Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
cores de 2021 - cinza e amarelo

As cores de 2021: cinza e amarelo

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Cinza sólido e amarelo iluminado. Se você não contava com essa combinação de cores na sua lista de preferências, é bom rever os conceitos – ao menos com relação às tendências de 2021. Ambas foram anunciadas pela Pantone como as cores do ano. 

A empresa norte-americana é referência global quando o assunto em questão são as tonalidades. Sempre muito aguardado, o anúncio destaca o que será tendência para os 12 meses seguintes. A divulgação da Pantone ocorre desde 1999, quando saiu a primeira cor para o ano 2000: azul cerulean, que simbolizava a tranquilidade necessária para o início do novo milênio. 

As indicações servem como referência na indústria têxtil, no mundo da moda, para fabricantes de tintas e plásticos e no segmento de decoração de interiores, embasando o trabalho de designers e arquitetos. Se você não lembra, a tonalidade que representou 2020 foi o azul clássico, com “uma presença tranquilizadora, que instiga calma, confiança e conexão”, segundo a visão da Pantone.

Por que cinza e amarelo

cores de 2021
O amarelo no lustre cria um destaque sutil neste ambiente predominantemente cinza, com Calacata Apuano no piso e Mos Bianco Gioia formando um painel na parede

São levados em consideração para a escolha da cor do ano critérios como atitudes, estados de espírito e objetivos pessoais. Na apresentação do cinza sólido (ultimate gray) e amarelo iluminado (illuminating), a diretora do Instituto Pantone Color, Leatrice Eiseman, explicou a decisão da empresa. 

“A união do resiliente ultimate gray com o amarelo vibrante illuminating expressa uma mensagem de positividade apoiada pela força e moral. Prático e sólido como uma rocha, ao mesmo tempo caloroso e otimista, esta é uma união de cores que nos passa resiliência e esperança. Precisamos nos sentir encorajados e encantados. Isso é essencial para o espírito humano”.

Como curiosidade, vale destacar que, desde o ano 2000, esta foi apenas a segunda oportunidade em que a Pantone promoveu a união de tonalidades, ao invés de escolher apenas uma. Em 2016, foi escolhida a dupla de rose quartz e serenity.

Cinza e amarelo na decoração

Cinza e amarelo são cores que aparecem muito na decoração contemporânea. Inclusive, são destaques no nosso conteúdo sobre a psicologia das cores. O cinza remete à inovação e à modernidade. Já o amarelo é símbolo da descontração, ideal para ambientes voltados para a reunião de amigos e familiares.

Contando também com estas informações, como trabalhar com as cores de 2021 na decoração da sua casa? A maneira mais prática de combinar essas duas tonalidades é criar uma base cinza para as grandes superfícies e móveis, como  pisos, paredes e sofá. Na sequência, acrescente na decoração alguns toques de amarelo nos acessórios, como luminárias, cadeiras, almofadas e mesas.

cinza e amarelo
Dupla perfeita: pintura cinza nas paredes e cadeira amarela. Revestindo piso e cabeceira, o Supercerâmico Ibérica Pop

Com a ajuda da Pointer, você encontra uma grande variedade de Supercerâmicos e cerâmicas para adotar a combinação proposta pela Pantone. É possível ver neste quarto a união perfeita entre o cinza na parede, o amarelo destacado na cadeira e o revestimento em marrom bem escuro, quase preto. Trata-se da reprodução de madeira Ibérica Pop.

Sala com revestimentos cerâmicos cinzas Cimento Branco no piso e Artesanal na parede. O toque de amarelo entra na luminária

É possível também apostar nas cores de 2021 para criar uma sala elegante e atrativa, que certamente conquistará muitos elogios. Nesse projeto, trabalhamos com os revestimentos cerâmicos Cimento Branco no piso e Artesanal na parede, ambos da linha Cimento, em tons de cinza. O amarelo bem vibrante  entrou na luminária de piso. Ainda, a cor poderia ser explorada nas almofadas. Lembre-se: o segredo é não ter medo de arriscar algo e escolher o que agrada aos seus olhos.

O relevo cinza Stars Cement no backsplash fazendo dupla com as cadeiras amarelas nessa cozinha. Entrou ainda uma terceira cor, o azul, no piso Monaco Blu

Também é possível trabalhar com as cores de 2021 combinando com estampas. O segredo é evitar o excesso de informações, conseguindo destacar com harmonia cada um dos elementos decorativos. Para isso, lembre-se de atuar com o cinza como elemento neutro e o amarelo em objetos ou móveis. Nesta cozinha, o revestimento cerâmico estampado Monaco Blu chama a atenção no piso. Entretanto, é possível ver como o relevo Stars Cement, da linha Decora Design, também atrai os olhares, com a sutileza do cinza do cimento. Por sua vez, o amarelo das cadeiras da sala de jantar não passa despercebido. Outra opção seria explorar a cor na fruteira, vaso ou até mesmo na toalha de mesa.

A mesa amarela traz alegria à sala, em harmonia com a representação de mármore Carrara Statuario no piso

Em ambientes amplos e com uma decoração sóbria e funcional, o cinza facilita conquistar a elegância desejada. Seguindo as cores de 2021, neste caso é indicado utilizar um elemento amarelo para promover um destaque alegre. Esse recurso permite também fazer uma diferenciação entre os espaços integrados. Na imagem acima, que conta com a reprodução de mármore Carrara Statuario, da linha Clássica, no piso, a mesa delimita as salas de estar e jantar. 

Combinação fácil

Com os exemplos acima fica fácil perceber que as cores de 2021 da Pantone permitem esbanjar criatividade em decorações positivas e alegres, tanto em ambientes mais sóbrios quanto nos mais ousados e joviais. Mas e se eu enjoar do amarelo? Fácil! Como o tom foi utilizado apenas em objetos ou móveis, basta substituí-los posteriormente, renovando facilmente a casa e gastando pouco.

Já o cinza forma a base neutra perfeita para diferentes gostos e estilos. A Pointer conta com vários revestimentos cerâmicos nessa cor. Acesse nosso site e conheça todos os nossos Supercerâmicos e cerâmicas. Certamente você encontrará um que combina com você. E continue em nosso blog para acompanhar dicas e novidades sobre o setor.