Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Como fazer uma reforma morando na casa? 5 dicas!

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Fazer uma reforma é sempre algo que exige bastante planejamento. Mas e quando você não pode sair de casa para transformar os ambientes? Ter que passar alguns dias, semanas ou até meses sem poder usar determinados ambientes, com entra e sai constante, barulho e poeira pode ser extremamente estressante.

Por isso, existem algumas dicas fundamentais, capazes de tornar esse “perrengue” menos caótico e traumático. Vai passar por uma reforma morando em casa? Veja as dicas que separamos!

1- Planeje a reforma de um ambiente de cada vez

Quando se está dentro de casa, o melhor é planejar as intervenções em um espaço por vez,
reduzindo o impacto da obra na sua rotina

Quando você não está morando no imóvel que irá reformar, é possível fazer toda a obra simultaneamente, em vários ambientes. Porém, quando se está dentro de casa, o melhor é planejar as intervenções em um espaço por vez, reduzindo o impacto da obra na sua rotina. Por exemplo, faça primeiro as áreas de serviço, depois as áreas sociais e depois quarto por quarto.

Assim, o trabalho ficará concentrado em apenas uma área da sua casa, causando menos transtornos à família. Converse com os profissionais e definam juntos um cronograma que funcione dentro da rotina da sua família e das necessidades da obra.

Caso seja preciso trocar o piso, a recomendação é iniciar pelas áreas de maior circulação (sala, corredores e cozinha), de preferência em um horário no qual os moradores não estejam em casa.

2- Paute o resultado de acordo com a sua rotina

Ainda na fase de planejamento, para definir quais ambientes começar a reforma, vale a pena considerar a rotina dos moradores. Por exemplo, o ideal é não reformar a cozinha e o banheiro ao mesmo tempo, para continuar usando um dos espaços. O mesmo vale para os quartos.

Pense naqueles ambientes que são mais prioritários para sua família e tente organizar o cronograma de modo que possam ir usando outros espaços complementares durante a reforma.

Outra dica é entender quais são as prioridades na sua reforma. Comece sempre pelo que é mais necessário, como vazamentos, infiltrações, instalações elétricas defeituosas etc.

No caso de ter de ficar sem algum ambiente importante durante um tempo, como as reformas nos banheiros, pense em soluções criativas – contar com a ajuda de um vizinho ou usar o banheiro da academia ou do clube, por exemplo.

3- Cubra os móveis, pisos e demais objetos

Tudo o que não podem ser retirado ou movido deve ser coberto com lonas ou outros materiais resistentes

Além de planejar o cronograma da obra, lembre-se de avaliar como lidar com a sujeira e o transtorno de ter uma obra em casa. Muitas das atividades podem acabar danificando seus móveis, pisos ou objetos de decoração.

Por isso, os que não podem ser retirados ou movidos, devem ser cobertos com lonas ou outros materiais resistentes. O que for possível ser retirado, pode ser encaixotado. 

E para facilitar o uso, sempre coloque etiquetas nas caixas, indicando quais produtos cada embalagem contém. Se os itens forem delicados, lembre-se de embalá-los com plástico bolha ou jornal. Para as roupas, você pode usar malas.

4- Tenha uma boa relação com os vizinhos

Uma reforma em casa, além de incomodar os moradores, também pode ser um transtorno para os vizinhos – especialmente para quem mora em condomínio. 

Nesse caso, vale a pena conversar com os demais moradores antes da obra, explicando o tempo que ela levará e, claro, sempre cumprindo as exigências de horários de início e fim estipuladas em convenção.

Além disso, pode ser que, durante as obras, você acabe precisando de uma “mãozinha” dos seus vizinhos – especialmente caso fique sem banheiro ou sem cozinha, por exemplo. Por isso é tão importante manter a política da boa vizinhança.

5- Foque no resultado final

Para não desanimar, mantenha o foco no resultado final

É claro que, mesmo com bastante planejamento, uma reforma morando dentro da casa será muito mais complicada do que se vocês não estivessem no imóvel. Para não desanimar, mantenha o foco no resultado final.

Pense em como sua casa ficará mais funcional, bonita, moderna e aconchegante – e como as obras trarão facilidades no longo prazo. Afinal, é apenas um pequeno período de “perrengue” e “dor de cabeça”, para vários anos aproveitando e desfrutando dos benefícios de um imóvel reformado.

Com essas dicas, sua reforma será mais tranquila. Quer transformar a sua casa, mas o dinheiro está curto? Confira nossas dicas do que priorizar quando o orçamento é apertado e comece a planejar sua reforma!