Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Wellbeing: bem-estar é tendência essencial para viver em 2022

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Wellbeing, traduzido para o português, significa bem-estar. Essa é uma das principais tendências de comportamento, decoração e arquitetura para 2022. Depois de um período difícil trazido pela pandemia, várias mudanças aconteceram na nossa sociedade.

Entre elas, a nossa capacidade de nos conectar com nossos valores e com o que é realmente necessário. Nossa casa se transformou em um santuário e a busca por uma vida com mais conforto, sentido e afeto é o norte que tem guiado muitas pessoas.

Essa é uma das conclusões do Trend Book da Portobello, grupo do qual a Pointer faz parte, em seu estudo de tendências para os próximos anos. Conheça todas as tendências clicando aqui. E, para entender mais sobre a tendência Wellbeing e incluí-la em sua casa, siga com a gente!

O que é a tendência Wellbeing?

Wellbeing é a busca pelo bem-estar e pela conexão com nossos valores mais profundos e com o que realmente importa para cada um de nós. Após meses afastados do toque humano e com um grande desenvolvimento da nossa resiliência durante a pandemia, estamos retornando à “normalidade”.

Mas o que é, exatamente, essa normalidade? Certamente algo diferente, já que tivemos tempo para rever nossos valores e prioridades. Saúde, bem-estar, conexão com a família e os amigos, calma, segurança, conforto, aconchego – todas essas palavras ganharam prioridade no nosso cotidiano.

bem-estar, wellbeing

Wellbeing é a busca pelo bem-estar na decoração, por exemplo, com revestimentos que recriam texturas aconchegantes, como essa parede com Jacquard Grey, da linha Zeppelin

As casas se transformaram. Ficaram mais verdes, aconchegantes e multifuncionais. O tempo ganhou um novo ritmo, adaptado ao que realmente importa. E o nosso lar precisou ficar mais adaptável às novas exigências (local de trabalho, de descanso e de estudo). 

Por isso, as ergonomias ficaram mais confortáveis, as memórias afetivas mais presentes na decoração e as personalidades dos moradores mais exacerbadas em cada detalhe.

Dentro da macrotendência Wellbeing, temos a tendência Flourishing, termo em inglês que significa algo como “florescer”. É, na verdade, o despertar da importância de priorizar a si mesmo – retirando das nossas vidas tudo aquilo que não faz bem e nem sentido. É, também, a necessidade básica do ser humano de se sentir confortável, calmo e tranquilo.

Outra tendência que integra a macrotendência Wellbeing é Hopefulness, termo em inglês que significa algo como “cheio de esperança”. É o olhar do lado positivo das coisas, um sentimento de esperança de que tudo voltará a ficar bem e seguro novamente.

Como incluir a tendência de bem-estar na minha casa?

Depois de entender melhor a tendência Wellbeing, você deve estar se perguntando, afinal, como traduzir todos esses sentimentos na decoração da casa? A resposta passa, principalmente, pela busca do conforto, sem deixar de lado a decoração afetiva e extremamente pessoal, transformando a sua casa em um refúgio e uma extensão de si mesmo.

1. Texturas

Incluir texturas é uma das maneiras de conseguir trazer esse conforto e sensação de acolhimento para os ambientes. E você pode fazer isso com revestimentos.

bem-estar, wellbeing

Relevos trazem sensação de movimento e ajudam a favorecer o conforto, como esse detalhe com Stellar Grey

Por exemplo, cerâmicas que recriam texturas têxteis, como o lançamento Tramma e Jacquard, da linha Zeppelin. As cerâmicas com relevos lineares também trazem essa sensação de conforto, como Stellar Line Grey

2. Memórias afetivas

Uma decoração afetiva brinca com nossas memórias e evoca sensações agradáveis de momentos que vivenciamos e de locais importantes em que estivemos. É justamente essa mistura de sentimentos que torna nosso lar tão especial.

bem-estar, wellbeing

As estampas dos revestimentos ajudam a resgatar memórias afetivas, tornando nossas casas mais aconchegantes, como essa parede com o lançamento Catavento Rosa

Nesse caso, há muitas possibilidades decorativas. Você pode valorizar itens de família, porta-retratos, souvenires de viagens e peças artesanais, por exemplo.

Em relação aos revestimentos, uma ideia interessante é apostar em estampas que lembrem lugares e sensações do seu passado. Por exemplo, a linha Catavento traz uma proposta mais lúdica, relembrando os cataventos com a estética da fibra natural, compondo ambientes modernos e aconchegantes.

3. Conexões profundas

Esse é o momento de nos conectar com os outros e com nós mesmos, principalmente, buscando aquilo que é mais importante. Por isso, as casas têm ganhado espaços diferenciados que favoreçam esse sentimento, como jardins (internos e externos), áreas de meditação e espaços destinados ao bem-estar e ao relaxamento.

Para os revestimentos, a dica é buscar estampas e cores que tragam essa conexão. Um exemplo interessante é a linha Sacra, inspirada nas formas da geometria sagrada, mais especificamente na flor da vida. O desenho simboliza a interconectividade da vida e de todos os seres.

bem-estar, wellbeing

Os desenhos da linha Sacra trazem a geometria sagrada da flor da vida, favorecendo conexões profundas com nós mesmos. Na imagem, parede com Sacra Beige

E, então, gostou de conhecer mais sobre a tendência Wellbeing? Pretende levar essas dicas para sua casa? Para receber mais inspirações bacanas como esta, siga a Pointer nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, Pinterest e YouTube.