Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

5 estratégias para decorar uma casa alugada com criatividade

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Quem mora de aluguel sabe o quanto é difícil adotar novos estilos de decoração sem reformar o imóvel ou quebrar as regras do contrato. Felizmente, alguns truques e soluções foram desenvolvidos especialmente para quem quer quer decorar casa alugada de maneira simples e criativa.

Quer conhecer as possibilidades? Então acompanhe o post com cinco estratégias para colocar em prática!

1. Fixar objetos com fita e velcro

Ganchos, parafusos e pregos são essenciais para pendurar acessórios, certo? O problema é que essas peças também danificam a parede do imóvel, portanto devem ser evitadas em casas alugadas.

Uma alternativa para fixar objetos sem deixar furos na parede é apostar em materiais como o velcro ou fita dupla face resistente. Com eles, é possível pregar porta-retratos, quadros, obras de arte e até fazer uma incrível composição com posters.

2. Dividir espaços sem mudar as paredes

Uma separação discreta de ambientes pode dar uma nova cara ao local de moradia. Felizmente, você pode dividir espaços sem fazer grandes reformas ou criar novas paredes.

A opção mais simples de todas é instalar cortinas de tecido com móbiles entre os cômodos. Existem vários modelos disponíveis, com variação de cores e estampas para combinar com o estilo da decoração.

Outra alternativa bacana é investir nos tradicionais biombos, que podem ser de madeira, ferro ou MDF. Alguns modelos vêm com detalhes vazados que podem servir de suporte para plantas e peças de tecido, como lenços e cachecóis. 

3. Decorar casa alugada usando araras

As araras de roupas são itens funcionais e decorativos que surgiram como uma alternativa aos armários tradicionais. Existem modelos fabricados em alumínio, madeira, bambu e até cano PVC, e a vantagem é que todos esses materiais deixam a peça leve.

Você pode estar usando um conjunto de araras para guardar calças, casacos, vestidos, bolsas e cintos. Algumas até vêm com um suporte na base para dispor calçados ou caixas organizadoras. Na hora de adquirir a sua, dê preferência a modelos portáteis que possam ser levados de um local para outro.

4. Cultivar plantas em pequenos vasos

As plantas trazem frescor e combinam com qualquer estilo decorativo. E uma boa forma de incluí-las em uma casa alugada é investir no cultivo de flores em pequenos vasos. A solução permite que as espécies sejam mantidas sobre os móveis e peitoris das janelas.

Se você não tem tempo para cuidar das mudinhas, que tal pensar em plantas artificiais? Muitas lojas já fornecem modelos bastante realistas que possibilitam a criação de belos arranjos.

5. Mudar o visual do ambiente com tecidos

Investir em diferentes tecidos é uma maneira simples, rápida e econômica de mudar a aparência dos cômodos. Experimente distribuir cortinas, tapetes e passadeiras pela casa ou colocar mantas coloridas e almofadas estampadas sobre os móveis.

A variedade de texturas e tonalidades vai trazer alegria e movimento ao ambiente. E o melhor de tudo é que você pode trocar o estilo sempre que enjoar da composição.

Tome cuidado para que os tecidos escolhidos estejam em equilíbrio com a paleta de cores presente no local. Antes de criar combinações, o ideal é avaliar os tons da pintura e dos materiais que revestem os pisos, forros e paredes da casa.

Apesar das opções de repaginar o imóvel sem obras, saiba que você sempre tem a possibilidade de negociar com o proprietário. Um acordo pode ser feito para que o inquilino faça uma pequena reforma a fim de substituir os revestimentos em troca de um desconto no aluguel, por exemplo.

Negociações desse tipo são interessantes porque beneficiam ambas as partes e permitem decorar casa alugada sem custos adicionais.

Curtiu as dicas do post? Confira também nossas ideias para decorar sem gastar muito!