Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

9 dicas para diminuir o calor em casa

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

O verão já está chegando – e, com ele, a promessa de dias bem quentes. Por isso, é importante pensar em medidas que ajudem a diminuir o calor em casa, deixando os ambientes sempre aconchegantes e convidativos.

A boa notícia é que muitas dessas ideias são fáceis de serem aplicadas e não dependem do uso de energia elétrica. Continue a leitura e veja as sugestões que separamos!

1. Invista nos revestimentos cerâmicos, grandes aliados para diminuir o calor em casa

Quando o assunto é diminuir o calor em casa, os revestimentos cerâmicos são campeões. Como eles têm baixa inércia, não retêm calor, o que significa uma casa mais fresca. Justamente por essas características, popularmente a cerâmica é conhecida como “piso frio”, sendo excelente para regiões quentes, ajudando a deixar sua casa sempre fresquinha e agradável.

Até mesmo nas áreas externas, que ficam expostas ao sol com maior frequência e intensidade, as cerâmicas conseguem começar e terminar o dia com uma temperatura menor, quando comparadas com revestimentos como madeira ou pedras naturais.

2. Use cores claras

Outra dica de decoração que ajuda bastante a diminuir o calor em casa é optar pelas cores claras para a pintura das paredes e para os revestimentos. Essas tonalidades retêm menos calor, por isso, deixam os ambientes mais frescos. 

diminuir o calor em casa

As clores claras são excelentes para deixar os ambientes mais frescos e agradáveis, como este quarto com Heritage Blanc no piso e Heritage Blanc Mer na cabeceira, ambos revestimentos da linha Clássica

3. Instale cortinas e persianas

As cortinas são ótimas aliadas para barrar o calor e a luz intensa do sol. Existem persianas capazes de barrar até 95% da entrada dos raios solares nos ambientes. 

4. Atenção aos estofados

Alguns tecidos deixam os ambientes mais abafados e trazem incômodo nos dias de calor. Assim, prefira os mais leves para os seus estofados, como sofás e poltronas. Boas opções são o algodão e o linho. Evite veludo ou couro.

5. Areje a casa

Essa é uma dica simples, mas muito importante para refrescar a casa. Crie o hábito de abrir as janelas à noite, quando o ar está mais fresco – e deixe essa brisa agradável circular pela casa. Quando o dia amanhecer novamente, você pode fechar as janelas para manter por mais tempo essa sensação agradável.

diminuir o calor em casa

Durante a noite, abra as janelas e deixe o ar fresco entrar, arejando o ambiente. Na imagem, Nirvana, da linha Graphic, no piso interno e Boulevard Street, da linha Lazer, na área externa

6. Aposte nas plantas

As plantas ajudam a deixar os ambientes com mais vida e também permitem que os moradores reduzam o estresse e aumentem o bem-estar. Além disso, elas contribuem para deixar a temperatura da casa mais fresquinha.

Isso acontece porque as plantas são capazes de aumentar a umidade no local e facilitar a circulação do ar. Para conseguir esse resultado, contudo, é importante pensar estrategicamente em quais plantas usar e onde posicioná-las. 

Você pode estudar a rota do sol e optar por plantas que ajudem a reduzir a incidência da luz, por exemplo, usando um muro verde ou algumas plantas com folhas mais volumosas. Algumas boas espécies que podem ajudar nesse objetivo são: antúrio, espada de são Jorge, fícus, jiboia, palmeira bambu, palmeira ráfia, samambaia americana e lírio da paz.

diminuir o calor em casa

As plantas são ótimas aliadas para reduzir o calor, tanto dentro quanto fora de casa. Nessa varanda charmosa e fresquinha, temos Zeppelin Steel no piso e o lançamento Catavento azul na parede

7. Use cobogós

Os cobogós são elementos arquitetônicos tipicamente nacionais e que ajudam muito a manter a casa fresquinha. 

Eles podem ser usados em divisórias de ambientes, nas áreas externas ou onde você desejar criar um clima mais íntimo. 

A grande vantagem é que eles não são totalmente fechados, contando com pequenas aberturas por onde o ar e a luminosidade conseguem circular.

8. Aposte no chuveirão na área externa

A área externa pode se tornar um verdadeiro refúgio para lidar com os dias mais quentes. Mesmo quem não tem piscina em casa pode se beneficiar usando um delicioso chuveirão, para tomar aquela ducha fria e ajudar a refrescar. As crianças, com certeza, vão adorar essa ideia.

9. Instale toldo ou insulfilm nas janelas

Uma das melhores maneiras de diminuir o calor em casa é barrando a entrada dele. As janelas costumam absorver bastante irradiação, dependendo de como estão posicionadas. 

Nesse sentido, é possível instalar toldos ou insulfilm. Assim, você irá isolar o calor e manter o ambiente mais fresco durante o dia, barrando apenas a luminosidade e não a ventilação.

Viu só? Com algumas dicas simples é possível diminuir o calor em casa. Aproveite e veja nosso post completo com orientações sobre como o revestimento cerâmico pode ajudar a manter a casa fresca (além de dicas para escolher o melhor).

Imagem principal: Os revestimentos cerâmicos são grandes aliados na hora de diminuir o calor em casa, deixando os ambientes agradáveis e cheios de personalidade, como essa sala de jantar com Catavento Rosa na meia parede e Stellar Grey no piso