha clean com um revestimento claro

Outra ideia super em alta é usar os revestimentos claros, tanto para piso como para as paredes. Assim, você pode tanto criar uma cozinha clean, com armários também claros e neutros, como deixar o contraste para os armários de cozinha, em cores vivas.

O mais bacana é que os revestimentos em cores claras ajudam a ampliar visualmente a sua cozinha e a deixá-la mais iluminada. O que é ótimo para cozinhas pequenas ou sem tanta iluminação natural.

parede de cozinha

O revestimento claro é clássico e ajuda a deixar sua cozinha mais ampla e iluminada. Como essa inspiração com Ondina Bege na parede e Tear Avelã no piso

4. Investir em revestimentos cerâmicos + papel de parede

Muitas pessoas não imaginam, mas o papel de parede também pode ser usado na cozinha. Desde que, claro, ele não seja aplicado na rodabanca, mas em paredes que não sofram tanto com umidade, calor e respingos de gordura.

Nesse caso, prefira as versões emborrachadas ou que sejam limpáveis. Você pode combinar o papel de parede com os revestimentos cerâmicos na rodabanca e deixar sua cozinha ainda mais rica.

parede de cozinha

Combine dois revestimentos para um visual mais interessante. Como essa ideia com Ibérica Natural e Ninho na paredes

5. Usar revestimentos que recriam madeira

A madeira é clássica, aconchegante e combina com diferentes estilos decorativos. Mas usá-la nas cozinhas é sempre algo crítico. Porque você precisará investir em tratamentos especiais e, mesmo assim, ainda corre o risco de ela estufar ou estragar em contato com a umidade e o calor.

Por isso, a solução é usar os revestimentos cerâmicos que recriam a madeira. Você encontra opções de diferentes cores e estilos, com reproduções muito fidedignas. Essas peças podem ser aplicadas em diferentes paredes da sua cozinha, trazendo aconchego e sofisticação.

6. Usar revestimentos que recriam mármore

O mármore é um clássico e fica lindíssimo nas cozinhas. Mas como a pedra é porosa, ela absorve líquidos e tende a manchar. Por isso, seu uso não é indicado nas paredes das cozinhas.

A boa notícia é que existem revestimentos que recriam diversos tipos de mármore, inclusive os mais raros, com muita precisão.

Você encontra versões desde os mármores claros até os escuros. E, com isso, consegue adicionar mais charme e requinte à sua cozinha.

parede de cozinha

Revestimentos com relevo deixam sua cozinha mais interessante visualmente. Na imagem, paredes com Polaris e piso com Vizcaya

7. Usar revestimentos em alto relevo

Os revestimentos em alto relevo trazem uma sensação diferenciada, porque apelam para o visual e o tato. Por isso, são muito usados em cozinhas modernas.

Você pode aplicar essa alternativa para criar um contraste na sua rodabanca, tornando-a o ponto focal do ambiente.

8. Apostar em tijolinhos ou revestimentos estampados

Outra forma de adicionar contraste é usando tijolinhos ou revestimentos estampados.

Os tijolinhos são tendência decorativa. Você encontra esses azulejos em diferentes cores e estilos, desde os neutros até os coloridos.

Os revestimentos estampados também são muito versáteis, com estampas para todos os estilos. Eles adicionam um toque mais jovial e irreverente à cozinha, sendo ideais para quem adora ambientes descontraídos e criativos.

parede de cozinha

Revestimentos estampados deixam sua cozinha mais irreverente e criativa, como essa rodabanca com Catavento Azul

Quais as opções da Pointer para a parede da cozinha?

A Pointer conta com diversas opções para transformar a parede da sua cozinha.

Quem deseja criar uma cozinha requintada, com detalhes em mármore, precisa conhecer Zebra, da Linha Clássica. O revestimento recria um lindo mármore com fundo claro e veios em tons fortes. Está disponível nas versões cinza e grafite, para pisos e paredes.

parede de cozinha

Uma cozinha clean é o sonho de muitas pessoas. Nessa ideia, Ondina Cinza cobriu todas as paredes e no piso Tear Branco

Outra possibilidade é Jacquard, da Linha Zeppelin. Ele possui relevo, recriando as tramas complexas e de beleza única do tecido Jacquard, traduzindo a elegância da alta costura para ambientes sofisticados.

Quem adora cor e movimento, vai gostar de Ondina. Uma linha inspirada na beira do mar, no movimento e no ritmo do circuito de Carnaval entre as praias da Barra e Ondina, em Salvador. São várias opções de cores: bege, oliva, cinza e terracota.

Para os amantes da madeira, a Pointer também conta com boas opções. Como Ibérica, que recria as madeiras da Península Ibérica, e Tropicália, com reproduções das madeiras encontradas nas florestas tropicais brasileiras.

E, entre os estampados, destaque para a Linha Cimento, um clássico contemporâneo.

Depois de todas essas dicas, já sabe como decorar a parede de cozinha? Se você quer mais inspirações, siga a Pointer no Instagram e confira nossas ideias para decorar, reformar e transformar ambientes!