Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Como é feita a cerâmica da Pointer

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

A cerâmica da Pointer tem como premissa o design democrático. Ou seja, levar até a casa das pessoas opções de revestimentos de acordo com as principais tendências do design, mas com custo acessível e com todas as características que os brasileiros e, especialmente, os nordestinos precisam.

São muitos os diferenciais que fazem com que a cerâmica da Pointer se destaque. A sustentabilidade e a tecnologia de ponta são duas premissas importantes. Assim como o empenho em ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos.

Mais do que pisos, a Pointer leva soluções para casas aconchegantes, modernas e brasileiras. Quer entender mais sobre nosso processo de produção? Embarque conosco!

Quem é a Pointer?

A Pointer é uma empresa do grupo Portobello, líder em revestimentos cerâmicos na América Latina e no Brasil. Ela nasceu em 2015 para ser uma marca com foco no custo-benefício e no design democrático, com projetos sustentáveis e com alta tecnologia.

Nordestina na sua essência, a fábrica da Pointer fica em Marechal Deodoro, em Alagoas, com capacidade produtiva de 20 milhões de metros quadrados de cerâmica por ano e gerando 300 empregos diretos e 900 indiretos.

Como é o processo produtivo da cerâmica da Pointer?

Para que a cerâmica da Pointer chegue até a sua obra ou reforma, são várias as etapas que precisam ser cumpridas. Que tal conhecê-las junto conosco?

Criação

Tudo tem início com o processo criativo. É nos laboratórios de design da Pointer que nossos especialistas se reúnem para pensar como levar opções democráticas, antenadas com as principais tendências de arquitetura do mundo, mas que, ao mesmo tempo, reflitam a brasilidade que faz parte da essência da marca.

cerâmica da pointer

O processo de produção da cerâmica da Pointer tem início nos laboratórios de design, que assimilam as principais tendências e traduzem para as necessidades regionais

Um dos diferenciais dos produtos que reproduzem mármore e madeira é em relação ao desenvolvimento de várias faces. Assim, as peças ganham um resultado bastante natural, refletindo as variações normais desses materiais encontrados na natureza.

Antenada ao mercado e às exigências dos consumidores, a Pointer realiza diversas parcerias com importantes nomes do design brasileiro. Além de pesquisas e clínicas de produtos com os arquitetos e equipes comerciais.

Tudo isso garante que nossas linhas irão refletir as necessidades dos consumidores e seguirem as tendências do design atual.

Fabricação

Após as peças serem desenvolvidas, elas começam a ganhar vida na fábrica da Pointer.

Algumas etapas acontecem nesse momento, como:

  • 1) Moagem e prensa: argila e minerais são misturados e, depois, a massa é prensada, ganhando o formato da peça que será produzida;
  • 2) Secador: depois de sair da prensa, as peças são colocadas no secador por 40 minutos;
  • 3) Engobe: na sequência, as peças são colocadas na esteira para engobe, que serve para nivelar a superfície da peça. Então, passam pelos moinhos de esmalte e pela frita, que dá origem ao engobe e ao esmalte;
  • 4) Impressão digital: a impressora Inkjet é a responsável por decorar as superfícies das peças. A tecnologia de ponta garante o design diferenciado da cerâmica da Pointer;
  • 5) Esmaltação: após esse processo, a peça passa pela esmaltação, com vapor d’água, engobe, esmalte e lixamento das laterais;
  • 6) Queima: a partir de então, a peça com a impressão segue para os grandes fornos da fábrica da Pointer, com mais de 200 metros de comprimento, para que as cerâmicas ganhem resistência;
  • 7) Retíficação: essa etapa é importante para as cerâmicas retificadas, garantindo as bordas retas;
  • 8) polimento: as peças que possuem brilho passam pelo polimento como etapa final, criando um lindo efeito espelhado.

Após todas essas etapas, a cerâmica passa pelo controle de qualidade, com sistema Qualitron. A inspeção é feita peça a peça e é capaz de detectar defeitos imperceptíveis a olho nu.

cerâmica da pointer

Os grandes fornos movidos à gás natural são diferenciais da Pointer, ajudando a trazer mais resistência à cerâmica com menor impacto ambiental

Via seca

Um dos diferenciais mais interessantes do processo produtivo da cerâmica da Pointer é a via seca.

Esse método produtivo recebe a nomenclatura porque elimina a necessidade de água durante a moagem. A água é usada apenas na esmaltação e polimento, o que gera uma economia significativa.

Quais os diferenciais da Pointer?

A cerâmica da Pointer é diferenciada em diversos pontos. Vamos entender em detalhes essas características únicas?

Sustentabilidade

A sustentabilidade é uma premissa básica da Pointer. A marca não usa esse termo apenas como mote para propaganda. Ao contrário, a sustentabilidade faz parte do modo de ser da empresa.

Por isso, é pioneira no uso da via seca, reduzindo drasticamente o consumo de água na sua produção. Quando falamos em sustentabilidade, muitas pessoas pensam apenas no aproveitar, recuperar e reciclar. Mas na Pointer essa prática se estende a diversos pontos.

Por exemplo, na recuperação das jazidas de argila após a exploração. A área é devolvida à sua vocação original, ou seja, pode ser reflorestada, transformada em pasto, plantação ou piscicultura.

Durante o processo produtivo, outra preocupação é com os fornos. Todos os nossos usam apenas gás natural, que é considerado uma energia limpa. Além disso, a fábrica da Pointer conta com um jardim de 80 m² de placas fotovoltaicas, produzindo energia a partir da luz solar para abastecer nossa fábrica.

Outro destaque é o nosso programa de gestão de resíduos. Durante a fabricação da cerâmica é normal surgirem cacos. Todo esse material é reciclado pela Pointer, tanto interna como externamente. Assim, ou os cacos são reaproveitados para a fabricação da cerâmica ou são destinados para a reciclagem.

cerâmica da pointer

O Sistema Qualitron assegura a qualidade das peças, o que traz ainda mais durabilidade para sua obra

Inovação

Para conseguir produzir cerâmicas de qualidade e que sejam sustentáveis, a Pointer investe em inovação. Por isso, nossa fábrica conta com tecnologia de ponta.

Por exemplo, com a prensa para a produção de grandes formatos (pioneirismo da Pointer) e a Ink Jet, uma impressora de alta definição que faz a decoração na superfície das cerâmicas.

O Sistema Qualitron também é uma inovação que assegura a qualidade das peças, pois consegue detectar até mesmo defeitos imperceptíveis a olho nu.

Também temos que destacar a polidora, um maquinário capaz de oferecer o efeito espelhado às cerâmicas que, até então, apenas era possível nos porcelanatos.

Design democrático

Por muito tempo, produtos com design diferenciado eram restritos a pessoas com maior renda. Mas, com o tempo, essa mentalidade está mudando e é possível ter acesso a produtos com muito mais beleza e estilo, com qualidade e preço justo.

É justamente com o design democrático que a Pointer trabalha. Mais do que produzir cerâmicas para pisos e paredes, buscamos levar qualidade de vida para as pessoas, ajudando a construir sonhos.

Por isso, nossos produtos têm excelente custo-benefício, com design acessível e muita qualidade.

cerâmica da pointer

Vários detalhes se somam para tornar a cerâmica da Pointer única, agregando qualidade, custo-benefício e sustentabilidade em uma só peça

Brasilidade

A brasilidade faz parte do DNA da Pointer. Assim como a cultura do norte e nordeste do nosso país.

Por isso, nossas equipes de criação estudam as principais tendências de design mundial, mas buscam aplicá-las à realidade nacional e regional.

Nossos produtos traduzem a essência do jeito de ser do brasileiro, retratando a cultura e os costumes do povo nortista e nordestino, celebrando nossas raízes e características.

Um pouquinho sobre o Supercerâmico

O Supercerâmico é uma inovação da Pointer. Essa é uma categoria de revestimento que se posiciona entre a cerâmica e o porcelanato. Assim, é um produto com características que o diferenciam da cerâmica e o aproximam dos porcelanatos.

Essa é uma cerâmica que pode ser apresentada em grandes formatos, com superfície polida com brilho cristal, borda retificada e mais resistência.

O produto é tão inovador que precisou até de uma nova categoria entre os revestimentos. Por isso, é a opção perfeita para quem deseja praticidade, qualidade e beleza em seus projetos.

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu como a cerâmica da Pointer é produzida. Entendeu que nossas equipes de design buscam se inspirar nas principais tendências mundiais da arquitetura, adaptando-as para a realidade e a cultura brasileira, com forte inspiração nas raízes nortistas e nordestinas.

Também entendeu os diferenciais importantes que a cerâmica da Pointer apresenta, especialmente a sustentabilidade, com a produção sendo feita pela via seca, e a inovação, com a criação de um novo produto, o Supercerâmico.

Agora que você já sabe tudo sobre a cerâmica da Pointer, que tal levar nossas linhas para a sua obra ou reforma? Confira onde você encontra nossos produtos pertinho da sua casa!