Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Conheça as vantagens de ter uma cozinha branca

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Quando se fala em cozinha, uma opção bastante popular de decoração é investir no branco — inteiramente, dos revestimentos aos eletrodomésticos, passando pelo mobiliário. Esse estilo tem suas vantagens, mas também apresenta alguns desafios. Será que esse é o caminho para você? Continue a leitura e descubra!

Benefícios de uma cozinha branca

cozinha branca

Cozinha com piso Urbana Branco, que dá destaque aos detalhes dos móveis em madeira

Ambiente agradável

A cor branca é aquela que melhor reflete a luz, fazendo com que o ambiente seja claro, agradável e alegre. Além disso, ela transmite paz e tranquilidade. Também traz um aspecto de limpeza, amplitude e organização.

Economia de energia

A luminosidade característica da cozinha branca não ajuda só na sensação de amplitude. A cor também faz com que o uso de lâmpadas seja significativamente reduzido.

Se o cômodo tiver uma janela grande, você não precisará acender as luzes enquanto o sol estiver brilhando lá fora. Mesmo após escurecer, a quantidade de iluminação necessária será menor do que em locais de tons escuros.

Possibilidade de destacar outras cores

Ter um cômodo branco permite brincar com as cores dos demais itens. Um eletrodoméstico azul ou cadeiras amarelas, por exemplo, vão trazer contraste com o restante do ambiente.

As flores e plantas combinam muito bem com cozinhas brancas, ganhando destaque mesmo quando presentes em pouca quantidade.

Com isso, você garante um espaço moderno, vibrante e com estilo — mais uma vez, contribuindo não apenas para a beleza, mas também para a boa sensação causada nos moradores.

Amplitude

cozinha branca

Cozinha branca, mas não total. O piso Clássico Branco, as paredes e os móveis dão a base branca. Mas os azulejos Renascença, da linha Decora Design, dão um toque de calor

Uma realidade do mercado imobiliário atual é que as casas estão cada vez menores. Isso significa menos espaço nos cômodos e uma sensação de aperto em alguns lugares. Uma cozinha branca ajuda a resolver esse problema em apartamentos pequenos, uma vez que o branco é uma cor que reflete muita luz e oferece uma sensação de amplitude ao lugar.

Esse efeito pode ser alcançado com a ajuda de revestimentos, por exemplo. Como a ideia é aumentar a sensação de amplitude no cômodo, o ideal é usar uma peça com acabamento brilhante, como a Clássico Branco, da linha Neutra. Assim, mais luz é refletida e melhor o efeito.

Atemporalidade

A cozinha branca é um verdadeiro clássico da decoração, dotada de atemporalidade e prestígio. Não importa quanto tempo passe, ela jamais ficará fora de moda. Isso não significa que você não possa incrementar a decoração seguindo algumas tendências da época em móveis ou objetos decorativos simples, mas o tom principal da base permanecerá o mesmo.

Dificuldades de uma cozinha branca

Limpeza

Para manter o branco sempre radiante, bonito e limpo é necessário dedicar mais tempo à faxina. Para o piso e as paredes, revestimentos cerâmicos são fáceis de limpar. Ainda assim, será preciso ficar atento, pois qualquer sujeira vai se destacar.

Monotonia

Cozinha sim, hospital não! O branco total pode remeter ao ambiente hospitalar. Acrescente um toque de personalidade para evitar que a cozinha pareça um ambiente tedioso. Invista em acessórios coloridos, como móveis, objetos de decoração e tapetes. Além disso, as já mencionadas plantas são outra boa maneira de escapar da monotonia do branco total. Se quiser uma opção mais divertida, que tal usar os adesivos de cozinha para trazer vida ao local?

Alternativas ao branco total

Branco + cinza + preto

cozinha branca

Cozinha revestida com Bianco Gioia, mármore branco da linha Clássica. Aliada aos detalhes em preto na decoração, a cerâmica torna o ambiente sofisticado

A combinação de cinza, preto e branco quebra a uniformidade do ambiente, mas sem tirar seus benefícios, como luminosidade e acolhimento. Você pode escolher variar as cores dos eletrodomésticos e armários, por exemplo.

