Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
flores artificiais

Como usar flores artificiais em casa

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Durante muito tempo, as flores artificiais foram consideradas bregas e baratas, mas, com a evolução da tecnologia e da fabricação, já é possível encontrar peças bonitas e bem produzidas.

Escolher esses enfeites não apenas adiciona um toque colorido ao ambiente como também oferece praticidade. Afinal, elas não exigem cuidados especiais, custam menos e ainda garantem sustentabilidade. Versáteis, as flores artificiais podem compor o visual de vários espaços da casa, da sala de estar ao banheiro.

Tem dúvidas sobre como utilizá-las? Então veja nossas dicas e inclua essas flores no seu lar.

Capriche na qualidade do material usado

flores artificiais

Decorar o banheiro é uma tarefa importante e pequenos detalhes pode fazer a diferença no local. A parede revestida com Cardume Cinza, da linha Singular, e o piso revestido com Grigio Clássico, ajudam a deixar o ambiente contemporâneo. As flores roxas contribuem para dar vida e cor no ambiente

Um dos jeitos de conseguir o melhor visual com as flores artificiais é garantir que elas pareçam reais. Evite itens de plástico, com estrutura aparente e pouco acabamento.

É preciso tomar cuidado com a escolha do material. Ele tem que ser de boa qualidade e oferecer uma aparência diferenciada. As flores de silicone, por exemplo, são um pouco mais caras, mas são duráveis e garantem um resultado interessante.

Invista em réplicas fiéis

Além de se preocupar com o material, é preciso que o visual seja uma representação exata do que é encontrado na natureza. Não adianta comprar uma tulipa de silicone se ela tem pétalas azuis que não são achadas na natureza. Da mesma forma, uma rosa com as cores do arco-íris vai entregar de cara que é falsa.

Na hora de adquirir as flores artificiais, opte por aquelas que são parecidas com as de verdade. Observe a cor, o tamanho e o formato das estruturas para fazer uma boa compra. Até as imperfeições são bem-vindas, como padrões aleatórios na coloração das folhas. Assim, a sensação é de ter uma decoração natural e interessante.

Escolha um vaso bonito para as flores artificiais

flores artificiais

Banheiro sofisticado em tons de bege e branco. O piso revestido com Pietra di Basalto Crema, aliado aos objetos e flores brancas, deixam o local aconchegante

Agora que você já sabe selecionar as flores artificiais ideais, é hora de pensar em colocá-las nos ambientes de casa. Um jeito de valorizar esses elementos é com a seleção de vasos sofisticados.

Suculentas artificiais podem ocupar pequenos vasos de cimento, o que tem tudo a ver com a decoração industrial. As flores podem ser dispostas em vasos de porcelana ou vidro, enquanto as pequenas árvores e os arbustos ficam ótimos nos mais robustos.

É viável escolher estampas, cores e texturas que combinem ou que contrastem com a paleta do ambiente. Esse é um bom modo de imprimir personalidade e tornar as flores mais refinadas.

Monte o próprio arranjo com flores diferentes

Para explorar os vasos da melhor maneira, o truque é criar arranjos que chamem a atenção. Com o objetivo de dar dimensão e elaborar algo único, vale misturar diversas espécies de flores e plantas de forma harmônica.

Você pode incluir flores de aparência delicada, como as orquídeas e hortênsias, com galhos de samambaia e outras folhagens. Também é possível juntar copos de leite e rosas, margaridas e peônias, girassóis e suculentas, e assim por diante. Libere a criatividade para montar as composições!

Escolha os ambientes para dispor as flores artificiais

flores artificiais

Sala de estar com parede revestida de Ripa Avelana Ambar, da linha Mediterrânea e piso revestido com Crema Imperial, da linha Clássica, combinam perfeitamente com as flores artificiais na mesa de centro, decorando o ambiente na medida certa

Com o arranjo pronto, é o momento de escolher onde ele deve ser colocado. Na sala de estar, é uma boa pedida incluí-lo na mesa de centro ou no aparador de apoio. O tamanho varia com o espaço disponível no cômodo. Nas salas amplas, os arranjos maiores mantêm a proporcionalidade — e vice-versa.

Também é possível decorar outros pontos da casa, inclusive os que não são adequados para o cultivo de plantas naturais. Em vez de buscar plantas para banheiro, basta usar uma composição do tipo para dar vida ao local. A cozinha, a sala de jantar e até a varanda gourmet podem receber esses tipos de flores.

Os vasos maiores, como os de chão, devem ser posicionados em pontos estratégicos. O canto vazio da sala ou da área externa pode abrigar essa peça, desde que ela não deixe o ambiente visualmente poluído.

Não descuide da manutenção

É verdade que as flores artificiais dispensam o cuidado com plantas, mas ainda é preciso ter atenção com a manutenção para que elas fiquem sempre bonitas.

Com o uso, não deixe de fazer a limpeza e retirar a poeira que se acumula. Prefira usar um pano seco ou materiais neutros e não corrosivos. Siga as dicas do fabricante para não sofrer com manchas ou descoloração, por exemplo.

Se as flores desbotarem ou perderem parte da forma, substitua-as. Assim, é possível ter arranjos sempre bonitos e que combinam com a sua decoração.

Use truques para criar uma boa experiência

flores artificiais

Colocar flores na cozinha traz um ar de natureza para o ambiente. Nesse projeto, a cozinha tem parede revestida de Metrô Calacata Apuano e piso revestido com Calacata Apuano, da linha Clássica

Agregar as flores à decoração de casa não tem a ver apenas com o visual: é algo que se relaciona ao contato com a natureza e ao estímulo dos sentidos. Para usar as versões artificiais do melhor jeito, por que não apostar em uma experiência do tipo?

A atenção aos detalhes se torna indispensável, e alguns truques garantem bons resultados. Se escolher um vaso transparente, por exemplo, adicione água. Você pode pingar umas gotas de essência da espécie da flor na água, transmitindo a sensação de que o arranjo é de flores reais.

Também é válido utilizar musgos, pedras e até terra em outros vasos. Esse é um caminho para criar uma experiência completa e realista, o que favorece o uso desses itens.

Na hora de definir o posicionamento, prefira deixar as plantas não tão perto do alcance das pessoas. Se elas só puderem ver antes de tocar, terão uma impressão ainda mais forte de que são verdadeiras.

Aproveite para ousar

Ao adotar as flores artificiais na sua casa, você não precisa se limitar aos vasos e arranjos. Se quiser, é possível ousar e criar algo único, cheio de personalidade. Já pensou em elaborar o próprio jardim vertical com a ajuda desses produtos?

A dica é selecionar uma parede para dar o destaque e montar a estrutura, que pode ser de arame ou madeira. Depois, escolha folhagens sintéticas, como a costela-de-adão e a samambaia. Complemente com as flores artificiais e crie a sua própria parede verde.

Esse é um ótimo jeito de entrar na tendência do urban jungle sem ter que se preocupar com sistema de drenagem ou quais plantas para ambiente interno são ideais.

As flores artificiais podem dar um charme especial ao seu lar. Considere as dicas que listamos aqui e faça bonito na composição e na aparência dos ambientes da sua casa!

Agora que você já sabe como usar flores artificiais em casa, que tal ficar por dentro de outras dicas de decoração? Veja como os nichos têm ganhado espaço nas casas brasileiras!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida