Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Como dar um toque de cor com personalidade em casa?

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

As cores são poderosas aliadas da decoração, afinal, elas são capazes de criar diversos efeitos visuais, além de impactar as sensações e comportamentos de quem está no ambiente. Daí a importância de escolher cuidadosamente os tons que vão compor cada espaço da residência.

Quando são bem escolhidas, as tonalidades do imóvel trazem conforto, agregam beleza, adicionam personalidade e tornam o cômodo mais convidativo e acolhedor.

A cor pode iluminar ou escurecer uma área, pode ampliá-la ou diminuí-la visualmente, pode até mesmo produzir um resultado clássico ou moderno. Tudo depende da combinação!

Se você que mudar a aparência do seu lar doce lar, dê um toque de cor com personalidade em casa. Leia o artigo e descubra como fazer isso!

Escolha uma paleta que dialogue com o estilo de decoração

O primeiro passo para colorir a casa com bom gosto e personalidade é escolher uma paleta de cores que seja adequada à proposta decorativa do espaço.

Se o imóvel seguir uma linha rústica, os tons terrosos, acastanhados e solares são bem-vindos. Vale a pena, por exemplo, investir em revestimentos que fazem a releitura de madeira.

Em decorações tradicionais, minimalistas ou escandinavas, as cores discretas são ideais. Vertentes românticas pedem cores suaves, enquanto casas com estilo contemporâneo, boho ou étnico combinam com nuances vibrantes.

Crie pontos de contraste

Uma maneira infalível de acrescentar um toque de cor aos ambientes da casa é criar pontos de contraste. Escolha cores neutras e sóbrias para predominar nos espaços e faça um contraponto utilizando tonalidades alegres em móveis, acessórios, utensílios, eletrodomésticos, plantas e até mesmo em portas e janelas.

Insira detalhes coloridos nos ambientes

Uma casa inteira de uma única cor, do piso ao teto, das paredes aos móveis, certamente ficaria cansativa, sem graça, sem vida e sem personalidade.

A proposta monocromática pode acabar transmitindo monotonia e você não quer isso, certo? Por mais que goste de decorações discretas e elegantes, isso não significa que deva abrir mão das cores.

Não é necessário fazer uma decoração multicolorida, mas é importante inserir detalhes coloridos, como almofadas, tapetes, vasos, cortinas, quadros, até o teto pode entrar na brincadeira! O importante é quebrar a previsibilidade e neutralidade de tons como branco, preto, cinza e bege.

Pense no efeito que cada cor pode causar

As cores provocam múltiplas sensações e passam diferentes mensagens. Por isso, antes de escolher as tonalidades da casa, é preciso pensar no efeito que elas causam. Veja só:

  • vermelho: cor quente e forte, que transmite energia, evoca a sensualidade e paixão. Se usada em excesso, pode gerar instabilidade emocional e irritabilidade. Evite-a em dormitórios e escritórios;
  • amarelo: cor do sol, que estimula a concentração, capacidade intelectual e raciocínio lógico. O amarelo valoriza a iluminação natural e aumenta a sensação de aconchego. Trata-se de uma ótima cor para salas;
  • laranja: tom solar, que fica entre o amarelo e o vermelho. Essa tonalidade passa a ideia de entusiasmo, calor e alegria, sendo muito interessante para espaços externos, como varandas;
  • azul: é a cor do céu. Tem poder tranquilizador e restaurador, que promove o equilíbrio emocional e intensifica a atmosfera serena, acolhedora e pacificadora. Tons de azul, especialmente os suaves, são apropriados para dormitórios;
  • verde: traz a natureza para dentro de casa, seja por meio das plantas, tintas ou acessórios. Ele cria a sensação de frescor, remete à esperança e gera harmonia;
  • preto: é sinônimo de elegância, sofisticação e sobriedade. Por ser escuro e pesado, não deve ser usado em excesso na decoração;
  • branco: cor da pureza, paz, amplitude e refinamento. Clássico e versátil, pode ser combinado com várias outras cores.

Tome cuidado com os excessos

Cuidado para não exagerar no uso das cores. Decorações excessivamente coloridas podem ser chamativas e enjoativas. Além disso, a sobrecarga de cor gera poluição visual e faz com que o ambiente pareça desorganizado.

Aposte sempre no equilíbrio, investindo em bases neutras com algumas pitadas de cor. Para harmonizar os tons, recorra ao círculo cromático. Ele facilita a combinação de cores análogas, complementares, contrastantes etc.

Que tal adicionar um toque de cor em casa com suas próprias mãos? Confira um passo a passo para decorar um banquinho com pastilhas coloridas!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida