Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Saiba como instalar um sistema de aquecimento solar

Dicas técnicas
Autor: Pointer - Data:

 

on a house solar panels for alternative solar energy can be used. solar power plant for residential use

Economia e sustentabilidade — quem opta pela instalação de um sistema de aquecimento solar garante vantagens para o próprio bolso e também para o planeta onde vivemos.

Considerando que o Brasil é um país tropical, que conta com uma média significativa de dias ensolarados ao ano, é realmente surpreendente que esse recurso disponível para todos não seja ainda mais utilizado.

Isso acontece porque muitos pensam que a obtenção e manutenção de um sistema de aquecimento solar exige procedimentos complexos, o que é um mito. A utilização de energia sustentável é muito mais fácil do que parece, e é possível fazer a instalação por conta própria, sem nem mesmo precisar da ajuda de um profissional.

Quer saber como? Vamos explicar neste post como realizar essa instalação de forma simples e prática. Aprenda e veja como é possível aliviar o bolso e contribuir para a preservação do planeta!

1. Adquira os materiais necessários

Existem várias possibilidades para instalar aquecimento solar em uma residência. O consumidor pode tanto adquirir um kit quanto fazer um sistema a partir de materiais recicláveis como garrafas PET, caixas de leite longa vida e tubos em PVC, entre outros.

Existem tutoriais na internet que mostram soluções criativas e ensinam como proceder em cada uma dessas opções. Portanto, o que importa é analisar as alternativas e escolher a mais viável, de acordo com o orçamento disponível e com a sua prática em realizar esse tipo de trabalho.

89443-saiba-como-instalar-um-sistema-de-aquecimento-solar

2. Defina que necessidades pretende atender com o aquecimento solar

O seu sistema pode atender a necessidades diferentes. Algumas pessoas optam por ter água quente em todas as torneiras da casa. Porém, considerando que os chuveiros estão entre os grandes vilões do consumo de energia, é interessante que eles tenham prioridade nesse processo, tornando o seu banheiro mais sustentável.

Essa definição é importante porque é ela que estabelece a capacidade ideal do tipo e tamanho do reservatório. Um boiler para atender aos banhos de uma família completa precisa ser maior que aquele utilizado apenas para as torneiras, por exemplo.

No entanto, vale a pena pensar na opção mais vantajosa e que gera uma economia maior. Dessa forma, a instalação terá um custo-benefício mais interessante.

3. Escolha o local da instalação

Para aproveitar ao máximo a luz solar direta, especialmente no período do inverno, os coletores de luz solar devem ficar na parte de fora do telhado e voltados ao máximo para o lado Norte.

Para determinar o local exato da instalação dos coletores, uma bússola pode ser um instrumento muito útil. Também é possível saber qual é o lado Norte pelo posicionamento do corpo.

Se uma pessoa virar seu ombro direito para o lado em que o Sol nasce (Leste), o Norte estará localizado à sua frente.

Dependendo do kit ou sistema escolhido, também é importante respeitar a inclinação e a altura e nível recomendados no manual de instruções.

89442-saiba-como-instalar-um-sistema-de-aquecimento-solar

4. Siga os passos para a instalação

Atualmente, existem muitas iniciativas para incentivar a utilização de energia sustentável e o desenvolvimento de projetos experimentais que visam a preservação dos recursos naturais.

Por isso, não é difícil encontrar, mesmo na internet, opções viáveis e bem explicadas de instalação desses sistemas.

Para garantir o bom funcionamento, é importante seguir o passo a passo de acordo com as instruções oferecidas. Siga também os procedimentos indicados para a manutenção do sistema e equipamentos.

5. Desfrute dos benefícios da energia sustentável

Os primeiros benefícios que você vai perceber ao utilizar o aquecimento solar têm a ver com o seu próprio bolso. É nítida a redução na fatura de energia elétrica, especialmente para quem optou por instalar um sistema que aquece a água dos chuveiros.

Além disso, a realização de um projeto sustentável e eficiente contribui para a preservação do meio ambiente e utiliza os recursos naturais de maneira inteligente. Assim, temos a possibilidade de produzir energia limpa e escapar das variações de preço tão frequentes no mercado de energia.

Gostou da ideia de economizar utilizando aquecimento solar? Ao pagar menos na conta de energia, aquela reforma tão sonhada pode ficar mais fácil, não é mesmo? Continue aqui no blog e descubra como fazer o planejamento financeiro da sua obra e deixe sua casa perfeita com um orçamento justo! Confira!