Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

A importância da área de descanso em casa no contexto do home office

Não categorizado
Autor: Pointer - Data:

Antes da pandemia da Covid-19, a casa era quase que exclusivamente área de descanso. Aquele lugar para relaxar após o trabalho, curtir um fim de semana de folga, receber amigos e familiares para socializar.

Mas essa ideia mudou com a adoção das medidas de distanciamento social. Segundo dados da FIA – Fundação Instituto de Administração, 46% das empresas brasileiras aderiram ao home office.

Isso fez com que as atividades domésticas precisassem dividir espaço com o trabalho. Em muitas pessoas, essa mudança gerou a sensação de “morar no escritório”, pois ficou difícil estabelecer limites entre trabalhar e o descansar.

Nesse contexto, tornou-se ainda mais importante a criação de espaços destinados ao relaxamento, como uma área de descanso. Entenda mais a seguir.

Delimitar espaço do home office ajuda no bem-estar

Depois de entender que o home office funciona bem, muitas empresas aderiram ao trabalho remoto ou híbrido de forma permanente. Sendo assim, quem ainda não adaptou a casa para o home office precisa começar a olhar com carinho para essa questão. O ideal é ter um local calmo e reservado para o horário de trabalho.

Não precisa necessariamente ser um cômodo que sirva de escritório. Você pode separar um cantinho no quarto, na varanda ou em outro local da casa. O importante é que ele fique, de algum modo, destacado das áreas de descanso.

Na hora de escolher o local do home office, é importante considerar alguns pontos como:

  • Proximidade de tomada no seu cantinho de home office;
  • Ser um local sossegado, fora do convívio coletivo;
  • Adaptar ou investir em móveis adequados;
  • Qualidade da internet no local escolhido;
  • Boa iluminação, de preferência natural.

Criar uma área de descanso pode ser a chave para a harmonia

O equilíbrio é tudo quando falamos de home office. Por isso, é importante garantir que você tenha ao menos uma área de descanso para relaxar, desligar do trabalho e se sentir “em casa” novamente. Aqui vão algumas ideias:

Quarto preservado como área de descanso

Se tem uma área de descanso que não pode ser afetada pelo home office é o quarto. Afinal, você precisa garantir uma boa noite de sono para ter qualidade de vida. A decoração pode contribuir para criar o clima de relaxamento. Nossa sugestão são revestimentos com cores que dão sensação de calma, como Heritage Beige, da linha Clássica, e Jacquard Beige, da linha Zeppelin.

área de descanso

Tons leves do piso Heritage Beige, da linha Classica, e do revestimento de parede Jacquard Beige, da linha Zeppelin, aumentam aconchego

Uma cama confortável e um local escuro e tranquilo também são fundamentais para a higiene do sono. E ainda que você tenha um home office no quarto, é importante não criar o hábito de trabalhar na cama para não confundir os espaços.

Cantinho do café para relaxar a qualquer hora

No escritório você fazia uma pausa do café, não é mesmo? Essa é uma boa estratégia para recuperar o fôlego no meio do expediente. E que podemos manter em casa. Com uma mesinha e uma cafeteira em local estratégico, você já consegue uma boa área de descanso.

Melhor ainda se tiver um sofá ou poltrona para se sentar e apreciar sua bebida. O revestimento do piso ou parede, como Zebra Cinza, da linha Clássica, pode dar um charme a mais para esse cantinho especial.

área de descanso

Espaço do café ganha mais elegância com piso e revestimento de parede Zebra Cinza, da linha Classica, que reproduz mármore

Banheiro também pode ser área de descanso

Tomar um bom banho depois de um dia de home office pode ser bastante relaxante. Se você tiver o privilégio de uma banheira, não deixe de usar! Aromas, cremes e velas contribuem para o relaxamento. 

Para tornar seu banheiro um espaço acolhedor, aposte em móveis em madeira e cores claras. Um exemplo são os revestimentos em tons de cinza, como C-motion Grey e Zebra Grafite, da linha Clássica.

área de descanso

Com banheira, área de descanso ganha toque especial. No ambiente, o piso C-motion Grey complementa o revestimento de parede Zebra Grafite, da linha Classica

Agora que você já sabe da importância da área de descanso para relaxar em casa, que tal conferir nossas dicas para montar o seu cantinho? O cuidado pode ajudar a manter a saúde mental e o bem-estar no home office. Confira!