Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Como aplicar tendências backsplash? Aqui nós ensinamos!

Como aplicar tendências backsplash? Aqui nós ensinamos!

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Quando pensamos em reformar e renovar a nossa casa a cozinha sempre está em pauta. Uma das mais novas tendências nesse sentido é o backsplash. Se você nunca ouviu falar desse termo, certamente já pensou no que fazer com a área de parede que fica entre a pia e os armários suspensos, não é mesmo?

Então, essa área é exatamente o espaço a que o backsplash se refere. É válido afirmar que essa parede servirá de anteparo para os respingos de água ou de gordura, sendo essencial escolher um revestimento que seja de fácil limpeza e seja poroso, evitando as temidas manchas.

É interessante destacar que existem diversas opções de revestimento para essa área, como granitos, cerâmicas, vidros, porcelanatos, inox e, até mesmo, espelho. Contudo, muitas pessoas têm dúvidas na escolha do revestimento para esse local. Se você se encontra nesse grupo, está no lugar certo.

Continue a leitura deste artigo e veja como aplicar tendências de backsplash. Aqui nós ensinamos a você. Não perca!

Como surgiram as tendências de backsplash?

Cozinha decorada com a tendência de backsplash

As tendências de backsplash são muito comuns nos Estados Unidos e na Europa, pois nesses locais não é usual cobrir toda a cozinha com cerâmica. Esse tipo de material somente é aplicado nas áreas em frente à pia e em frente ao fogão.

As demais paredes são revestidas com tinta, como os demais cômodos da residência. Sendo assim, podemos afirmar que essa solução é uma alternativa para reduzir o custo da obra, aplicando o revestimento cerâmico apenas em áreas que estão sujeitas ao contato com a água, gordura e outros tipos de respingos.

Essa tendência nos faz pensar sobre uma situação comum: no Brasil, a cozinha é revestida inteira com cerâmica, pastilhas ou outros revestimentos e, depois, é colocado armários em todo o ambiente. Não faz muito sentido, não é mesmo?

A tendência de backsplash propicia exatamente o contrário: primeiro devemos instalar os armários em todo o ambiente para depois utilizar revestimentos para cobrir as áreas sujeitas a respingos. Dessa forma, inclusive, é possível investir em peças mais caras, pois a quantidade será bem menor. Pense nisso.

Como a aplicação das tendências de backsplash podem dar um diferencial na decoração da cozinha?

Cozinha moderna com aplicação de backsplash

As tendências de backsplash estão sendo cada vez mais utilizadas no Brasil, por conta da economia de recursos e pela possibilidade de criar ambientes únicos, com a aplicação de algumas peças diferentes na cozinha. Um pequeno toque já é capaz de transformar um ambiente completamente.

Outro ponto que propicia a aplicação do backsplash é a necessidade de integração da cozinha com outros espaços. A cozinha integrada está muito presente nas novas construções, tornando imprescindível pensar na decoração de todos os ambientes em conjunto.

Assim, a decoração da sala deve seguir a mesma linha da decoração da cozinha, por exemplo. O visual deve ser harmonioso, podendo apresentar aspectos charmosos e estilosos. Além disso, a escolha dos revestimentos certos será fundamental para aumentar a sensação de amplitude nesses locais.

Por fim, mas não menos importante, podemos destacar que trocar apenas uma parte da cerâmica e deixar o restante da parede com alvenaria será muito mais simples do que trocar todo o revestimento da cozinha, quando chegar o momento de realizar uma mudança na decoração, concorda?

Quais os tipos de revestimentos utilizados no backsplash?

Existem vários tipos de revestimentos que podem ser utilizados no backsplash. Contudo, antes de realizarmos a escolha final é preciso atentar para alguns pontos. Essa área receberá muita sujeira, então, devemos prestar bastante atenção na escolha do material.

Além disso, esse local é considerado uma área molhada, podendo receber respingos de água e gordura. Logo, o ideal é escolher um revestimento que seja fácil de limpar, evitando o aparecimento de manchas ou o excesso de trabalho para retirar a gordura depositada.

A grande vantagem é que existe uma variedade de produtos no mercado a serem aplicados no backsplash. Veja, a seguir, os principais tipos de revestimento:

Cerâmica

Ambiente decorado com a tendência de backsplash

A cerâmica é o tipo de revestimento mais escolhido quando a aplicação se der em áreas molhadas. A principal vantagem é a possibilidade de aliar baixo custo, durabilidade, beleza e fácil limpeza em um único produto. No Brasil, as cerâmicas já são amplamente empregadas nas cozinhas.

É interessante destacar que as cerâmicas também são escolhidas por conta das constantes inovações, em termos de cores, formatos e desenhos. Além disso, o material é reconhecido por sua resistência ao calor e à água, se tornando uma excelente opção para o backsplash.

Porcelanato

Muitas pessoas confundem o porcelanato com a cerâmica, mas podemos dizer que ele se destaca por conta da beleza aliada à durabilidade. O acabamento desse material é mais refinado, buscando atender pessoas mais exigentes, principalmente quando o assunto é brilho e durabilidade.

Apesar de apresentar um custo mais alto em relação às cerâmicas, o porcelanato também apresenta vantagens quando aplicado em ambientes com diferentes temperaturas e que tenha contato com a água continuadamente.

Granito

O granito é um material muito aplicado em cozinhas, dando um toque especial de requinte. A sua resistência e impermeabilidade são as características mais presentes.

Quando mesclado com outros materiais, pode-se optar por granitos de cores claras ou escuras, fazendo-o se tornar um grande aliado dos arquitetos e decoradores.

Espelho

Os espelhos também podem ser empregados na área do backsplash. A sua utilização deixará o ambiente mais elegante, criando uma sensação de amplitude na cozinha. As manchas e gotas se tornarão mais visíveis, mas elas serão facilmente removidas com a simples utilização de um pano úmido e álcool.

Vidro

O vidro também é uma alternativa interessante para a área do backsplash. Para aplicá-lo podemos utilizar pintura em vidro ou a instalação de placas com o tamanho necessário. É possível escolher inúmeras opções de cores, fazendo com que o vidro seja uma excelente maneira para quebrar a monotonia de uma cozinha.

Madeira

A madeira não poderia ficar de fora, não é mesmo? A aplicação desse material na área de backsplash pode trazer um efeito surpreendente para sua cozinha. O material a ser aplicado pode ser obtido por meio de paletes velhos, cortados no formato e no tamanho necessário.

Assim, a cozinha apresentará um ar mais rústico, lembrando o estilo de casas de campo e de interior. Não podemos deixar de mencionar que a madeira é um material extremamente resistente e de fácil integração ao seu ambiente, combinando com os demais itens de mobiliário.

Uma alternativa interessante que está sendo bastante empregada é a reprodução de madeira. É possível utilizar peças cerâmicas amadeiradas, que são capazes de reproduzir as principais características da madeira. Chamadas de supercerâmicas, essa alternativa pode ser utilizada em diversos ambientes, deixando-os mais bonitos, duráveis e funcionais. Vale a pena conhecer um pouco mais, não é mesmo?

Contudo, é preciso lembrar que a madeira é um tipo de material que mancha com mais facilidade, necessitando de constantes manutenções, além da necessidade de contar com um tratamento adequado em sua superfície.

Tijolo

Os tijolos também podem ser empregados na área do backsplash. Assim como a madeira, os tijolos deixarão o ambiente mais rústico, contudo, também haverá certo tom de sofisticação. É válido investir em sua impermeabilização, além de combiná-lo com os demais itens de decoração, deixando sua cozinha do jeito que você sempre sonhou.

Pastilhas

Cozinha personalizada com backsplash

O último tipo de revestimento para a área do backsplash que destacamos são as pastilhas. A mais nova tendência é a utilização de peças hexagonais, criando um ambiente mais despojado e de fácil conservação. Essas pastilhas exigem uma maior área de rejunte. Além disso, elas poderão ser encontradas em diversos formatos e cores. Vale a pena dar uma olhadinha.

Existe algum projeto que deve ser observado?

A escolha do revestimento é fundamental para a beleza e praticidade na área do backsplash. Obviamente, os gostos variam de pessoa para pessoa, mas existem alguns projetos que merecem certo destaque. O Studio SL Arquitetura, por exemplo, criou opções fantásticas, que podem servir de inspiração para sua cozinha.

A ideia das arquitetas Suzana Carvalho e Lisane Tenorio foi utilizar a cozinha como a alma de uma casa, conceito válido para um grande número de famílias. A partir dessa ideia elas projetaram as cozinhas com o objetivo de criar um espaço confortável para receber a família e os amigos.

Tons neutros e a elegância foram os formatos escolhidos, dando um toque de contemporaneidade com cores suaves e a mistura de traços geométricos e elementos de barroco. O produto utilizado pelas arquitetas na área do backsplash foi o Neo Barroco, da Pointer, que deixou o ambiente personalizado, favorecendo a customização das faces cerâmicas, se tornando um grande diferencial.

E aí, o que você achou da área do backsplash? Gostou das opções que destacamos? Quer conhecer mais sobre o revestimento dessa área? Então, entre contato conosco, pois ajudar você será um grande prazer.