Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Vidro na decoração: 5 dicas para criar ambientes incríveis

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Você já pensou na possibilidade de incluir mais vidro na decoração? Comumente empregado na vedação de ambientes e na fabricação de portas e janelas, esse material tão versátil e fácil de limpar pode ser aproveitado em diversos elementos da residência.

Além disso, sua leveza é ideal para compor ambientes modernos e elegantes porque adiciona informação sem causar impacto ou trazer excessos.

Vamos às dicas? Continue a leitura e descubra como usar vidro para criar espaços incríveis!

1. Combine com revestimentos espelhados

O vidro é conhecido e valorizado por seu brilho, assim como os espelhos. Logo, uma boa maneira de começar a brincar com esse material é combiná-lo com revestimentos espelhados ou que gerem algum tipo de reflexo.

Pode ser um aparador todo trabalhado em vidro, uma escultura esmaltada ou, ainda, pastilhas com efeito metalizado (ouro, cobre, inox). Existem muitos produtos no mercado, portanto, vale a pena pesquisar e comparar diferentes opções.

A união do vidro com metais brilhantes e espelhos traz requinte e ajuda a clarear espaços que recebem pouca luz natural. Os reflexos também dão a impressão de que os cômodos são maiores, o que é interessante para apartamentos compactos.

2. Aplique em móveis, escadas e mezaninos

É comum o uso de vidro no guarda-corpo de escadas, rampas e mezaninos. Se você tem algum desses elementos em casa, por que não tirar proveito de uma ideia tão tradicional? Para sair da mesmice, experimente adotar vidros com diferentes efeitos, como fumê, fosco, serigrafado e colorido.

Quem tem piscina também pode aproveitar o vidro para delimitar a área do tanque e criar uma espécie de barreira que ajude a conter a água. Nesse caso, é importante verificar a espessura ideal das placas com um arquiteto.

Outra opção é aplicar o vidro em nichos, prateleiras ou detalhes do mobiliário (tampos, portinhas etc.). Apenas tome cuidado com acabamentos pontiagudos ou peças soltas, especialmente se você tem bebês ou crianças pequenas em casa.

3. Adicione divisórias de vidro na decoração

Presente em muitos ambientes corporativos, essa opção também serve para residências. Inclusive, é indicada se você pretende delimitar espaços discretamente. Em uma suíte ampla, por exemplo, uma parede de vidro pode separar a área da cama e o closet.

Você também tem a possibilidade de usar o material para criar uma divisória entre a sala de estar e de jantar. E não se preocupe se o objetivo é obter um pouco de privacidade. Para isso, os vidros refletivos são ideais — comuns nas fachadas, possuem acabamento metalizado que reflete a luz do sol e a paisagem do entorno.

Outra solução legal é criar paredes ou muretas com “tijolinhos” de vidro. O material transparente pode ser empregado na construção de box para banheiro, bancada de cozinha ou uma divisória na área da lavanderia.

4. Harmonize com muita luz e cores claras

O vidro fica excelente em ambientes trabalhados com cores claras e muita luz. Em dias ensolarados, o material permite que a claridade vinda de fora chegue a todos os cômodos.

Para deixar a casa incrível à noite, abuse de diferentes modelos de luminárias para criar iluminação indireta e refletir o brilho do vidro a partir de vários ângulos. Para quebrar um pouco a neutralidade, adicione vasos com folhagens e elementos em madeira clara ou escura.

5. Invista em objetos e utensílios vitrificados

Pequenos objetos de vidro são fáceis de encontrar, e o melhor é que existem peças úteis para todos os ambientes da casa.

Na cozinha, por exemplo, você tem a opção de manter utensílios (copos, taças, jarros, potes) visíveis sobre bancadas e prateleiras, como se fizessem parte da decoração. Para salas e áreas sociais, invista em vasos de flores, esculturas, luminárias, travessas e molduras vitrificadas.

Os quartos pedem um pouco mais de personalidade. Por isso, a dica é liberar a criatividade. Que tal uma cúpula preenchida com flores ou cordões luminosos? Ou, ainda, um baleiro customizado para guardar docinhos em datas especiais?

Não faltam alternativas quando o assunto é vidro na decoração. É um material presente no nosso dia a dia e que pode agregar mais beleza a qualquer cantinho da casa.

E aí, curtiu? Tem outra ideia para compartilhar com a gente? Deixe seu comentário no post!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida