Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Como usar bancos de madeira na decoração?

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

como-usar-bancos-de-madeira-na-decoracao.jpeg

Os bancos fabricados em madeira existem há muito tempo e podem ser encontrados nos mais diversos tamanhos e formatos. Com tanta popularidade, é praticamente impossível encontrar alguém que nunca teve um exemplar desse tipo de mobília no próprio jardim ou dentro de casa.

Mas você conhece todas as possibilidades de uso dos bancos de madeira? Se não, confira agora 5 passos para inseri-los na decoração!

1. Crie inúmeras utilidades para o banco de madeira

A madeira sempre foi valorizada nas residências por deixar qualquer ambiente mais elegante. Se você quer incluir esse material na decoração, pode usar os bancos para as mais diversas finalidades. Veja alguns exemplos:

  • cozinha: aposte em modelos de banquetas altas para garantir assentos em torno de uma mesa ou bancada;
  • sala de estar: um banco de madeira rústico e baixinho pode se transformar em uma bela mesinha de centro;
  • sala de jantar: use um banco de madeira comprido para substituir as cadeiras de uma mesa de refeições. A peça sem encosto é ideal para salas pequenas porque pode ser guardada debaixo da mesa;
  • quarto: um banquinho de madeira pode ficar encostado nos pés da cama para apoiar mantas e facilitar a troca de calçados;
  • banheiro: use um modelo baixinho para abrigar produtos e servir de apoio para os pés na hora de aplicar loções ou vestir roupas;
  • hall/corredor: bancos altos podem ter a mesma finalidade que os aparadores, portanto devem ser mantidos na entrada da casa.

2. Combine a peça com o estilo da casa

No mercado de móveis, as opções de materiais englobam tanto peças feitas de madeira lisa quanto as que têm acabamento artesanal. É importante escolher um modelo que harmonize com as cores, os revestimentos e os demais elementos de decoração da casa. Para ajudar na sua escolha, listamos abaixo dicas de combinação adequadas aos principais estilos decorativos:

  • rústico: espaços rústicos pedem bancos com formato irregular e que mantenham a coloração natural da madeira, seja ela envernizada ou não;
  • tropical: o estilo tropical pode receber bancos de madeira clara ou escura, mas o design das peças deve ser marcado por linhas suaves e retilíneas;
  • moderno: prefira os bancos de madeira com tonalidades quentes para trazer conforto visual ao estilo que é marcado pela simplicidade.

86419-como-usar-bancos-de-madeira-na-decoracao

3. Use bancos de madeira para destacar áreas externas

Um bom trabalho decorativo não se limita às áreas internas da casa. É por isso que você também deve pensar em modelos de bancos para usar em sacadas, varandas, quintais e jardins descobertos. Nesses locais, misture as peças individuais com bancos maiores para permitir diversos usos.

Se o banco tiver uma parte estofada, o ideal é que ela seja feita com fibras sintéticas para que resista ao contato com chuva e poeira. Já as partes de madeira devem ser impermeabilizadas para garantir a durabilidade da peça como um todo.

4. Invista em reformas para renovar modelos antigos

Bancos mais velhos ou que foram esquecidos sempre podem ganhar novas utilidades com uma boa reforma. Esse trabalho pode ser feito em casa e permite que você tenha uma peça totalmente diferenciada para usar na decoração. Veja como começar:

  • limpe o banco com um pano úmido para retirar partículas de poeira;
  • lixe toda a superfície para remover resíduos de tinta ou verniz e também para disfarçar defeitos e deformidades da peça;
  • troque ou adicione novos pregos e parafusos (se necessário);
  • pinte o banco com duas demãos de tinta na cor desejada. Se quiser que o tom da madeira fique visível, a dica é finalizar com uma mão de verniz.

86418-como-usar-bancos-de-madeira-na-decoracao

5. Adicione futons e almofadas para decorar

Mesmo que seja confortável ao toque, um assento ou encosto de madeira maciça pode se tornar incômodo para alguns usuários. A solução para deixar essas superfícies mais aconchegantes é adicionar almofadas ou futons macios.

A vantagem é que você pode obter um banco diferente sempre que fizer a troca das capas que revestem as almofadas. Nesses momentos, fique atento para que a seleção das cores e estampas dos tecidos gere uma combinação harmônica.

Dica extra: para uma solução de conforto definitiva, você pode investir em um trabalho de estofamento completo dos bancos de madeira.

E aí, já sabe quais passos colocar em prática? Compartilhe o post nas redes sociais para que seus contatos também aproveitem as soluções!