Nossa sugestão é: paredes pretas, revestimentos brancos — como o Urbana Branco ou o Bianco Gioia, da linha Clássica — e eletrodomésticos com acabamento inox.

Branco + madeira

Os revestimentos que reproduzem madeira são uma excelente alternativa para dar mais vida e personalidade à cozinha branca. Isso vale para os móveis também! Eles geralmente apresentam bom acabamento e excelente qualidade.

A madeira mais escura é particularmente bonita em contraste com o branco do restante do ambiente. Algumas opções interessantes para esse revestimento são o Deck Canela, da linha Lenho, e o Ilheus Cedro, da linha Tropicália.

A madeira mais clara, por sua vez, não cria tanto contraste assim, mas também pode ser criada para criar uma cozinha branca. A aplicação pode vir nos móveis, como armários, mesas e cadeiras, mas também com revestimentos que reproduzem madeira com pintura branca. Um exemplo é o Country Wood, da linha Mediterrânea, que dá um ar de cozinha de fazenda ao seu lar. Neste caso, móveis um pouco mais escuros fazem uma boa combinação.

Branco + cores vivas

Se você não quer andar nos extremos da cozinha branca, que tal adicionar cores na sua decoração? Uma cozinha colorida está na moda!

Nesse estilo, as cores aparecem principalmente nos móveis e eletrodomésticos, mas também nos revestimentos de piso e parede. Um exemplo disso são as cerâmicas coloridas, como o Star Mix, da linha Decora Design.

Tons mais quentes (amarelo, vermelho e laranja) são estimulantes, abrem o apetite e refletem mais luz, iluminando melhor a cozinha. Porém, também são cansativos se ficarmos muito tempo no ambiente. Já tons frios, como azul, verde e roxo, são mais calmantes e reflexivos, deixam a cozinha mais tranquila.

O segredo é não pesar nas cores e usar o branco para atenuar os extremos da coloração. Por exemplo, dá para misturar mesas e cadeiras amarelas com um revestimento branco no piso, como o Cimento Branco.

Estilo Serendipity

A decoração Serendipity é caracterizada pelo uso de tons pastel para compor um ambiente delicado e minimalista. O branco também aparece muito. Móveis com pés-palito e objetos de porcelana harmonizam o visual.

Branco + revestimentos coloridos

Se os armários, eletrodomésticos e paredes são todos brancos, vale investir em um revestimento de outra cor. A palavra-chave é harmonizar, não distrair. Uma recomendação são os revestimentos Azul Mar e Azul Terra, da linha Raízes, que são brancos, mas trazem toques de azul.

Mármore branco

cozinha branca

O mármore branco Carrara Statuario, da linha Clássica, aparece em duas versões: Supercerâmico no piso e azulejo Metro na parede

Mármore é uma excelente maneira de ter uma cozinha branca, com sofisticação. As reproduções em cerâmica contam com a mesma estética elegante do material clássico, mas com as vantagens da cerâmica, como facilidade de limpeza, baixa absorção de água e ótimo custo-benefício. Uma recomendação são os modelos Carrara Statuario e Calacata Apuano, ambos da linha Clássica.

Para um estilo de mármore diferente, indicamos o Travertino Roma Branco, da mesma linha, que tem inspirações na Roma Antiga. Essa peça tem uma textura um pouco diferente e não apresenta os tradicionais veios do mármore, mas gera um resultado muito bonito e elegante quando aplicado.

A cozinha branca, como nós vimos neste artigo, é uma opção segura para apostar na decoração da sua casa. Como é clássica e atemporal, é acerto sem erro. Além disso, ela também é versátil, com muitas alternativas para acrescentar estilo e personalidade ao lar.

Gostou das decorações com branco ou prefere algo mais aconhegante? Conheça as cerâmicas que reproduzem madeiras brasileiras e vejam como elas podem transformar o seu lar!