Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
férias de julho

Brincadeiras e diversão em casa: 7 ideias para aproveitar as férias de julho

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

As férias de julho estão chegando e, nesse período, é comum que muitos pais não saibam o que fazer com o tempo livre das crianças. Mas garantimos que existem diversas opções criativas para aproveitar o tempo com os pequenos sem precisar sair de casa.

O que fazer para que as crianças aproveitem ao máximo as férias de forma divertida e produtiva, bem longe das telas? Quer conhecer algumas brincadeiras que você pode desenvolver com elas nas férias de julho? Boa leitura!

1. Teatro de fantoches

férias de julho

Crianças se divertindo com teatro de fantoches explorando a criatividade

O objetivo dessa atividade é garantir momentos de interação entre os pais e as crianças, além de desenvolver a criatividade e a habilidade de se expressar. Para que essa brincadeira seja completa e divertida, você pode se inspirar em algumas ideias para tornar o momento mais especial e proveitoso.

1.1. Inspire-se nos livros favoritos das crianças

Sabe aqueles livros que você já leu várias vezes para os pequenos e que eles adoram? O que acha de contá-los de forma diferente? Para isso, use os personagens do teatro e faça uma adaptação da história. Tenha certeza de que, dessa forma, as crianças vão ficar entusiasmadas para interagir com o espetáculo.

1.2. Improvise e use a criatividade

É muito interessante se inspirar em uma história, mas é fundamental não se limitar a ela. Então, brinque bastante e improvise durante a apresentação, pois isso vai despertar o interesse da meninada e tornar tudo mais engraçado e divertido. Aproveite também a interação dos pequenos para dar novos rumos à história.

1.3. Traga a realidade das crianças para a história

Já pensou em fazer com que os personagens sejam pessoas da família e que o cenário seja a escola ou a casa, por exemplo? Essa é uma excelente ideia, pois, ao trazer elementos que fazem parte da realidade das crianças para a história, elas acabam se identificando e, assim, ficando mais interessadas.

2. Leitura de histórias

férias de julho

Ler história para os filhos é uma ótima oportunidade para as crianças aprenderem coisas novas

Ler é uma ótima oportunidade de aprender, além de ser muito saudável para as crianças. Nesse momento, procure intercalar as funções: uma hora, deixe que os filhos façam (ou, pelo menos, tentem fazer) a leitura.

De alguma forma, se tira aprendizado e se pratica a leitura, prestando bastante atenção no que está sendo contado. Varie entre formatos e gêneros de livros e converse com as crianças sobre os temas abordados, fazendo interpretações juntos. Esse deve ser um momento prazeroso e inesquecível tanto para você quanto para elas.

3. Argila e papel machê

férias de julho

Fazer esculturas de argila é uma ótima oportunidade para as crianças desenvolverem a criatividade

Essa diversão pode fazer muita sujeira, mas os pequenos adoram. Criar esculturas de papel machê e mexer com argila são atividades que desenvolvem a criatividade das crianças, gerando bastante envolvimento.

Uma dica é criar decorações ou lembranças para a casa, por exemplo. No momento da organização, procure envolver os filhos nas tarefas de limpeza para que aprendam a manter a ordem depois das brincadeiras.

4. Cozinhar juntos

férias de julho

Levar as crianças para a cozinha é uma ótima opção de diversão nas férias, além de ser uma oportunidade para ensiná-las a ajudar na organização e limpeza do espaço

Outra atividade que pode dar um pouco de trabalho, mas que vale muito a pena, é levar as crianças para a cozinha. Vocês podem fazer as comidas favoritas e inventar novas receitas. Algumas dicas para que vocês façam juntos são: sorvetes, bolos, docinhos, salgados e muito mais. Ah! Não se esqueça de colocá-las para ajudar na limpeza.

Confira duas receitas de doces fáceis que as crianças podem fazer sob supervisão dos adultos.

Bolo de cenoura com calda de chocolate

  • 3 cenouras picadas
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 3 ovos
  • 1/3 de xícara (chá) de leite
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 caixa de creme de leite
  • Óleo e farinha de trigo para untar
  • 250 g de chocolate meio amargo picado
  • Chocolate granulado a gosto

Para o preparo, bata os ovos, cenouras, leite, óleo e açúcar até que a mistura fique homogênea. Depois, transfira para uma tigela, acrescente fermento e farinha e misture. Em seguida, distribua a massa em forminhas enfarinhadas e untadas.

Leve ao forno médio e deixe dourar e, depois, é só deixar esfriar e desenformar. Derreta, então, o chocolate e misture o creme de leite. Espalhe sobre os bolinhos e decore com chocolate granulado ou como você e as crianças acharem mais legal.

Milkshake de chocolate crocante

  • 5 bolas de sorvete de chocolate
  • 3 xícaras (chá) de leite gelado
  • 4 colheres (sopa) de achocolatado em flocos
  • Calda para sorvete sabor chocolate para decorar
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de chantili pronto para cobrir
  • Chocolate granulado e achocolatado em flocos para decorar

Para preparar, bata o sorvete, metade do achocolatado e o leite no liquidificador até que fique homogêneo. Misture o achocolatado que sobrou com uma colher. Decore dois copos com calda para sorvete e coloque a mistura. A decoração com granulado e chantili provavelmente será a parte mais divertida para a meninada.

5. Piquenique

férias de julho

Piquenique é ótimo para convidar os colegas e se divertir nas férias

Uma ótima ideia é fazer um piquenique sem precisar sair de casa. Como? Aproveitando um espaço no quintal ou até mesmo em algum cômodo espaçoso da casa. Lembrando que, para essa atividade, é interessante convidar os colegas das crianças. Escolha um lugar bem legal, convide os amigos para preparar os lanches, separe uma toalha grande e garanta uma tarde incrível com a turminha.

Uma boa dica para otimizar o tempo e economizar é pedir para que os pais das crianças convidadas preparem algo gostoso para o piquenique. Assim, cada uma leva um prato para ser dividido entre todos. No dia, lembre-se de aproveitar bastante a câmera para registrar os momentos divertidos dessa brincadeira.

6. Cabaninha

férias de julho

Fazer cabaninha com os amigos é uma forma de diversão nas férias, as crianças têm aproveitado bastante essa brincadeira

Fazer uma cabaninha com as crianças é uma ótima forma de divertir, pois elas adoram. Pode ser em qualquer cômodo da casa. O importante é que todos participem e aproveitem a brincadeira!

Quem nunca se rendeu às cabanas feitas de panos e prendedores de roupa na infância? Aquelas feitas debaixo da mesa ou atrás da cama? Nos dias de hoje, é possível criar o ambiente dessa brincadeira com mais facilidade, pois há muitas alternativas prontas para montar e que ocupam pouco espaço, além de decorar o ambiente. Aproveite para montar junto com os pequenos e se divertir bastante!

7. Festinha com outras crianças

férias de julho

Festa temática de super-herói é uma boa ideia para os filhos se divertirem com os amigos

Uma boa ideia é fazer uma festa temática com os amigos. Organizar uma festa pode levar certo tempo e exigir dedicação, mas o importante é que as crianças vão adorar, principalmente se tudo sair da forma como imaginavam.

Os temas podem ser diversos. Alguns exemplos são: festa dos desenhos animados, festa do pijama, festa de super-heróis e muitos outros. Procure envolver a criançada nas atividades de preparar as comidas, na decoração e na hora de convidar os colegas.

Crianças geralmente gostam de lanches rápidos. Uma dica é investir em sanduíches pequenos, de sabores variados que agradam a todos. Faça, antes de tudo, uma estimativa de quantas crianças estarão presentes na festa.

Para deixar tudo mais prático, prepare ou encomende as coisas com antecedência para não deixar falta nada. Com tudo pronto, você só vai precisar receber a criançada e deixar a festa acontecer.

Com certeza, essas brincadeiras vão deixar as férias de julho mais agradáveis, ficando gravadas na memória das crianças como os melhores dias.

Gostou dessas ideias de brincadeiras para as férias de julho? Então, veja também 7 dicas criativas de como montar um espaço kids em casa!