Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Deck de madeira: 5 dicas para usá-lo na área externa

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Normalmente usado em torno de piscinas e ofurôs, o deck de madeira é uma excelente opção para quem deseja criar um visual aconchegante na área externa. Entretanto, são necessários alguns cuidados a fim de garantir beleza, conforto e durabilidade.

Antes de adquirir o material do deck, é preciso levar em consideração algumas questões, como a incidência solar do local e a durabilidade das tábuas. Quer saber mais detalhes sobre o assunto? Então, confira as dicas que separamos para você!

1. Faça um bom planejamento antes de instalar o deck de madeira

Antes de qualquer coisa, é fundamental planejar bem o espaço onde ficará o deck. Para isso, meça o local e calcule quantas peças ou módulos serão necessários. Sempre que possível, procure auxílio de um profissional.

Geralmente, as tábuas de madeira são vendidas com medidas prefixadas. Se for o caso, peça a um marceneiro para cortá-las do tamanho desejado.

109311-deck-de-madeira-5-dicas-para-usalo-na-area-externa

2. Opte por um modelo de rodinhas

Dependendo do tamanho do espaço, você pode optar por um modelo removível, aqueles que vêm com rodinhas — essa é uma excelente alternativa para áreas menores. Nesses casos, é possível utilizar as tábuas como suporte para jardins ou objetos — colchonetes e cadeiras, por exemplo.

3. Escolha uma cor de madeira que combine com os revestimentos

Instalar um deck em sua área externa é sinônimo de beleza e sofisticação. Mas, para que o projeto atenda às suas expectativas, é preciso que todos os elementos do local estejam em harmonia.

É necessário escolher um tom de madeira que combine com os demais revestimentos do ambiente, além dos objetos decorativos. Se você tem medo de errar, lembre-se de que as cores neutras — cinza, tons pastel, bege etc. — combinam com quase tudo.

Entretanto, sempre busque mesclar tons frios e alguns elementos coloridos. Pode ser um móvel alegre, almofadas estampadas, pufes espalhados etc. De toda forma, a orientação é: quanto mais escura a madeira, mais claros devem ser os outros objetos e revestimentos.

109309-deck-de-madeira-5-dicas-para-usalo-na-area-externa

4. Considere utilizar materiais alternativos em seu deck

Tradicionalmente, os decks são feitos de madeira. Entretanto, existem alguns revestimentos alternativos para a construção do espaço — como o plástico, o piso cimentício e o porcelanato que reproduz o material.

A vantagem desses revestimentos é que, geralmente, eles são resistentes, mais fáceis de limpar e exigem manutenção menos frequente. Na hora de adquiri-los, leve em consideração a dimensão do ambiente e a localização geográfica da região.

Por exemplo, em áreas pequenas nas quais o morador passa bastante tempo, é interessante optar por materiais mais nobres, como o porcelanato ou a própria madeira. No entanto, em locais muito grandes o deck de plástico pode ser uma boa ideia.

109310-deck-de-madeira-5-dicas-para-usalo-na-area-externa

5. Escolha matérias-primas resistentes

Em todo caso, é muito importante que o material escolhido seja bastante durável. Certifique-se de que o revestimento foi produzido especialmente para áreas externas, molháveis e expostas ao sol. Caso contrário, a durabilidade e a segurança do local podem ficar comprometidas.

O ipê e a itaúba, por exemplo, são madeiras nobres, tratadas e resistentes a cupins e ao apodrecimento. Se optar por elas, porém, não se esqueça de utilizar o lado frisado da tábua, pois ele é antiderrapante — o mesmo vale para o piso de plástico.

E então, gostou das nossas dicas sobre como usar o deck de madeira na área externa? Tem algo a acrescentar? Deixe um comentário e compartilhe o seu segredo!