Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

4 passos para uma integração de ambientes perfeita

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

O mercado imobiliário sofreu diversas modificações nos últimos anos. As casas e apartamentos estão diminuindo cada vez mais, e as plantas precisam buscar o maior aproveitamento possível da área. Nesse sentido, a integração de ambientes está se tornando uma grande tendência.

É interessante destacar que os cômodos integrados são capazes de dar uma visão mais clara dos espaços, aumentando a sua usabilidade e sofisticação. Em vez de paredes, a divisão pode ser realizada com móveis, pintura, pisos e tapetes, por exemplo.

Contudo, harmonizar esses espaços é um desafio, principalmente por conta da gama de possibilidades que podemos empregar. Ficou interessado no assunto?

Então, continue a leitura deste artigo e veja quatro passos para uma integração de ambientes perfeita. Não perca essa oportunidade!

1. Faça um planejamento

Antes de começar a integração de ambientes, é preciso se planejar. Assim, você consegue determinar tudo o que precisa ser mudado e como será a nova disposição dos cômodos da sua casa.

Se você deseja integrar sala e cozinha, por exemplo, é preciso pensar em alguns aspectos que podem ser prejudiciais, como o cheiro de comida proveniente da cozinha impregnado no sofá da sala.

Além disso, o planejamento prévio ajuda a identificar todos os aspectos que devem ser modificados. Assim, não é necessário fazer nenhum ajuste no contrato com os empreiteiros, por exemplo, e você garante que o resultado vai ficar como o esperado.

Pode ser necessário derrubar alguma parede para realizar a integração de ambientes. Isso vai aumentar a amplitude visual e física do espaço, garantindo conforto e praticidade.

Se você optar por fazer uma reforma, o planejamento é mais urgente ainda. Antes de derrubar uma parede, por exemplo, é preciso se certificar de que ela não tem função estrutural e não é composta por vigas e pilares. Prestar atenção nesse ponto é fundamental para o sucesso das alterações.

2. Leve em conta o cotidiano e as prioridades da sua família

Levar em consideração o cotidiano de cada morador da casa e avaliar suas prioridades é essencial para a realização de uma integração de ambientes eficaz. Com base nessas informações, é possível definir o dimensionamento do mobiliário e dos cômodos, garantindo assim a melhor funcionalidade possível do local — o que inclui a organização e a decoração.

Para ilustrar a influência da integração de ambientes no cotidiano, imagine que você faça suas refeições em casa, junto com toda a família.

A correria do dia a dia e os horários diferentes podem exigir que alguns alimentos sejam preparados enquanto outras pessoas estão comendo, por exemplo. Nesse momento, pode ser de grande valia contar com uma cozinha que seja integrada à sala, concorda? A melhor maneira de fazer essa ligação é uma bancada.

Esse é justamente o tipo mais comum de integração: a cozinha americana. Por ser tão prática, essa tendência está se transformando em um clássico. A sua disposição é responsável por deixar o ambiente aconchegante e trazer a sensação de amplitude tão desejada. Pense nisso!

3. Aposte nos móveis

Os móveis são um ótimo recurso para garantir a integração de ambientes de maneira prática e barata. Eles devem estar dispostos de forma que consigam separar os cômodos sem isolá-los. A utilização de um mobiliário adequado também deve ser levado em consideração para uma boa integração de ambientes.

O uso de móveis para separar um cômodo do outro é uma estratégia clássica e prática. Mas ela só é válida quando há um espaço amplo que precisa ser fragmentado em vários ambientes.

Um grande salão, por exemplo, pode ser dividido por um sofá ou por um aparador, criando dois locais de convivência: uma sala de estar e outra de jantar.

Veja, a seguir, sugestões para o uso de alguns móveis:

Bancadas

As bancadas são comumente encontradas entre a cozinha e a sala de jantar. Elas são estruturas funcionais, que dão apoio a quem está preparando a refeição.

Também servem como espaço para refeições rápidas ou para a degustação de bebidas e petiscos em um encontro informal.

Sofás e aparadores

Muitas pessoas encostam os sofás na parede, mas existem outras formas de dispor essa peça no ambiente. Em espaços maiores, é possível usar a criatividade para encontrar uma solução mais funcional, como já mencionamos. Que tal usar o sofá para gerar a divisão de ambientes?

O principal problema dessa alternativa é que a parte de trás do sofá fica aparente. Se ela não for muito bonita ou estiver desgastada, você pode escondê-la com um aparador. Aproveite para enfeitá-lo com uma coleção de porta-retratos, um vaso de flor e outros objetos de decoração.

O aparador também funciona muito bem sozinho na segmentação de espaços. Nesse caso, é preciso apenas escolher o tamanho ideal, para que ele não fique “perdido” no meio do ambiente.

Sofá dupla face

Esse tipo de móvel nada mais é do que um sofá para cada lado, com uma divisão ao meio. A peça de origem italiana e é uma alternativa incrível para dividir, com sutileza, a sala de estar e o home theater, por exemplo.

4. Escolha os revestimentos com cuidado

A escolha dos revestimentos também é importantíssima para a integração de ambientes. Eles podem ser usados de duas formas.

Você pode aplicar o mesmo revestimento nos locais integrados a fim de trazer sensação de continuidade. Mas também é possível usá-lo o piso para dividir visualmente e criar dois ambientes no mesmo espaço.

Basta escolher revestimentos diferentes, mas que conversem entre si: dois tons parecidos ou o mesmo tom com texturas diversas, por exemplo. Vai depender da sua intenção, do espaço disponível, da funcionalidade dos cômodos e do restante da decoração.

Algumas pessoas preferem pastilhas coloridas, outras preferem pisos de pedra e outras ainda optam por cerâmicas com desenhos. O importante é conferir a qualidade do material e certificar-se que ele é fácil de limpar.

Os revestimentos lisos e com textura, por exemplo, são indicados para pessoas que optaram por armários coloridos ou por uma decoração chamativa, criando um contraste equilibrado.

Assim será possível criar um espaço integrado e bem colorido, ideal para casas com crianças correndo de um lado para o outro. Há também quem prefira um azulejo estampado em um ambiente que tenha móveis e peças neutras.

E aí, gostou do nosso artigo? Então, que tal ver o que é permitido ou não em uma reforma de casa alugada? Não perca!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida