Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Existem cerâmicas que reproduzem madeiras brasileiras?

Existem cerâmicas que reproduzem madeiras brasileiras?

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:
 Todo mundo já se surpreendeu ao descobrir que o piso amadeirado de um ambiente era, na verdade, feito de plástico ou cerâmica, certo? Afinal, não há nada melhor do que aproveitar o visual maravilhoso de um material natural sem abrir mão da tecnologia — especialmente quando o desejo é manter a identidade regional, como é o caso da reprodução de madeiras brasileiras.

A aplicação desse tipo de acabamento é, além de bonita, muito vantajosa — por conta de aspectos como impermeabilidade, não inflamabilidade e resistência a impactos. E ainda traz o benefício da sustentabilidade, em função da redução da exploração predatória de árvores.

Quer saber quais são os melhores pisos amadeirados para ter espaços cheios de aconchego e brasilidade? Acompanhe nosso post!

Vinílico

Piso vinílico com acabamento imitando madeira.

É um tipo de piso feito com plástico, em que uma das faces recebe a estampa em várias tonalidades e a texturização da madeira. Ele pode ser colado por cima de outros revestimentos preexistentes com alteração mínima na espessura total da superfície.

Laminado

Piso laminado para área externa.

É elaborado com conglomerado de madeira e em placas cortadas no formato de lâminas. Assim como os revestimentos vinílicos, os laminados podem ser aplicados sobre o piso existente.

A instalação das peças pode ser colada — quando são grudadas ao piso — ou clicada — quando cada uma é encaixada na outra. A manutenção é realizada, respectivamente, descolando apenas a peça que apresente danos, ou desencaixando as placas para alcançar a que foi danificada.

Cerâmica

Piso cerâmico para área interna.

Sem dúvidas, é o melhor revestimento amadeirado presente hoje no mercado. Afinal, a cerâmica recebe tratamentos que lhe conferem impermeabilidade e uma resistência muito superior, quando em comparação aos outros tipos. Além do mais, graças também à evolução da tecnologia, a reprodução das texturas e variações de cor da madeira pode ser feita com a melhor qualidade possível.

Piso para área externa imitando madeira.

Por essas propriedades, as cerâmicas podem ainda ser utilizadas em ambientes onde a madeira natural e os acabamentos mais frágeis não entram — como os banheiros, as varandas e as áreas de serviço, nos quais a umidade é frequente. A textura com resistência ao escorregamento (antiderrapante) também é uma grande vantagem, pois facilita a usabilidade do espaço e oferece segurança.

Em cozinhas, churrasqueiras e espaços gourmet, os acabamentos amadeirados vão bem inclusive nas paredes próximas à área de cocção, devido à praticidade de limpeza, à não inflamabilidade e não ocorrência de manchas causadas por contato com umidade e gordura.

Outra aplicação excelente das cerâmicas amadeiradas é em áreas de decks de piscinas. O material não sofre desgastes por intempéries nem depreciação de seu visual ao longo do uso, conservando o projeto por muito mais tempo e expressando uma relação custo-benefício altamente vantajosa.

Fabricantes como a Pointer, por exemplo, contam com linhas exclusivas que valorizam as nuances e as linhas marcantes das madeiras brasileiras, como a castanheira, a sucupira e o jequitibá. O foco é valorizar as belezas naturais tão únicas do nosso país.

É o caso das linhas Castanheira, Ilhéus Cedro e Tijuca Mix, todas em grandes tamanhos de 15×90cm tais como as ripas reais e com bordas retificadas — o que exige apenas o mínimo de rejunte entre cada placa. Desse modo, são perfeitas tanto para ambientes internos quanto externos.

As cerâmicas com estampas de madeiras brasileiras ficam ainda mais bonitas quando combinadas a estilos que também valorizam nossas regionalidades, como elementos da cultura ou de artesanato com influências nordestinas ou com a rusticidade do interior do país, por exemplo.

Agora que você já conhece os tipos de pisos amadeirados e linhas de cerâmicas que reproduzem madeiras brasileiras, entre em contato conosco para saber mais sobre cada linha e onde adquirir nossos produtos!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida