Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Afinal, quais são as melhores plantas para banheiro?

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Todo mundo sabe que o toalete é o cômodo mais funcional da casa, mas isso não significa que sua decoração deva ser deixada de lado. Uma opção fácil e eficiente é usar plantas para banheiros.

Para tornar seu banheiro mais bonito e agradável, basta ter alguns cuidados simples na hora de escolher a planta e de combiná-la com o ambiente.

Se você quer aprender a fazer isso, veio ao lugar certo. Siga lendo!

O que considerar ao escolher plantas para banheiro?

Para que a espécie possa crescer saudável, ela necessita de dois elementos primordiais: luz do sol e circulação de ar.

Pensando na natureza do banheiro e na escassez de iluminação natural dentro de casa, o ideal é usar espécies que gostam de umidade e luz indireta. Verifique também se vão receber ar vindo de alguma janela ou porta.

Antes de comprar as plantas para o seu banheiro, outro aspecto a levar em consideração é o tamanho das mudas. O ideal é que elas não atrapalhem o movimento das pessoas pelo cômodo.

Com tudo isso em mente, quais são as melhores plantas para banheiro? Veremos a seguir!

Quais espécies são indicadas para decorar o banheiro?

Confira abaixo cinco ótimas sugestões.

1. Suculentas

As suculentas estão entre as plantas mais usadas em decoração nos banheiros. A razão é simples: são pequenas, bonitas e precisam de pouca água. São capazes de viver em ambientes fechados, com luz indireta, sem problemas.

2. Hera-do-diabo

Essa planta não exige grandes cuidados para crescer. Basta deixá-la sem contato direto com a luz do sol e regá-la quando sua terra estiver seca.

Por causa disso, se dá muito bem dentro de casa, inclusive no banheiro, onde suas grandes folhas contribuem muito para a decoração.

3. Espadas-de-são-jorge

Esse modelo pode ser uma boa ideia se o banheiro da sua casa tiver espaço, pois ele fica muito bonito em vasos perto da pia. Mas saiba que necessita de muita luz.

4. Orquídeas

Elas são apaixonadas por umidade e calor — o que pode ser facilmente encontrado no banheiro depois de um banho quente. As orquídeas são excelentes para decorar esse ambiente, em especial por causa das suas lindas e coloridas flores.

5. Tillandsias

Com tamanho reduzido e folhagem fina, as tillandsias são excelentes para uma decoração sofisticada no banheiro. Elas também adoram umidade e luz indireta, então se sentem em casa nesse ambiente.

Como decorar o banheiro com suas plantas e flores

Adornar o banheiro com plantas não significa simplesmente colocá-las ali sem nenhum planejamento. É necessário verificar como esses elementos dialogam com o resto do ambiente a fim de obter uma decoração harmoniosa.

Linha Classica Bianco Gioia

O primeiro ponto é o posicionamento da planta no banheiro. É imprescindível que ela não atrapalhe a locomoção das pessoas nem a funcionalidade do ambiente.

Se a planta for grande, pode ser uma boa ideia colocá-la em um canto ou encostada à pia. Nesse caso, o ideal é combinar o vaso com o mobiliário do ambiente, como o armário ou o espelho.

Já se a muda for pequena, ela pode ser colocada em um vasinho perto do espelho, em cima da pia ou mesmo pendurada no teto, formando um belo jardim suspenso.

Outro elemento essencial é a cor da espécie. Mudas coloridas podem contribuir para um visual alegre e aconchegante, especialmente se aliadas ao revestimento e ao rejunte.

Existem duas estratégias básicas:

  • a primeira é escolher uma cor de rejunte que seja igual à dos revestimentos do banheiro. Assim, esses elementos ficam em segundo plano e as tonalidades da planta assumem o protagonismo;
  • a segunda é optar pelo rejunte da mesma cor das flores e vasos (ou tons complementares) para favorecer a combinação.

Classica Grigio Classico

Seguindo essas dicas, fica fácil escolher as melhores plantas para banheiro e montar um ambiente que seja harmonioso e bonito, além de funcional.

Se você gostou do artigo e deseja ver mais textos desse tipo, curta nossa página no Facebook e fique de olho nas discussões que iniciamos por lá!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida