Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Piso com brilho, o mate e externo: qual a melhor opção para cada ambiente?

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

“Piso brilhante ou mate? Qual ficaria melhor na minha casa?” Essa é uma das dúvidas mais frequentes dos clientes no momento de escolher acabamentos para a sua construção ou reforma. Afinal, cada modelo oferece vantagens únicas.

A atenção durante esse processo é decisiva, uma vez que os diferentes espaços de uma residência contam com restrições não apenas estéticas, mas principalmente técnicas e de segurança.

Para acabar com a sua dúvida, acompanhe nosso post e saiba quais são as diferenças entre pisos com brilho, mate ou externo e onde usar cada um. Boa leitura!​

Qual é a diferença entre piso brilhante ou mate?

O nível de brilho de uma peça cerâmica é uma das características mais fáceis e rápidas de perceber, pelo visual e pelo destaque que a informação recebe nos manuais e nas embalagens dos produtos.

Brilho

Normalmente recebe diferentes nomenclaturas, de acordo com cada fabricante. No entanto, em essência, é um piso cerâmico cujo alto brilho independe da cor ou de demais traços marcantes.

As principais vantagens dos pisos brilhantes são:

  • facilidade na limpeza: o esmalte brilhante confere uma textura lisa ao revestimento, impedindo o acúmulo de sujeira e o surgimento de manchas;
  • alta refletividade: o aspecto espelhado das peças contribui para a difusão da iluminação natural ou artificial pelo ambiente, transmitindo leveza;
  • sensação de sofisticação: são bastante vinculados a um design de aparência elegante, apesar de ser uma impressão mais subjetiva — afinal, vários consumidores têm a sensação de sofisticação com os pisos mate, por exemplo.

Quanto às desvantagens, temos:

  • possibilidade de acidentes: o contato com água deixa o piso ainda mais liso, podendo causar escorregões e acidentes quando aplicados em áreas molhadas da casa;
  • refletividade: sim, também pode ser desvantagem! O efeito brilhante das placas pode carregar o visual do ambiente.

Na limpeza, é necessário tomar cuidado e não usar produtos como ácidos, sabão em pó ou ceras, além de escovas ásperas. Prefira as substâncias não abrasivas — como detergentes neutros, saponáceos cremosos ou de cloro ativo — diluídas em água e panos úmidos na higienização.

Mate

Os pisos mate, também conhecidos por “acetinados”, não recebem a camada de esmalte brilhante, permanecendo com um acabamento mais natural, que varia desde o visual acetinado até o completamente fosco. O efeito não é tão “seco” quanto nos modelos externos, mas a textura é sem rugosidades.

Os benefícios dos pisos mate são:

  • acabamento elegante: o visual natural traz um aspecto moderno, com conforto visual e sensação de aconchego sem perder a sofisticação;
  • aspecto clean: o design final dos cômodos não fica com excesso de informações, oferecendo conforto visual;
  • maior segurança: os pisos acetinados não são tão escorregadios quanto os brilhantes quando entram em contato com líquidos;
  • danos pouco aparentes: apesar de ser bastante difícil danificar as peças, caso ocorram os arranhões, são muito menos perceptíveis.

Já as limitações são:

  • praticamente não existe limitação para o uso desse tipo de piso. Mas uma restrição importante é que ele não pode ser utilizado em áreas externas das residências.

O processo de limpeza é semelhante ao das cerâmicas brilhantes: bastam produtos neutros, panos úmidos e vassouras para remoção dos resíduos.

Externo

Os revestimentos desse tipo apresentam maior rugosidade, sem nenhum brilho. São as peças cujo design se assemelha aos materiais naturais mais rústicos nas linhas que reproduzem sua aparência — especialmente a madeira e pedras, com suas diversas cores e traços marcantes.

Os pontos positivos dos pisos externos são:

  • resistência ao escorregamento: a aspereza característica desses pisos oferece segurança, reduzindo a derrapagem de pés ou sapatos durante o caminhar;
  • multiplicidade de efeitos: assim como os pisos mate, o design das peças permite atingir vários estilos, desde os modernos até os rústicos;
  • baixa absorção de água: mesmo na ausência do esmalte brilhoso, não requer impermeabilização das placas, apenas nos rejuntes.

Já entre os pontos negativos, temos:

  • surgimento de manchas: a frequente exposição a intempéries — chuvas, incidência solar, poeira — causa o surgimento de algumas manchas em longo prazo;
  • limpeza exigente: a remoção dos resíduos mais resistentes pode ser feita com detergentes neutros e saponáceos. No entanto, demanda maior fricção ou a utilização de equipamentos específicos — com jato de água, por exemplo.

Evite ao máximo o contato com produtos limpa-pedras ou aqueles específicos para realçar o brilho. Além disso, prefira vassoura e escova de cerdas macias para a limpeza rotineira.

Onde posso instalar cada modelo?

De maneira geral, os pisos brilhantes são os mais utilizados em cômodos interiores secos, tanto os sociais quanto os íntimos: salasquartos, circulações comuns de condomínios, salões de festa, cozinhas, entre outros.

Por motivos de segurança, devido à textura extremamente lisa, são contraindicados em espaços de contato ocasional ou constante com água, como as lavanderias e banheiros.

Já os pisos acetinados, por oferecerem atrito maior, podem ser instalados com segurança em locais úmidos, ao mesmo tempo em que proporcionam um design igualmente bonito nos demais cômodos.

Já os externos são perfeitos para ambientes de lazer em geral, como as áreas gourmet externas e ao redor de piscinas.

Quais outras características influenciam o design?

Há outros fatores que influenciam no resultado do projeto.

Tamanho

Os grandes formatos têm ganhado cada vez mais espaço nos projetos de arquitetura de interiores. Isso porque, em comparação aos revestimentos tradicionais, suas dimensões maiores exigem menos rejuntes, que são os responsáveis pelas divisões visuais em um piso. Assim, proporcionam sensação de amplitude.

Essa característica é vantajosa para locais grandes, mas é ainda mais especial para aqueles compactos. Afinal, ao contrário do que se costumava acreditar, os acabamentos em grandes dimensões também têm um resultado incrível em casas ou apartamentos pequenos, inclusive em banheiros.

Cor

As cores das placas são de grande influência no ambiente final, uma vez que os revestimentos ocupam as maiores superfícies e acabam por direcionar toda a decoração.

Dessa maneira, é essencial pensar na tonalidade desde o começo do processo projetual, considerando os gostos pessoais e o estilo desejado.

Não existe certo ou errado: o importante é manter o estilo desejado, seja rústico, seja moderno. Além disso, é fundamental usar a cor de rejuntamento mais próxima possível à dos revestimentos em si, para reforçar a uniformidade.

Retificado versus bold

As peças com bordas retificadas exigem juntas mínimas, de cerca de 1,5mm, enquanto as convencionais de acabamento bold precisam de 5mm entre cada placa. Portanto, o processo de retificação também contribui para um resultado mais homogêneo.

Custo-benefício

Vários fatores intervêm nos custos de cada piso brilhante ou mate. Os principais são: composição, tamanho e finalização das peças.

De maneira geral, os revestimentos em grandes formatos e retificados costumam ser onerosos, enquanto as cerâmicas em dimensões convencionais de acabamento bold são mais acessíveis. Assim, o valor do investimento corresponde ao recurso disponível e ao padrão desejado pelo proprietário.

A Pointer tem uma variedade incrível de revestimentos cerâmicos de piso com brilho ou mate, que se encaixam em diferentes orçamentos e gostos pessoais. Para conhecer mais sobre os nossos produtos e saber onde adquiri-los, entre em contato conosco!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida