Na hora de construir ou reformar, é muito comum preferir cerâmica para banheiro. Isso porque o material tem boa relação entre custo e benefício, além de ser resistente e durável.
Contudo, além de conhecer os benefícios da cerâmica para banheiro, também é necessário entender o tipo ideal para esse ambiente.
Pensando nisso, reunimos as principais informações sobre cerâmica para banheiro, que você confere na sequência!
Por que usar cerâmica no banheiro?
Banheiro todo em cerâmica com paredes Ondina Bege, da linha Ondina, e piso Ilheus Canela, da linha Tropicalia
Você já deve ter reparado que a cerâmica para banheiro é quase uma unanimidade. Isso não é à toa.
Esse é um material com muita qualidade e características perfeitas para a aplicação em áreas úmidas.
Para você entender melhor, separamos as principais vantagens da cerâmica para banheiro nas linhas a seguir:
- Fácil de limpar, pois não requer nenhum produto específico ou esforço. Basta usar uma vassoura macia e passar pano umedecido em água. Para o box, é possível usar detergente neutro, por exemplo.
- Durável, a troca da cerâmica para banheiro geralmente acontece quando os moradores querem dar uma cara nova para o espaço. Isso porque ela não costuma quebrar ou rachar ao longo do tempo.
- Mais sustentável que materiais naturais, uma vez que a produção da cerâmica para banheiro agride menos o meio ambiente do que a extração de mármore ou pedra, por exemplo.
- Variedade de cores, tamanhos e formatos permite escolher a cerâmica para banheiro que mais combine com o estilo de decoração escolhido para o ambiente.
- Resistente a fungos e a bactérias, o que ajuda a manter o ambiente limpo e saudável. Afinal, é um espaço úmido e geralmente pequeno.
- É impermeável, ou seja, não deixa que a água passe para as paredes, evitando problemas como umidade.
- Fácil de instalar, além da mão de obra especializada ser abundante em todo o Brasil.
- Bom custo-benefício, sobretudo com relação a outros materiais naturais.
Como escolher cerâmica para banheiro?
Como vimos, a cerâmica para banheiro é mesmo a melhor opção para revestir esse espaço. Porém, na hora de comprar o material, você vai se deparar com diversas opções.
São cores, formatos, acabamentos e bordas de diferentes tipos, o que pode gerar algumas dúvidas. Acompanhe a leitura para entender como fazer a escolha certa!
1. Piso cerâmico para banheiro requer atenção especial
Piso Zeppelin Navy em combinação com parede Grid Grey, ambos da linha Zeppelin
Por ser um ambiente molhado – principalmente o box do banheiro -, é muito importante ter atenção na hora de escolher o piso cerâmico.
Afinal, se ele for escorregadio, pode favorecer acidentes como escorregões e quedas. O que pode ser muito perigoso, sobretudo para casas com crianças, idosos ou pessoas com mobilidade reduzida.
Portanto, na hora de escolher o piso cerâmico para banheiro, fique de olho no tipo de acabamento e na indicação do fabricante.
Geralmente, a recomendação é que se use revestimento com acabamento natural ou mate no banheiro. Esse é um tipo de cerâmica que tem propriedades antiderrapantes, o que ajuda a evitar acidentes.
2. Cores claras ajudam a ampliar o banheiro
Outra dica na hora de escolher a cerâmica para banheiro é preferir tons claros. Principalmente para o piso.
Isso porque vai facilitar na hora de enxergar tanto sujeira quanto detritos que possam causar acidentes durante o banho.
Além disso, o piso em cores claras ajuda a ampliar o espaço. Isso é bom, já que grande parte dos banheiros tem tamanho reduzido.
Sem falar que as tonalidades como branco e bege deixam o ambiente mais iluminado, ajudando a clarear quando não houver janela, ou a luz natural for pouca.
Outro ponto positivo é que tons claros e neutros nunca saem de moda, ajudando a manter a decoração do banheiro sempre atual.
3. Aposte na personalização com a cerâmica para banheiro
E que tal escolher uma cerâmica para banheiro cheia de estilo e personalidade? Na dica anterior, por exemplo, o piso pode ter algum tipo de estampa, apesar de ser claro.
Além disso, a cerâmica para banheiro pode ser aplicada de diferentes formas na parede do ambiente, levando mais charme e elegância.
Dá para escolher pastilhas ou mesmo grandes formatos. São muitas as opções, e tudo vai depender do estilo de decoração que você escolher.
Se quiser dar mais profundidade a um espaço menor, use revestimento claro também nas paredes. O uso de espelhos é outro truque que ajuda a ampliar o banheiro.
Agora, dá para combinar dois tipos de cerâmica para banheiro em meia parede, criar uma parede de destaque ou usar revestimento apenas no box.
4. Materiais naturais levam aconchego
Na parede, E-motion Wood, da linha Tropicalia e, no piso, Zebra Cinza, da linha Classica
Para quem quer um banheiro aconchegante, algumas dicas são a valorização da iluminação natural, além do uso de cores quentes na decoração.
Outro detalhe que faz toda a diferença é a preferência por materiais naturais. Eles aproximam do meio ambiente e, por isso, aumentam a sensação de bem-estar.
Contudo, investir nesse tipo de material pode sair bem caro. Por isso, é interessante preferir cerâmica para banheiro com aspecto de madeira, mármore ou pedra, por exemplo.
A aparência é muito parecida com a desses materiais naturais, inclusive na textura. No entanto, a cerâmica para banheiro pode ser mais fácil de limpar e até mais resistente, quando comparamos com a madeira.
5. Cerâmica para banheiro com acabamento retificado usa menos rejunte
Por fim, outra dica interessante para quem vai escolher a cerâmica para banheiro é preferir produtos que tenham acabamento retificado.
Isso significa que as bordas são mais retas, graças a um processo de retificação que acontece após a queima e a finalização das peças.
O resultado é um revestimento mais uniforme, permitindo que o espaçamento seja menor na hora do assentamento.
Com menos rejunte, é possível garantir um banheiro mais limpo, longe daquele limo desagradável que tende a se acumular entre a cerâmica.
Gostou dessas dicas e quer conferir algumas inspirações para a sua casa? Veja 5 projetos de banheiro para construir ou reformar!