Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Iluminação de LED: onde é possível usar na decoração de casa?

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

A iluminação de LED é uma novidade que somou muito à decoração de residências. Além de permitir combinações com diversas cores de luz e tipos diferentes de lâmpadas, essa solução também se tornou aliada de quem gosta de economia e durabilidade.

E você, quer incluir o LED na iluminação do ambiente? Confira o post e saiba onde é possível aproveitar essa tecnologia!

1. No teto

São inúmeras as possibilidades de incluir o LED no teto da casa. Além da tradicional lâmpada centralizada no cômodo, experimente apostar em modelos que se integram a detalhes do forro.

Nas sancas com acabamento em gesso, as luminárias do tipo spot são ideais porque ocupam pouco espaço e garantem um visual discreto. Áreas maiores do teto podem ser destacadas com uma mangueira de LED, um acessório fácil de instalar e disponível em diversas cores.

Quem tem forro com sanca invertida pode usar a mangueira para preencher a área do vão. O conjunto fica ainda mais bonito quando combinado com plafons de LED, que podem ser pendentes, embutidos ou sobrepostos.

96427-iluminacao-de-led-onde-e-possivel-usar-na-decoracao-de-casa

2. No piso

Se você gostou da ideia de usar spots, saiba que esse tipo de luminária também pode ser aproveitado em pisos internos ou externos. Para isso, é necessário um trabalho de reforma que garanta a instalação adequada e o posicionamento correto dos pontos de luz.

Aqueles que buscam soluções simples para iluminar a casa podem contornar os rodapés dos cômodos com a mangueira de LED. Essa opção é prática porque possibilita a instalação e retirada das luzes rapidamente e sem esforço.

3. No jardim

Jardins externos também merecem um projeto diferenciado de iluminação. As lâmpadas de LED são interessantes para essas áreas porque não esquentam como os modelos tradicionais, evitando que plantas e flores sejam prejudicadas pelo excesso de calor.

Se você tem piscina, que tal dar uma nova aparência à água com o uso de luzes coloridas? Procure modelos de lâmpada LED específicas que possam ser instaladas dentro do reservatório. Se preferir, invista em spots embutidos no piso para contornar toda a borda da piscina.

Nas áreas de jardim e nos canteiros, a iluminação de LED pode ser usada para dar destaque a arbustos e elementos decorativos, como estátuas e fontes. Você pode fazer isso usando refletores com luz direcionada.

Para facilitar o acesso à residência, experimente instalar conjuntos de balizadores de LED ao longo do caminho. Esse tipo de luminária se assemelha a um pequeno poste e por isso ajuda a sinalizar o trajeto à noite.

4. Nos móveis

Já pensou na possibilidade de destacar a mobília da casa com LED? São várias ideias legais que você pode adotar. Uma delas é incluir lâmpadas atrás de painéis para iluminar o ambiente de forma indireta.

Quando for cobrir um móvel, dê preferência às fitas de LED que são achatadas e se encaixam melhor na superfície do que as mangueiras. Para completar o conjunto, você pode manter arandelas presas à parede que sustenta a mobília.

No quarto, procure dispor fitas ou mangueiras embaixo da cômoda ou da cama. Quando combinados com iluminação de LED, os detalhes vazados de sofás ou mesinhas de pallet também criam jogos de luz e sombra muito interessantes.

5. Nos acessórios

A luz de LED não precisa ser usada somente em grandes superfícies e móveis. Em vez disso, tente aproveitá-la para dar ênfase a objetos decorativos e acessórios importantes da casa.

96433-iluminacao-de-led-onde-e-possivel-usar-na-decoracao-de-casa

Com luminárias portáteis e fitas de LED você pode destacar coleções de livros dispostas em prateleiras e estantes, por exemplo. Outra opção é iluminar o fundo de nichos e o contorno de molduras para valorizar espelhos, fotografias e itens pessoais.

A partir dessas ideias, exercite sua própria criatividade para pensar nos pontos que deseja realçar com a iluminação de LED.

Quer mais dicas de decoração para a casa? Siga a Pointer no Facebook e no Instagram!