Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Saiba como usar plantas artificiais na decoração

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

As plantas artificiais para decoração de ambientes são ótimas aliadas de quem quer deixar a casa mais verde com o máximo de praticidade. O problema é que muita gente acredita que esse item decorativo deixa os cômodos com aparência falsa ou carregada de excessos.

Para provar o contrário, reunimos neste post algumas dicas para usar plantas artificiais da forma correta. Acompanhe e saiba como criar belos arranjos!

Procure boas réplicas

O mercado oferece ampla variedade de plantas falsas para garantir que o consumidor encontre réplicas idênticas às espécies de verdade. Quando você for até uma loja, tente sempre comparar detalhes dos modelos artificiais com as características presentes nas flores e folhagens desejadas.

Quanto maior for a semelhança de tamanhos, cores e texturas, maior a chance de manter sua decoraçãode plantas com uma aparência natural. Também fique atento ao acabamento das pétalas, caules e folhas — ele não deve ser grosseiro e nem apresentar pedaços soltos, cortes irregulares ou resquícios de cola.

Avalie o material das plantas artificiais

O material usado na fabricação das plantas artificiais é fator que determina a qualidade dos arranjos. Entre os mais usados, estão tecidos, plástico, EVA e silicone. Este último é vantajoso porque garante uma aparência realista e também é fácil de limpar.

O cuidado deve ser maior com as flores em veludo, já que desbotam rapidamente e deixam a decoração com aparência apagada. Ao comprar plantas com caule, fique com os modelos de arame, para poder dobrá-los e personalizá-los com diferentes formatos.

Considere o estilo decorativo do espaço

Com tantos tipos de plantas artificiais para decoração de ambientes, é preciso cautela na hora de combinar modelos. Por isso, procure sempre adequar as réplicas escolhidas ao estilo do cômodo, para garantir que o visual fique equilibrado. Veja as dicas de uso que separamos para cada área da casa:

Salas

As salas de estar ou jantar costumam ser áreas espaçosas e, por isso, permitem o uso de diferentes arranjos. Uma boa maneira de decorar esse tipo de cômodo é colocar plantas artificiais de grande porte em vasos dispostos no chão. Eles ficam interessantes ao lado de sofás, nos cantos das paredes ou perto do hall de entrada.

Enfeites com folhagens menores também são ideais para compor esse espaço. O ideal é colocá-los em ganchos fixados na parede ou sobre estruturas pendentes, que podem ser de madeira, ferro ou plástico. O tradicional vasinho preenchido com flores continua em alta e valoriza qualquer mesa (de centro ou de jantar).

Agora, se você faz questão de destacar o verde, a dica é compor painéis vegetados com folhagens artificiais. A solução pode ter como base um ripado de madeira ou um biombo vazado. Basta preencher os espaços vazios da estrutura com réplicas das suas plantas preferidas e posicionar o novo painel em um ponto estratégico da sala.

Quartos

Muitas pessoas evitam cultivar plantas naturais no próprio dormitório para evitar sujeira (terra, pólen, folhas secas) e não ter trabalho com a manutenção das mudinhas. Com a possibilidade de usar modelos artificiais, tais problemas são eliminados.

A presença do verde pode criar efeitos incríveis nos quartos de crianças e adultos. Na suíte do casal, por exemplo, você pode montar buquês decorativos com suas plantas artificiais favoritas e distribuí-los sobre o criado-mudo, penteadeira, nicho ou prateleira.

Em dormitórios infantis, pode ser interessante compor pequenos terrários dentro de potes de vidro, tigelas ou até aquários redondos. O mais legal é que os pequenos poderão participar da montagem e não terão trabalho para cuidar das plantas.

Cozinhas

No cantinho destinado ao preparo dos alimentos, nada melhor que aproveitar as plantas artificiais que imitam ervas e temperos. Existem réplicas perfeitas de pimentinha, salsa e outras espécies que combinam muito com o ambiente da cozinha.

