Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
cores para quarto de criança

Cores para quarto de criança: como fugir do rosa e azul?

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

O mundo das cores é muito amplo e cada tonalidade tem o poder de influenciar o nosso cotidiano. Com as crianças, seres em desenvolvimento, esse poder é ainda mais intenso. Por isso, escolher cores para quarto infantil é algo bem significativo.

Rosa para meninas e azul para meninos são clássicos e não há nada de errado com essas escolhas. Porém, tratá-las como as únicas pode ser limitador. Por que ficar no básico quando há tantas cores no mundo? É possível ousar mais, seja para atender aos desejos de crianças e famílias menos tradicionais ou para criar uma decoração surpreendente.

Continue a leitura e veja outras opções de cores para os pequenos.

Tons neutros são atemporais

cores para quarto de criança

Escolher tons neutros para o quarto do bebê é uma excelente opção, pois deixa o ambiente clássico, podendo acompanhar o seu filho desde a infância até a juventude. A parede revestida de Clássico Branco é a escolha ideal para esse espaço

Os tons neutros sempre são uma aposta segura, pois dão aos ambientes um clima clássico e atemporal, que pode acompanhar o seu filho desde a infância até a juventude, sendo preciso trocar poucos detalhes na decoração ao longo dos anos.

A predominância do branco e do bege também é ótima para promover um ambiente calmo, que proporcione boas noites de sono – o que é especialmente importante para os bebês. Junto a um projeto de iluminação bem elaborado, que combine luz geral indireta e luminárias decorativas, o espaço fica ainda mais encantador.

Para uma atmosfera mais lúdica e divertida, é importante apostar nos detalhes coloridos, em objetos e brinquedos para compor com as superfícies brancas, beges e acinzentadas. Os temais mais apreciados costumam ser unicórnios, sereias, super heróis ou animais.

Azul claro para bebês

cores para quarto de criança

O azul claro é uma cor que transmite tranquilidade para os bebês. Essa cor pode ser utilizada tanto no quarto de meninos quanto no de meninas. O piso revestido de Clube Social torna o ambiente claro e harmonioso

É uma das cores mais indicadas para proporcionar tranquilidade aos bebês. Isso se deve ao fato de remeter a elementos naturais conhecidos por suas características calmantes, como o céu diurno e a água.

O azul claro pode atravessar os mais variados estilos decorativos. Combinado a móveis decorados, laços e estampas florais pequenas, forma uma decoração bastante provençal. Por outro lado, quando misturado a estampas geométricas, como listras ou chevron, o ambiente fica muito moderno.

Para pais que preferem ser surpreendidos pelo gênero do bebê no momento do nascimento, uma sugestão interessante é fazer uma decoração com tema de nuvens ou praia, que é neutro e serve muito bem tanto para meninos quanto para meninas.

Azul-turquesa para meninos e meninas

cores para quarto de criança

O azul turquesa combina muito bem para meninas e meninos. Essa é uma cor que traz alegria para o ambiente. O piso revestido de Clássico Branco, deixa a cor da parede com mais destaque e vibrante

O azul-turquesa é uma cor muito especial, que, ao mesmo tempo, funciona para aquecer e acalmar um ambiente. Durante o dia, quando recebe luz natural, a cor tem um brilho energizante, que motiva a ter mais animação para estudos e brincadeiras.

Já durante a noite, sob a influência da iluminação artificial, o turquesa se torna mais calmante, ajudando a desacelerar a personalidade naturalmente agitada das crianças e adolescentes.

Para quartos femininos ou masculinos, a cor combina muito bem, por exemplo, com o branco e com tons amadeirados claros em revestimentos de piso e no mobiliário, mantendo o ambiente claro e uniforme. Já para crianças maiores, unir o turquesa com cinza é uma ótima estratégia para ter uma decoração duradoura.

Cor + estampa

cores para quarto de criança

Revestir a parede de Mônaco Nude é uma ótima opção para quarto dos jovens. Nessa fase da vida, eles gostam de evidenciar sua originalidade até mesmo na decoração

Azulejos coloridos no quarto? Isso mesmo! Os adolescentes, em especial, gostam de evidenciar sua originalidade até na decoração. Então, por que não utilizar ladrilhos hidráulicos ou azulejos em formatos e cores diferentes?

Assim como em qualquer outro ambiente, é essencial dosar a quantidade de azulejos utilizados. Afinal, o objetivo é compor um espaço irreverente e fora do comum, mas nunca visualmente confuso e desconfortável para o dia a dia.

Boas ideias são aplicar os azulejos como cabeceira, em volta da cama ou, ainda, escolher uma parede de destaque para aplicar os ladrilhos. Outra solução criativa e diferente é formar um painel de TV com os azulejos estampados, compondo com uma bancada logo abaixo e prateleiras ou nichos em tons claros.

Branco com toques de madeira se adapta a várias idades

cores para quarto de criança

O quarto de criança branco é uma escolha segura. Os móveis em madeira e o piso revestido com Avelana Champagne, da linha Mediterrânea, aquece o ambiente visualmente

Base branca com mobiliário de madeira para quarto de criança pode parecer muito monótono, mas, rapidamente, podemos perceber seu valor, tanto em quartos mais compactos quanto nos mais amplos.

O branco ajuda a espalhar a claridade – tanto natural quanto artificial – pelo ambiente, transmitindo uma sensação de amplitude e tranquilidade. Já os tons de madeira — seja no piso, seja no mobiliário — vêm para aquecer visualmente o ambiente, por vezes trazendo um toque de rusticidade ou de contemporaneidade, dependendo dos formatos e estilos das peças.

Essa combinação de cores também é capaz de atravessar várias fases do seu filho, fazendo com que a troca de poucos itens seja suficiente para harmonizar com o momento de vida das crianças e jovens.

Cinza é uma cor urbana, ideal para quartos de adolescentes

cores para quarto de criança

Escolher a cor cinza para o quarto de adolescentes é uma boa ideia, por ser uma cor neutra e, ao mesmo, tempo marcante. O piso revestido de Metropolitan Cinza traz urbanidade para a decoração, o que é ideal para essa faixa etária

Adolescentes gostam de espaços marcantes, que traduzam sua personalidade. Seja qual for o estilo do seu filho ou da sua filha, os tons de cinza são excelentes para usar no quarto, uma vez que, por serem relativamente neutros, permitem uma gama de combinações muito grande.

Cinza e amarelo, por exemplo, é uma dupla muito característica, de movimento e dinamismo. Isso porque o cinza traz a ideia das edificações espalhadas pela cidade, enquanto o amarelo remete à luz do sol (e até mesmo à luz artificial à noite), além de outros elementos naturais. Acrescentar ainda a madeira terá um resultado maravilhoso.

Já a combinação de cinza, rosa e branco imprime ao ambiente uma atmosfera um pouco mais feminina e romântica em meio à agitação urbana, remetendo ao estilo escandinavo, grande tendência da atualidade. O rosa milennial, vale lembrar, chegou com força total em 2016 e desde então se tornou uma das cores preferidas para a decoração.

Por sua vez, o cinza com azul, laranja ou verde ficam interessantes pois colocam em oposição tons que remetem, de um lado, a natureza, e, do outro, os núcleos urbanos cheios de concreto. Para enriquecer ainda mais o ambiente, letreiros neon, quadros, almofadas e souvenires de viagem são muito bem-vindos!

Com um pouco de pesquisa — e, por que não, com a ajuda de seu filho — é totalmente possível escolher cores para quarto de criança que saiam do convencional e compor uma decoração criativa, divertida e cheia de personalidade.

Certamente ficou bem mais fácil optar por tonalidades diferentes agora que você conheceu nossas sugestões, não é? Para não errar, vale perguntar aos pequenos sobre o que eles mais gostam!

O que achou sobre as dicas de cores para quarto de criança? Para ficar sempre por dentro de nossos conteúdos e receber novidades diretamente no seu e-mail, assine a nossa newsletter!