Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Obra não é gasto, é investimento

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Apesar de obra ser sinônimo de gasto para muitas pessoas, a verdade é que construir ou reformar gera vários benefícios. É possível aumentar o valor de mercado de um imóvel, torná-lo mais atrativo para vender ou alugar e, claro, melhorar a qualidade de vida dos moradores. A obra, na verdade, não é um gasto, mas sim um investimento.

Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, listamos os principais benefícios de investir em uma obra. Além disso, separamos dicas do que você pode fazer para renovar os espaços de maneira que faça sentido financeiramente. Confira!

As vantagens de investir em uma obra

Seja para construir ou reformar, uma obra traz múltiplos benefícios. Principalmente por conta da pandemia, as pessoas passaram a notar mais o local onde vivem e a valorizar pequenos detalhes. Conforto, funcionalidade e segurança estão entre os principais quesitos para uma casa perfeita. E todos eles podem ser obtidos com obras de diferentes proporções.

Então, é hora de focar nos pontos positivos que vão fazer você enxergar os gastos, o trabalho e a bagunça da obra com olhos mais otimistas. Afinal, no fim todo o esforço vai valer a pena! Confira os principais benefícios:

O mercado imobiliário está em alta

Em 2021, o mercado imobiliário teve crescimento de 12% em relação a 2020, de acordo com o VGV – Valor Geral de Vendas. De modo geral, os imóveis se valorizaram nos últimos anos, tornando o mercado imobiliário um ótimo investimento. Você estará colocando seu dinheiro em um bem sólido, com valorização no longo prazo e, no momento atual, também no curto prazo.

Valoriza seu imóvel

Estima-se que uma obra possa incrementar até 30% a mais no valor de venda do imóvel. Por exemplo, uma pintura nova nas paredes pode gerar um acréscimo de 10% no valor no imóvel. Já se você fechar uma varanda ou terraço pode aumentar em até 7% o preço final.

Pequenos reparos e melhorias na obra ajudam a aumentar valor de mercado (Foto: Charles Deluvio)

Além disso, caso você não invista em obras de reparo e melhorias no seu imóvel à venda, os novos moradores vão precisar arcar com essa responsabilidade. Por isso, o valor de venda costuma ser mais baixo, pois considera o custo e o trabalho com os ajustes necessários.

Mas fique de olho: não vale a pena investir muito dinheiro na obra se o imóvel estiver em um bairro pouco valorizado ou em um prédio sem conservação. A menos que a obra seja com a finalidade de apenas você e sua família usufruírem dos benefícios.

Para a obra ser um verdadeiro investimento com retorno, faça a seguinte conta: procure em seu bairro o melhor imóvel à venda e descubra o preço pedido. Depois faça a avaliação imobiliária de quanto vale o seu imóvel no estado atual. A diferença de valores é o quanto você pode investir em obra sem ter prejuízo.

Torna o ambiente mais agradável

De fato, ter um espaço novinho e aconchegante proporciona uma qualidade de vida melhor. Ainda mais se os ambientes forem funcionais e atenderem bem às necessidades dos moradores. Também por isso, a obra é considerada um investimento em bem-estar, que você vai poder usufruir dos benefícios por muito tempo.

Preserva a estrutura

Manter a segurança do imóvel é um dos pontos fundamentais em qualquer situação. Se tem gente morando, precisa estar com tudo em dia: estrutura, fundações, hidráulica e elétrica são só alguns exemplos.

Sendo assim, fazer obras levando em consideração a modernização e o reparo desses aspectos é essencial para garantir a segurança de todos. Ter instalações novas também ajuda a valorizar o imóvel, pois é um dos argumentos de venda que deixa os interessados mais tranquilos quanto a futuras manutenções.

5 ideias de obras que fazem diferença

Agora, vamos conferir algumas sugestões de obra que não são muito complexas e valem o investimento por causar um grande impacto. Confira essas ideias:

1. Coloque revestimento em uma parede

Pode ser na sala, no quarto, na cozinha… qualquer ambiente da casa será valorizado ao receber uma parede decorada com revestimento. São muitas as opções para escolher, de acordo com o seu estilo e a decoração do ambiente. Mas, de fato, uma parede de destaque se sobressai, dando vida ao projeto.

Se a parede estiver com tinta, basta aplicar o revestimento com argamassa. É uma obra que não causa muita sujeira, é relativamente rápida e gera um impacto visual que agrega no valor do imóvel.

Ainda, a aplicação de revestimentos cerâmicos não costuma envolver um investimento de valor muito alto. A Pointer trabalha com o conceito de design democrático, oferecendo revestimentos com muito design e preços acessíveis.

Renovar os revestimento é uma forma de fazer obra que causa impacto (Foto: Charles Deluvio)

2. Troque o piso

Pisos de madeira, pedra ou vinílicos podem desgastar com o tempo e precisar de troca. Nesses casos, uma boa alternativa é a substituição pela cerâmica, que tem maior durabilidade.

Além disso, as tendências de decoração mudam de tempos em tempos, e o que era bonito há 20 anos pode não estar mais em alta no design atual. Sendo assim, a mudança dos pisos é uma obra capaz de trazer renovação por si só. 

O piso é uma grande superfície da casa e faz muita diferença na valorização ou desvalorização do imóvel. Um bom piso, com certeza, é um bom investimento.

3. Renove banheiro e cozinha

A obra se torna um investimento principalmente quando falamos de áreas molhadas, como é o caso de banheiros e cozinhas. É que esses são os ambientes que mais valorizam o imóvel quando reformados. Isso acontece porque são espaços muito usados. Por isso, a obra neles gera um aumento de até 10% no valor final do imóvel.

Nesse caso, a modernização da cerâmica contribui muito. Afinal, os materiais usados há muito anos podem não fazer mais sentido. Sendo assim, a troca deixa os ambientes mais modernos e elegantes.

4. Pinte as paredes

Uma obra que pode ser feita pelos próprios moradores sem problemas é a renovação da pintura das paredes. Todas as que tiverem tinta precisam receber uma nova demão de tempos em tempos. 

Afinal, é normal que haja desgaste e que as paredes fiquem sujas. Você também pode ter mudado móveis e prateleiras de lugar, o que deixa as paredes marcadas. Sendo assim, para que fique tudo sempre arrumado e organizado, aposte nessa pequena obra no máximo a cada 10 anos. E sempre que houver troca de inquilino, caso o imóvel seja alugado.

Obra na casa pode ir desde uma simples mudança de cor nas paredes até a construção de novos ambientes, por exemplo (Foto: Sandra Cunningham)

5. Faça uma reforma na parte externa

Essa é uma dica que faz toda a diferença, principalmente para quem quer alugar ou vender o imóvel. Isso porque uma fachada bonita e nova chama mais a atenção dos interessados.

Em alguns casos, basta renovar a pintura. No entanto, pode ser necessário ajustar detalhes como pedras ou revestimentos quebrados ou faltando. Pintar os portões ou envernizar, caso sejam de madeira, também é uma sugestão interessante.

De fato, obra é um verdadeiro investimento para a sua casa. Seja do ponto de vista financeiro, valorizando o imóvel, ou para gerar mais bem-estar para toda a família. Mas você sabe por onde começar a reforma da casa? Descubra!