Você pode manter as plantas dentro de xícaras, potinhos e vasinhos para distribuí-las sobre a mesa, bancada ou peitoril da janela. Modelos de suculentas também são indicados para esse tipo de arranjo, porque são pequenos e vendidos à unidade.

Se a ideia é compor enfeites maiores, invista em floreiras para agrupar diferentes tipos de folhagens. Depois, você pode fixar vários desses recipientes em uma única parede (formando linhas retas ou diagonais) para criar um jardim vertical personalizado.

Banheiros

Lavabos e banheiros são lugares onde muitas espécies de verdade não se desenvolvem por conta da umidade excessiva e falta de luz natural. Para decorá-los, prefira os modelos que imitam folhagens bem verdinhas e que trazem sensação de frescor.

Réplicas bem-feitas de flores coloridas são perfeitas para dar destaque a esses ambientes. Pegue um modelo de que você goste e disponha-o sobre uma bandeja de alumínio ou inox. Dentro do mesmo recipiente, coloque velas aromáticas, essências ou produtos de higiene que tenham uma embalagem bonita.

Quem tem uma bancada ou gabinete suspenso pode aproveitar a área vazia sob o móvel para compor uma espécie de canteiro artificial. É só escolher vasos baixinhos e preenchê-los com plantas e galhos miúdos.

Escritórios

É muito legal usar plantas artificiais para decoração de ambientes home office. Assim como as naturais, elas deixam o espaço de estudo e trabalho mais leve e permitem agregar um toque de personalidade.

O ambiente de escritório pede arranjos mais simples e delicados, que tenham a ver com o gosto da pessoa que vai permanecer no local. Se você tem dúvidas sobre o tipo de planta, comece apostando em flores com tons de amarelo-forte.

Essa cor estimula o raciocínio e melhora a concentração, o que é ideal para dar um gás nos momentos que exigem foco. Para potencializar esse efeito, mantenha o arranjo sobre a mesa de trabalho ou na parede atrás do computador.

Capriche nos detalhes dos arranjos

As composições com plantas falsas podem ter uma aparência mais natural com a ajuda de alguns detalhes. Para isso, experimente combiná-las com elementos que são facilmente encontrados na natureza, como galhos, raízes, folhas secas e musgos.

Além da adição de materiais orgânicos, você também tem a possibilidade de adquirir essências com aroma semelhante ao das flores utilizadas. Os perfumes podem ser borrifados sobre os arranjos para garantir um ambiente mais agradável e aromatizado.

Escolha o melhor recipiente

O recipiente também faz toda a diferença na hora de decorar a casa com plantas artificiais. Confira diversas opções para escolher aquela que mais combina com o estilo do ambiente:

  • vasos: são os recipientes mais tradicionais e podem ser encontrados em diversos tamanhos. Aposte nos modelos feitos com cerâmica ou inox para obter um toque moderno;
  • jardineiras: as jardineiras ovais ou retangulares são ótimas para fixar arranjos na parede ou em estruturas suspensas;
  • cestas: os modelos feitos em palha são delicados e combinam com arranjos de flores coloridas;
  • potes de vidro: podem ser encontrados nos mais variados formatos e sua transparência é ideal para deixar elementos orgânicos visíveis;
  • bandejas: são recipientes ideais para abrigar flores sem caule e decorar centros de mesas e aparadores;
  • caixas: podem ser modelos de madeira em MDF ou caixotes de frutas reaproveitados da feira.

Se você gosta de coisas diferentes, pode manter suas plantas dentro de jarros, bules e canecas personalizadas. A aplicação de folhagens em molduras e pequenos quadrinhos também é uma opção interessante que se tornou tendência na decoração.

Atenção: os resultados das dicas serão melhores se você fizer a limpeza periódica das plantas artificiais para decoração de ambientes. Esse trabalho é importante para remover poeira acumulada e manter os arranjos sempre com aparência realista. E o melhor de tudo: exige menos tempo e energia do que cuidar de espécies de verdade.

Ficou com vontade de colocar o passo a passo em prática? Para mais dicas práticas, siga a Pointer no Instagram e no Facebook e acompanhe as próximas postagens!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida