Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Jardim vertical: o passo a passo para montar um desses

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

 

Já parou para pensar no poder das plantas? Além do enorme potencial decorativo que carregam, elas energizam e enchem de vida qualquer ambiente. É justamente por isso que o verde merece ser acrescentado nas decorações residenciais.

Mesmo em áreas reduzidas, é possível cultivar um belo jardim em casa. Para driblar a falta de espaço, a solução é montar um jardim vertical para chamar de seu. Ele é considerado uma excelente opção para imóveis pequenos, pois deixa o ambiente natural e confortável, além de levar à sua casa todo o frescor que as plantas oferecem.

Ficou interessado no assunto? Então continue lendo e saiba como montar um jardim vertical em nove passos simples.

114162-jardim-vertical-o-passo-a-passo-para-montar-um-desses

Afinal, o que é um jardim vertical e como fazê-lo?

Instalados em áreas externas, na sala de estar, varanda ou até mesmo na cozinha, os jardins verticais nada mais são do que vasos de plantas dispostos em alguma parede da sua casa — verticalmente, como o próprio nome diz.

Eles são ótimas opções para quem tem pouco espaço, mas não abre mão de toda a delicadeza e naturalidade que as plantas podem oferecer.

Existem inúmeras maneiras de fazê-los, desde os elaborados, que necessitam de profissionais especializados ou kits específicos, até os mais práticos e simples, que podem ser construídos por você e têm o mesmo charme.

Com base nisso, resolvemos apresentar neste post o passo a passo de como fazer um jardim vertical encantador em seu lar, para que o espaço seja aproveitado ao máximo e o resultado final seja surpreendente. Vamos lá?

1. Adquira os itens necessários

O primeiro passo para iniciar o jardim vertical é comprar os itens necessários. Você vai precisar de vasos individuais e pequenas jardineiras, uma pequena pá para jardinagem, terra preta adubada, bambu, treliças, chapa de pinus ou MDF para montar o painel, cordas, parafusos, arames para pendurar os vasos etc. Os materiais vão depender do modelo de jardim, mas vamos à lista de itens básicos para a montagem, plantio e manutenção de um jardim vertical simples:

  • vasos variados;
  • arames;
  • cordas;
  • parafusos;
  • buchas;
  • ganchos;
  • painel para pendurar os vasos;
  • mudas e sementes de plantas;
  • terra adubada;
  • pá;
  • tesoura de jardinagem;
  • regador.

2. Separe o material

Com os itens comprados, separe todo o material antes de começar o trabalho, garantindo que tudo seja feito rapidamente, de maneira organizada e sem complicações. Vale destacar que o modo mais prático e fácil de montar o jardim é usar uma treliça, de preferência feita com fibras de bambu. Para prendê-la, use parafusos, buchas e ganchinhos.

3. Escolha a parede

Com todos os itens já separados para a montagem do painel, a próxima etapa consiste em definir a parede onde o jardim será montado. Você pode optar por alguma parte da área externa ou de cômodos internos, como sala de jantar e cozinha.

Prefira paredes lisas e que estejam em evidência, e não se esqueça de conferir o tamanho do local, verificando se cabe o número desejado de vasos. Talvez seja necessário aumentar ou diminuir a quantidade de recipientes de acordo com as dimensões do espaço.

114145-jardim-vertical-o-passo-a-passo-para-montar-um-desses

4. Defina as espécies de plantas

É preciso definir as plantas que serão cultivadas ali. Vale utilizar todos os tipos, como ervas aromáticas, folhagens ou flores — desde que o tamanho da área e dos vasos seja respeitado.

Também é interessante considerar o local que você escolheu para instalar o jardim vertical. Se for dentro de casa, existem algumas espécies que se adaptam melhor, e na cozinha os temperos vão bem! Algumas ervas aromáticas e saborosas que podem ser facilmente cultivadas na janela ou bancada da cozinha são a cebolinha, o orégano, a folha de louro, a salsa e o alecrim.

De modo geral, boas espécies para serem cultivadas em jardins verticais, por serem resistentes e se adaptarem bem em áreas externas, são o hibisco, a petúnia, a lavanda e a pata-de-vaca. Já em jardins verticais instalados na parte de dentro da casa ou apartamento, as melhores escolhas são os cactos, licuala e echeveria.

E já que estamos falando de espécies de plantas, não deixe de conferir o nosso texto com boas opções de plantas decorativas para ambientes internos.

5. Plante as mudas

É chegado o momento de plantar as mudas nos vasos individuais. Faça isso utilizando a pá para colocar a terra adubada e cavar o centro para o plantio da muda ou semente. Cumpra essa etapa sem pressa. Se o seu jardim vertical for uma horta de temperos, lembre-se de colocar etiquetas de identificação para evitar confusões quando for colher as ervas.

6. Instale o painel

Material separado, local devidamente escolhido, espécies definidas, plantas nos vasos, então é hora de instalar o painel. Para isso, fure a parede na altura máxima que você quer que o seu jardim vertical fique. Mas atenção: não deixe muito alto para que a manutenção não seja trabalhosa.

Posteriormente, coloque os parafusos com as buchas, apoie a base de maneira que ela fique resistente e prenda firmemente os ganchos do painel para suportar o peso das plantas.

109536-jardim-vertical-o-passo-a-passo-para-montar-um-desses

7. Posicione os vasos no painel

O ideal para economizar tempo na montagem é adquirir vasos com alças e prendê-los, um a um, com ganchos metálicos ou abraçadeiras. Lembre-se de criar uma harmonia visual e usar técnicas de paisagismo para manter o equilíbrio estético do seu jardim vertical!

8. Capriche na decoração do jardim

Para que o resultado seja surpreendente e harmonioso, a decoração do jardim vertical deve ser impecável. Escolha vasos bonitos, pense na combinação de cores e inclua detalhes interessantes, como cordas de sisal e lâmpadas para dar destaque ao jardim.

Caso você tenha dotes manuais, um jeito criativo de agregar personalidade ao projeto é fazer vasos recicláveis usando latas de alumínio, canos de PVC, caixas de leite e garrafa pet. Criar um painel de pallet também é uma ideia ótima.

Ao montar o jardim vertical, procure integrá-lo à decoração da casa, fazendo com que as plantas dialoguem com o restante do ambiente, incluindo os móveis, paredes, revestimentos e acessórios decorativos.

Para jardins instalados em varadas no estilo tropical, por exemplo, vale a pena plantar columeias, samambaias, asplênios e bromélias. Já para uma sala minimalista e discreta, é recomendável cultivar plantas elegantes, como peperômias e orquídeas.

9. Cuide da manutenção

Depois do jardim montado, não descuide da manutenção. Ela deve ser regular para que as plantas continuem bonitas. Preste atenção à irrigação de água, verificando semanalmente se a terra está seca ou encharcada. Cheque também se as plantas estão adaptadas ao clima. Se não estiverem, substitua algumas espécies.

Faça a adubação com frequência, utilizando, de preferência, produtos orgânicos e naturais, a fim de não prejudicar o solo. Por fim, limpe os vasos, retire ervas daninhas e faça reparos no painel e nos vasos. Se os reparos necessários não forem feitos, o jardim pode acumular bactérias e fungos, o que causa sérios danos à saúde das plantas.

Agora que você já conhece o passo a passo para montar um jardim vertical em sua casa de maneira prática, rápida e fácil, não perca tempo e garanta esse toque especial ao ambiente.

E se você gostou do artigo, que tal curtir a nossa página do Facebook para ter acesso a outros conteúdos exclusivos como este?