Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Estilo urbano: aprenda como decorar sua casa com sofisticação

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Uma das maiores tendências de design de interiores atuais é o estilo urbano: uma decoração funcional, que usa de forma inteligente os objetos, cores e traços cotidianos da vida nas grandes cidades — e que fica perfeita principalmente em apartamentos.

Assim como o industrial, o estilo urbano surgiu em Nova York, quando as edificações que antes tinham funções comerciais e fabris começaram a ser usadas para fins residenciais.

Os lofts, principais representantes desse movimento, são espaços cujos ambientes são definidos pela distribuição de mobiliário, com poucas paredes internas.

Ficou com vontade de investir nesse design tão prático? Acompanhe nossas dicas e traga o estilo urbano para sua vida!

Escolha acabamentos modernos

Escolher revestimentos compatíveis com o estilo é o primeiro passo para conseguir compor ambientes de modo coerente e agradável.

Existem linhas específicas que combinam suas cores, tamanhos e estampas ao conceito da decoração urbana, formando a base perfeita para receber os demais elementos.

Cores claras ou escuras, polimento e tipos de materiais variam de acordo com os gostos pessoais dos futuros usuários dos espaços, de modo que não existe certo ou errado. Afinal, o estilo urbano fica excelente tanto com pisos que reproduzem a aparência da madeira quanto com os de aspecto cimentício, por exemplo.

As diferenças entre as opções de acabamento definem as ligeiras variações de estilo, como contrastes de cores, se o ambiente será mais masculino ou feminino, entre outras preferências particulares.

Prefira cores sóbrias

O branco, o preto e o cinza são os tons característicos dessa vertente. Eles formam uma base neutra e trazem a atmosfera das paisagens urbanas, deixando a casa elegante e moderna.

Esses tons podem ser aplicados de várias maneiras: por meio da pintura das paredes, nos revestimentos e no mobiliário.

O importante é coordenar o uso das tonalidades escuras de modo a evitar que o espaço fique visualmente monótono ou sombrio. Além disso, as cores claras, combinadas à iluminação natural ou artificial, ajudam a “abrir” os ambientes.

E se você faz questão de outras cores, aposte no azul, laranja, vermelho e amarelo, tons ideais para trazer contrastes divertidos e marcantes.

Aproveite os eletrodomésticos na decoração

Os utensílios domésticos recebem muito destaque no estilo urbano, especialmente na cozinha. Procure adquirir eletrodomésticos que combinem entre si e mantenha-os à mostra sobre as bancadas, reforçando o bom uso dos espaços. Esse caráter funcional ajuda a resgatar a identidade histórica do design urbano.

Se puder, aposente os tradicionais utensílios brancos e prefira tons metálicos, vermelhos, pretos ou até cores mais brilhantes, como o amarelo e o azul. O contraste traz modernidade ao espaço e lembra a diversidade das vitrines e fachadas características da vida cosmopolita.

Mantenha componentes estruturais aparentes

O estilo urbano tem muito em comum com o industrial. A valorização de componentes estruturais é um dos traços fundamentais de ambos: tijolos aparentes, ferros, pilares, vigas em concreto e conduítes à mostra são os elementos que dão toda a atmosfera simultaneamente rústica e sofisticada.

Ainda que o seu apartamento ou casa não seja um loft que já conte com esses componentes aparentes prontos, é sempre possível recriá-los.

Para isso, use revestimentos de visual rústico, instale um sistema de iluminação artificial com trilhos e, se possível, faça pequenas alterações na distribuição de paredes, para deixar o ambiente mais fluido — desde que isso não prejudique a estrutura da edificação.

Invista em elementos decorativos estratégicos

A arte, as placas e os grafismos estão muito presentes nas ruas das grandes metrópoles, tanto brasileiras quanto estrangeiras. Portanto, quadros, fotos e pinturas criativas são soluções incríveis para quebrar a frieza das cores sóbrias.

Para arrematar uma decoração em estilo urbano, uma boa ideia é apostar em fotografias de pontos turísticos, ilustrações, mapas ou reproduções icônicas de arte de rua. Os adesivos de parede, as coleções de souvenir de viagem e as placas com nomes de bairros ou cidades também são excelentes opções.

Pronto para deixar sua casa ainda mais linda com esse estilo? Aproveite para visitar o site da Pointer e conhecer a linha de produtos Urbana!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida