Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Arquitetura biomimética: o que é e como aplicar o conceito inspirado na natureza

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

A arquitetura biomimética é tendência! Nos últimos anos, cresceu a busca por maneiras de estar mais perto da natureza, o que favorece o bem-estar.

Nesse sentido, é possível se inspirar no meio ambiente para entender como tornar a casa mais confortável e sustentável, como você confere na sequência.

O que é arquitetura biomimética?

A arquitetura biomimética é uma corrente contemporânea que se inspira na natureza para criar projetos, sejam eles residenciais, comerciais ou espaços públicos.

Contudo, além de buscar reproduzir formas presentes no meio ambiente, há ainda a preocupação em usar suas características e aprendizados como inspiração para criar materiais e produtos. Portanto, acaba sendo uma corrente multidisciplinar.

O termo vem, inicialmente, da biomimética, que surgiu no fim do século XX. Ele aparece no livro Biomimicry – Innovation Inspired by nature (1997), em que a autora traz três exemplos da relação entre a inovação humana e a natureza. São eles:

  1. Natureza como medida, que usa como inspiração os aprendizados da natureza para fazer “correções” nas inovações humanas.
  2. Natureza como mentora, em que a biomimética olha para o meio ambiente e se inspira nele para suas criações.
  3. Natureza como modelo, em que o humano se inspira no meio ambiente para resolver problemas.

Principais vantagens

Mas por que levar a arquitetura biomimética para dentro de casa? Bom, isso pode trazer muitos benefícios, seja para quem vai usar os espaços ou para a preservação do meio ambiente.

Entenda os principais benefícios na sequência.

  • Materiais mais sustentáveis, que usem menos água e energia na sua produção, ou ainda que não deixem resíduos. Tal como o processo de fabricação das cerâmicas da Pointer;
  • Aumento do bem-estar, uma vez que a arquitetura biomimética pode aproximar as construções da natureza;
  • Ambientes mais iluminados, que usem a arquitetura biomimética para tirar o máximo proveito da luz natural;
  • Estruturas mais resistentes, inspirando-se no design de elementos naturais, como árvores.
  • Maior conforto térmico, aproveitando melhor características como a ventilação.

Dicas para levar a arquitetura biomimética para dentro de casa

arquitetura biomimética

Statuarietto, da linha Clássica, é piso marmorizado que ajuda a aproximar da natureza

Se você gostou desse conceito e quer entender como aplicar na sua casa, aqui vão algumas dicas práticas – e algumas nem envolvem obra!

Escolha produtos mais sustentáveis

Apostar em uma decoração natural é uma das maneiras de colocar em prática a arquitetura biomimética. Isso pode acontecer de diversas formas.

No geral, ao dar preferência a materiais naturais e mais sustentáveis, você já consegue obter as principais vantagens dessa corrente.

Entre os exemplos estão a preferência por têxteis naturais como algodão e linho. Além disso, você pode ficar de olho nas marcas e fabricantes que escolhe, para entender se eles estabelecem um processo mais sustentável.

Outra dica é preferir revestimentos que reproduzem materiais naturais, como cerâmicas marmorizadas ou amadeiradas.

Valorize a iluminação natural

A iluminação natural também traz várias vantagens para a construção. Em uma arquitetura biomimética, janelas bem posicionadas e grandes, além de outros recursos, ajudam a deixar os espaços mais claros.

Por sua vez, isso pode contribuir para a disposição dos moradores e, claro, para elevar o bem-estar.

Prefira fontes renováveis de energia

Apostar em painéis fotovoltaicos é uma das maneiras de aplicar a arquitetura biomimética em casa.

Eles captam a luz solar e transformam em energia elétrica, em um processo mais limpo e sustentável.

Use a arquitetura biomimética para proporcionar conforto térmico

Essa já é uma parte um pouco mais técnica de como aproveitar a arquitetura biomimética nas construções.

Consiste em pensar também na posição do terreno e do sol para criar o projeto. Um dos exemplos é a construção de paredes mais grossas e com propriedades térmicas onde bate mais sol. Assim, o interior do ambiente não ficará tão quente ao longo do dia.

Reaproveite a água

Existem sistemas mais sofisticados de reaproveitamento da água da chuva, por exemplo. Contudo, algumas soluções mais simples podem ser aplicadas no dia a dia com a ajuda da arquitetura biomimética.

Além da arquitetura biomimética, há ainda outros conceitos que ajudam a aumentar o bem-estar dentro de casa. Conheça o design biofílico e saiba como aplicar!